Manhã movimentada no Dia de Finados

Entes queridos são reverenciados pelos parentes

Nas primeiras horas do dia de ontem, quarta-feira (2), dia santo, já havia muita aglomerações de pessoas nos dois cemitérios centrais e mediações. No município de Santarém, nesse período de verão intenso, a maioria prefere realizar as homenagens aos entes queridos, logo cedo.

O aposentado Valdo Rodrigues Maia, de 61 anos, aproveitou para caminhar do bairro do Aeroporto Velho até o cemitério São João Batista. “Eu aproveito esse clima ventilado para homenagear meus parentes que já se foram. E fugir dos raios do sol mais tarde, é muita gente”, disse.

“É um momento de estar com a mente tranqüila e concentrar nas orações”. Também, foi a escolha da vendedora Odenilda Nogueira, de 47 anos, prestar as homenagens pela manhã. Ela foi desprevenida sem os artigos para o dia, como a vela, o fósforo e as flores. No entanto, estava ciente que iria encontrar os produtos à venda na frente do cemitério. “Além das orações que oferecemos nesse dia, ajudamos pais e mães de família que vêm trabalhar nesse dia”, informou.

Muitos aproveitam o dia para faturar uma grana extra

O vendedor Sinelson Lemos dos Santos veio pela segunda vez colocar a sua venda de velas e caixas de fósforo, na frente do cemitério São João Batista. “A venda geralmente é grande no dia dos Finados. O povo está acostumado com esse comércio, todos os anos. E dá para a gente tirar um dinheirinho a mais”, disse.

A segurança foi garantida para o público presente nessa área. Homens do serviço de segurança, como da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Polícia Militar (PM), e do 4º Grupamento de Bombeiros. O Subtenente Castro, disse que a Operação de Finados vem desde a semana passada, com orientações a utilização de velas, principalmente em casa. Algumas pessoas preferem realizar as orações nas residências e devem ter muito cuidado com as velas acessas. “E no cemitério, fora e dentro trabalharemos com a prevenção. Qualquer incidente, o socorro vai ser imediato”, informou o militar.

A primeira Liturgia do dia, ocorreu, às 7:30 da manhã, e foi presidida pelo pároco do Santíssimo Sacramento, Frei Gregório Joeright. Muitos católicos participaram dessa primeira manifestação de fé.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *