Antecedentes criminais na internet a partir de outubro

No portal já foram inseridas 300 mil fichas criminais

A Polícia Civil implantará no mês de outubro o serviço de emissão de antecedentes criminais pela internet. A implantação do novo serviço foi possível graças à informatização do banco de dados da corporação, uma das metas do Sistema de Segurança Pública do Estado para melhoria dos serviços prestados à sociedade. Com a emissão online, por meio do portal da Polícia Civil do Pará, qualquer cidadão poderá obter o Atestado de Antecedentes Criminais sem pagar nada. O documento é emitido pela Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (Didem).

No próprio portal da Polícia Civil, o usuário preencherá um formulário de solicitação do documento. Após clicar em enviar o pedido, em poucos instantes, ele receberá o documento pronto para impressão. Para requisitar o atestado de antecedentes criminais pela internet, bastará ao cidadão fornecer o número da carteira de identidade. O serviço virtual funcionará aos mesmos moldes do serviço de agendamento eletrônico para emissão da carteira de identidade, criado no início do ano.

Para criar o serviço de emissão via internet do Atestado, a Polícia Civil já inseriu 300 mil fichas criminais em um sistema informatizado que guarda a base de dados da corporação. “Qualquer pessoa poderá checar sua situação criminal pela internet e solicitar a emissão do Atestado, que será enviado via e-mail gratuitamente”, explica o papiloscopista Ricardo Paula, titular da DIDEM.

Graças aos novos serviços, a Polícia Civil acabou com as filas e com a venda ilegal de lugares em postos de emissão de carteiras de identidade na Região Metropolitana de Belém. No primeiro semestre de 2011, foram registrados 37 mil agendamentos, dos quais 20 mil por telefone e os outros 17 mil via internet. No mesmo período, mais de 205 mil carteiras de identidade e 31,6 mil Atestados de Antecedentes Criminais foram emitidos no Estado.

Fonte: Agência Pará /Notapajos.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *