Sede da Prefeitura foi transferida para Alter do Chão

Corte de Cabelo no Projeto Nossa Gente Em Alter Foto Ronaldo Ferreira

Centenas de pessoas usufruíram no último sábado (24), de serviços gratuitos oferecidos pela prefeitura de Santarém e por instituições parceiras. Através do Projeto Nossa Gente, organizado pela Coordenadoria de Ação Social (CAS), moradores de Alter do Chão e comunidades vizinhas, receberam orientações jurídicas e sobre programas desenvolvidos pelos governos municipal e federal; cortaram cabelo; tiraram fotografias; receberam documentos como passe-livre de estudantes, idosos e cartão SUS; foram atendidos com serviços de saúde, oftálmicos e odontológicos, entre outros.

Expedição de documentos

Os serviços foram oferecidos no Centro de Saúde 24 Horas e na Escola Antonio Pedroso. “A cada projeto, a sede do governo municipal é transferida para um bairro ou comunidade, e desta vez, foi Alter do Chão. Todos os secretários e coordenadores de governo acompanham a mim e ao vice-prefeito nesta ação, que só encerra quando a última pessoa que vem procurar os serviços é atendida. Ficamos muito mais próximos dos cidadãos (ãs). Ouvimos suas demandas e o diálogo é muito mais democrático. Através do Projeto Nossa Gente, ganhamos todos:  governo e comunidade”, afirmou Maria do Carmo, prefeita de Santarém.

A abertura do projeto ocorreu na sexta-feira (23) à noite. A comunidade de Alter do Chão recepcionou a comitiva da prefeitura com apresentações mirins dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. No encerramento do projeto, uma grande e produtiva reunião foi realizada entre governo (prefeita, vice e secretários) e lideranças de Alter do Chão e comunidades do entorno.

Ivete Bastos, Laura Pinto e Prefeita Maria no IX Festival do Abacaxi Foto Ronaldo Ferreira

Festivais – No domingo (25/09), a prefeita Maria do Carmo prestigiou o IX Festival do Abacaxi, na comunidade de Terra de Areia, que foi marcado por homenagens aos colaboradores do evento, como Laura Pinto (Assessora Comunitária da prefeitura de Santarém) e pelo lançamento, pelos Correios, do Selo do Festival. Já na comunidade de Estrada Nova, foi realizado o Festival da Galinha Caipira, cujo evento também contou com a presença da gestora de Santarém.

GOVERNO FAZ MANUTENÇÃO DA ELINALDO BARBOSA E AFONSO PENA

Nesta segunda-feira, 26 de setembro, a secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), da prefeitura de Santarém, iniciou a manutenção asfáltica das ruas Gonçalves Dias, bairro Uruará e Afonso Pena, bairro Santíssimo. Os trabalhos são executados através da limpeza na lateral das vias e regularização do asfalto, procedimentos que antecedem a operação tapa-buracos.

O serviço será semelhante ao realizado mês passado na Avenida Dom Frederico Costa. A obra deve proporcionar mais conforto aos usuários do trânsito de Santarém e também aos moradores do local.

Fora da área urbana, a SEMINF atua na recuperação da estrada que dá acesso à comunidade Ponte Alta, no eixo-forte. O serviço faz parte de um cronograma de trabalho onde diversas localidades do planalto santareno já foram beneficiadas.

A recuperação possibilitará facilidade de acesso e proporcionará mais qualidade de vida aos comunitários da região.

Terraplenagem – Equipes de terraplenagem da prefeitura fazem reparos na Rua C, bairro Elcione Barbalho e também em ramais de acesso à comunidade Terra de Areia, região do planalto. Na Rua Salvação (bairro Maracanã) e na Edivaldo Leite (bairro Santo André), também estão sendo executados serviços de terraplenagem. As duas vias serão asfaltadas pela SEMINF.

Limpeza – As canaletas da Avenida Magalhães Barata, entre as ruas Irurá e Paulo Maranhão, estão sendo limpas por homens da SEMINF. A manutenção, realizada periodicamente, é necessária para prevenir entupimento de bueiros e demais conjuntos do sistema de drenagem. Outra frente de trabalho atua em diversos quarteirões compreendidos entre a Travessa Padre João e Barjonas de Miranda, e nas Avenidas Rui Barbosa e Tapajós. A limpeza da área é conduzida pela empresa Clean.

Caixas de esgoto – A equipe de obras da SEMINF recupera caixas de esgoto danificadas. O trabalho é executado na Rua Quixadá, bairro Esperança e na Avenida Dom Frederico Costa, grande área da Prainha.

JOGOS ESCOLARES – A Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da prefeitura de Santarém, divulgou o resultado final dos Jogos Escolares, na Categoria Infanto-Juvenil: Em 1º lugar ficou a E.E.E.F.M Almirante Soares Dutra, com 101 pontos; em 2º lugar a E.E.E.F.M José de Alencar, com 87 pontos; e em 3º lugar a E.E.E.F.M Pedro Álvares Cabral, com 65 pontos. Amanhã, 27 de setembro, às 17 horas no Campo do Parque da Cidade, será feita a abertura oficial da Categorial Juvenil dos Jogos Escolares.

MESA REDONDA – Às 19h de amanhã (27/09), no Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), será realizada uma Mesa Redonda sobre “Os desafios sócio-econômicos e ambientais do turismo de Santarém, frente ao advento da criação do estado do Tapajós”. A iniciativa do debate partiu dos acadêmicos de Turismo do IESPES e da secretaria municipal de Turismo (SEMTUR). Pela programação, está definida que a 1ª palestra será de responsabilidade do IFPA, sobre o tema “O turismo como gerador de oportunidades”. A 2ª palestra será sobre “A nova conjuntura  estadual  e as  perspectivas para o turismo de Santarém”, pela SEMTUR; e a 3ª palestra, de responsabilidade do Instituto do Tapajós, será sobre “Os desafios sócio-econômicos e ambientais – O Turismo no novo Estado”.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *