Bairro do Caranazal homenageia seu Padroeiro

São Francisco

Neste sábado, dia 24/09, os comunitários do bairro Caranazal, no município de Santarém, festejam seu padroeiro, São Francisco de Assis.

Às 19h acontece a trasladação da imagem para a igreja Santa Clara, com celebração Eucarística na chegada. No domingo, dia 25, o Círio, às 06h até a igreja de São Francisco. A programação aborda o tema central: São Francisco de Assis, missionário, ajuda-nos a preservar a vida no planeta.

Como parte da programação social, às 20h30min do dia 25 acontece o show cultural com a Banda Paz na Terra. A festa vai prosseguir até o dia 04 de outubro, dia do Santo da ecologia. 

NOTÍCIAS DA MISSÃO DIOCESANA

Escolas bíblias são criadas nas comunidades

A Missão Diocesana de Evangelização está a todo vapor. Durante esse mês, os missionários fazem visitas às famílias. Ao mesmo tempo, estão acontecendo encontros de formação para animadores de escolas bíblicas nas comunidades da zona rural e da zona urbana dos municípios que abrangem a Diocese. Em várias comunidades e paróquias, as escolas bíblicas já estão funcionando desde o início do mês.

Santa Clara inicia visitas missionárias

A comunidade Santa Clara da paróquia São Francisco de Assis, no Caranazal já realizou a preparação dos missionários e monitores de escolas bíblicas. As visitas iniciam nesta segunda dia 26 e prosseguem até  sábado dia 1º de outubro. Cada equipe de missionários visita de acordo com os dias e horários de suas reuniões de costume. E no dia 6 de outubro haverá o planejamento da metodologia de funcionamento da escola bíblica. Já no dia 13, a escola bíblica vai iniciar às 19h30, na igreja de Santa Clara. Em princípio será toda quinta-feira. De acordo com a realidade poderá alterar e inclusive aumentar o número de escolas

Almeirim no embalo da Missão

gora as notícias vêm da região 11 de Pastoral, mais precisamente da cidade de Almeirim na divisa com o Estado do Amapá.  Lá os missionários já receberam a preparação: os primeiros foram os missionários do interior de Almeirim, e no último sábado dia 17 foi a vez dos que irão visitar as famílias da cidade. As visitas vão acontecer no mês de outubro.

Mande seu calendário para a Pascom

E se a sua comunidade já definiu as datas de visitas às famílias e de funcionamento das escolas bíblicas, mande para a Pastoral da Comunicação ou ligue para o número 3522-1175 ou ainda mande por e-mail: pascomsantarem@gmail.com, que nós vamos divulgar aqui em nosso programa.

Orientadores de Crisma reúnem do Seminário

Neste domingo, dia 25,/09 acontece mais um encontro dos orientadores de Crisma, Seminário São Pio Décimo. O encontro inicia às 08h e conta com a participação do bispo diocesano, Dom Esmeraldo. É muito importante a presença de todos os orientadores, pois o encontro visa fortalecer o trabalho catequético nas comunidades.

Comunitários recebem capacitação do Guia do Lider

Desde  a última quinta-feira, dia 22, está acontecendo na comunidade Mentai – rio Arapiuns, o curso de capacitação do Guia do Líder da Pastoral da Criança. O evento que encerra neste domingo, dia 25 é destinado às lideranças da Pastoral nas comunidades do Alto Arapiuns. A assessoria é de irmã Manuelina Marques e de Raimunda Dias. Depois da formação, os líderes irão desenvolver suas ações em suas comunidades  

N. Sra. do Rosário recebe homenagem no Santarenzinho

Com o tema: “Maria do Rosário, encoraja-nos na missão a serviço da vida no planeta”, os comunitários do bairro do Santarenzinho celebram a festa de sua padroeira, N. Sra. do Rosário. A peregrinação da imagem inicia neste domingo,25/09, às 19h, com visita às famílias da comunidade até o dia 30. No sábado dia 1º acontece a trasladação da igreja do Rosário para a comunidade São José, às 19h. No dia 02 de outubro, o Círio, às 07h30min, com a santa missa na chegada. A programação vai até o dia 09.    

Mini-área do Aritapera festeja Santa Terezinha do Menino Jesus

Com o tema: “Vai missionário do Senhor, como Santa Terezinha exercer tua missão”, os comunitários do Aritapera homenageiam sua padroeira. A programação acontece de 28 deste mês a 02 de outubro, com alvorada festiva, transladação, círio, missa e a participação de outras comunidades.

Comunitários de Frei Rainério festejam a Bíblia

Todos os anos, durante o mês de setembro, a comunidade Frei Rainério, no bairro do Urumari festeja a Bíblia Sagrada. As celebrações acontecem aos sábados e contam com a participação de outras comunidades. Este ano a festa destaca o tema: “Bíblia Sagrada e Missão: Um Encontro com Deus vivo”. Neste sábado, 24/09, encerramento a festa, a celebração conta a com a participação das CEBs da comunidade e da escola João Batista Miléo< ás 19h30. Logo após show cultural com o cantor Júlio Tapará – Trio Para Amar.

Pérola do Maicá celebra São Miguel Arcanjo

Neste domingo a comunidade Pérola do Maicá – área B da Região de Pastoral Dois realiza o Círio em homenagem a seu padroeiro, São Miguel Arcanjo. A caminhada inicia às 07h30, seguida de celebração Eucarística. Durante toda a semana acontecem eventos sociais. A festa prossegue até domingo dia 02 de outubro.

Passeio ecológico em defesa do igarapé do Mararu

No próximo domingo dia 02 de outubro as comunidades da Área B promovem o 1º passeio à beira do igarapé o Mararu. O objetivo é mostrar a necessidade de preservação deste manancial para o equilíbrio do meio ambiente local. O igarapé, ao longo dos anos, vem sofrendo com a poluição e assoreamento de suas margens, e a sua vegetação já vem dando sinais de falência. As comunidades se organizaram e estão tomando as primeiras atitudes de preservação do igarapé.  

Monte Alegre inicia festa de São Francisco de Assis.

Desde às primeiras de hoje, 24/09,  a cidade de Monte Alegre homenageia seu padroeiro, São Francisco de Assis.  Às Três Horas da madrugada aconteceu a trasladação da imagem de São Francisco da matriz para a comunidade Surubejú. Na chegada celebração da santa missa. Às 18h acontece o Círio Fluvial, com chegada no Terminal Hidroviário. Em seguida tem início o Círio terrestre até a Matriz de São Francisco, local de realização da celebração oficial de abertura da festa. Este ano as reflexões litúrgicas serão inspiradas no tema: “Francisco portador do Evangelho, “Patrimônio Cultural e Imaterial do povo amazônida”. As celebrações nos dias 03 e 04 de outubro serão presididas pelo bispo diocesano, Dom Esmeraldo. A festa irá prosseguir até o dia 05 de outubro.

Franciscano será ordenado presbítero

No dia 30/09, o diácono franciscano John of God Machado Araújo será ordenado presbítero, no Centrão – da paróquia Santo Antonio de Lisboa, em Belém/PA.  Sua ordenação será pela imposição das mãos de Dom Martinho Lammers, bispo emérito da prelazia de Óbidos. A primeira missa de Frei John será no dia 1º de outubro, na igreja de Santo Antonio, no bairro Batista Campos em Belém.

GINCANA BÍBLICA NO SANTARENZINHO

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário – na grande área do Santarenzinho irá realizar  uma Gincana Bíblica, tendo como referência o livro do Êxodo e tema: “Travessia – passo a passo, o caminho se faz”. Será no dia 1º de outubro, no centro de Formação do Santarenzinho, das 14h30 às 18h. cada uma das 10 comunidades participantes terá um cor de identificação para ajudar no desenvolvimento das tarefas. A Gincana Bíblica tem o objetivo incentivar a leitura e a vivência da Palavra de Deus.

Igarapeaçu prepara homenagem à N. Sra. do Perpétuo Socorro

A comunidade Igarapeaçu da Ponta Negra prepara os últimos detalhes da festa de sua padroeira, N. Sra. do perpétuo Socorro. As homenagens vão acontecer de 02 a 09 de outubro e terão como reflexão central o tema: “Maria nos ensina a sermos missionários do Teu Filho Jesus”.  Nos próximos programas mais detalhes da programação.

Fonte: Rg 15/O Impacto e Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *