Café Filosófico reúne artistas santarenos na UFOPA

O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, em Santarém (PA), o 1º Café Filosófico Comunidade, que tem por objetivo realizar “um saboroso diálogo com a sabedoria local”, a partir da valorização de artistas e lideranças locais e da integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade santarena. Coordenado pelo Prof. Andrei Santos de Morais (CFI), o evento integra as atividades do Programa de Educação Tutorial Conexões (PET) do CFI, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Com uma programação diversificada, o evento contará com várias apresentações culturais, como declamação de poesias, exibição de filmes, peças teatrais, exposições fotográficas, além de apresentações musicais de artistas santarenos, como João Otaviano, Chico Malta e Nato Aguiar. A programação cultural contará também com a participação da Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca, do grupo musical “Roda de Curimbó” e dos corais da FIT e da UEPA. “A nossa expectativa é apresentar a cultura de Santarém para os santarenos e abrir um espaço para a cultura local”, explica o coordenador do evento, Andrei Morais.

Aberto ao público, o evento começa às 8 horas, no Auditório do CFI, situado no Campus Tapajós, bairro do Salé, com a apresentação musical do artista Sebastião Imbiriba (Sabá) e das atividades do Programa de Educação Tutorial Conexões (PET) do CFI. Às 18 horas, será realizado o debate do 1º Café Filosófico Comunidade, com a participação de Laurimar Leal (diretor do Museu João Fona), Francisco Malta (músico regional), Bob Barbosa (produtor audiovisual do Projeto Saúde e Alegria), Boanerges Sena (diretor do ICBS), Nato Aguiar (músico e professor da UEPA), Jackson Rego (músico e professor da UFOPA), Ednaldo Rodrigues (presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém), Jerson Ferreira Bcel (agente de saúde da comunidade Tiningu), Everaldo Portela (professor da UFOPA), Antônio Mucura (líder sindical, indígena e contador de estórias), cacique Manuel (comunidade Ipaupixuna), Luziano Pinto Silva (líder da comunidade Murumuru), Gerson Ferreira (líder da comunidade Tiningu), João Tristan (professor da UFOPA). O encontro será mediado pelo Prof. Andrei Morais, do CFI.

Outra atividade é o Café Paralelo, que se destina à produção, exposição e comercialização de artesanato regional. “A nossa ideia não é apenas expor e comercializar o artesanato santareno, mas também mostrar como ele é feito. Por isso, os artistas produzirão as peças na hora, como as artesãs de Aritapera e os pintores Moisés Vasconcelos e Márcio Denzecourt”, afirma Andrei Morais. A programação contará também com torneio de xadrez, promovido pelo Clube Muiraquitã de Xadrez, além da venda de comidas típicas pelos discentes da UFOPA.

O 1º Café Filosófico Comunidade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, Casa Brasil, Espaço Alter do Chão, Hotel Belo Alter e Padrão Fardamentos. Os interessados em obter certificado de participação devem se inscrever, a partir desta quinta-feira, dia 29, na entrada do prédio do CFI. As inscrições custam R$ 10,00 e os 150 primeiros inscritos receberão uma camisa oficial do evento. Mais informações no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br.

1º Café Filosófico Comunidade – 30 de setembro de 2011

8h: Apresentação musical de Sebastião Imbiriba (Sabá).

8h30-9h: Apresentação do PET – Conexões Comunidade.

8h55min: Declamação do poema “Santarém amor eterno”, de Derso Lobato.

9h: Exibição do filme: “Mudanças climáticas na Amazônia do Joalace”, direção de Bob Barbosa, Projeto Saúde e Alegria.

10h: Declamação do poema “As praças de Santarém”, de Hildiley Santos.

10h5min: Exibição do filme: “Laurimar e outras lendas” (2009), direção de Bob Barbosa, Chico Caprario e Miguel Angelo, Projeto Saúde e Alegria.

10h20min: Declamação do poema “Uirapuru”, de Zaquel da Cunha Carvalho.

10h25min: Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca.

11h50min: Declamação do poema “Tão particular”, de Edivaldo Bernardo.

11h55min: Apresentação musical de João Otaviano.

12h30: Apresentação musical de Chico Malta.

13h: Apresentação do grupo teatral “Danças e andanças”, de Alter do Chão.

14h: Apresentação do grupo musical “Roda de Curimbó”.

14h50min: Declamação do poema “O grito da mata”, de Zaquel da Cunha Carvalho.

15h: Apresentação musical de Nato Aguiar.

15h50min: Declamação do poema “O nortista desinibido”, de Mário Lemos.

16h: Apresentação do grupo teatral Planeta Arte, peça “Dona Baratinha”.

16h35min: Declamação do poema “Caminho das estrelas”, de Derso Lobato.

16h40min: Exibição do filme: “Fordlândia” (2008), direção de Marinho Andrade.

17h30min: Declamação do poema “A força de um rio gigante”, de Mário Lemos.

18h-20h: I Café Filosófico Comunidade

Laurimar Leal (diretor do Museu João Fona), Francisco Malta (músico regional), Bob Barbosa (produtor audiovisual do Projeto Saúde e Alegria), Boanerges Sena (diretor do ICBS), Nato Aguiar (músico e professor da UEPA), Jackson Rego (músico e professor da UFOPA), Ednaldo Rodrigues (presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém), Jerson Ferreira Bcel (agente de saúde da comunidade Tiningu), Everaldo Portela (professor da UFOPA), Antônio Mucura (líder sindical, indígena e contador de estórias), cacique Manuel (comunidade Ipaupixuna), Luziano Pinto Silva (líder da comunidade Murumuru), Gerson Ferreira (líder da comunidade Tiningu), João Tristan (professor da UFOPA).

Mediador: Prof. Coord. Andrei Morais (UFOPA)

21h: Corais da FIT e da UEPA.

Nos telões do auditório, teremos as exposições fotográficas “Sujeitos” e “Às margens da vida tapajônica”, de Claudia Seixas.

Café Paralelo (estacionamento da Reitoria)

8h-18h: Fazer arte, exposição e venda de artesanato regional.

8h-18h: Venda de culinária regional por discentes da UFOPA.

8h-18h: Fazer arte, exposição e venda de quadros dos artistas Moisés Bentes de

Vasconcelos e Márcio Denzencourt.

8h-18h: Fazer arte, exposição e venda das cuias de Aritapera.

8h-18h: Torneio de xadrez promovido pelo Clube Muiraquitã de Xadrez.
Fonte: Ascom/UFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *