Prefeitos denunciam abandono das obras BR-163 e BR-230

Prefeitos Valmir Climaco e Aparecido da Silva, deputados Zé Geraldo e Priante, vereador Peninha e ministro Paulo Sérgio Passos

Preocupado com a paralisação dos serviços na BR-163-Cuiabá Santarém, o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco de Aguiar marcou uma audiência com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. A audiência foi realizada às 10 horas da manhã de quarta-feira (09), no gabinete do Ministro e estiveram presentes prefeitos e deputados federais dos estados do Pará e Mato Grosso.

Do Estado do Pará, estiveram presentes os prefeitos de Itaituba, Valmir Climaco de Aguiar (que foi o Porta-Voz na audiência e apresentou ao Ministro as reivindicações em nome dos prefeitos da região); Danilo Miranda (Trairão); Aparecido da Silva (Ruropólis); além dos vereadores de Itaituba, Luiz Fernando Sadeck – Peninha, Marcos da Ideal e os deputados federais Zé Geraldo (PT) e José Priante (PMDB).

O prefeito de Itaituba, Valmir Climaco de Aguiar, disse ao ministro Paulo Passos que as obras na BR-163, estão paralisadas, inclusive as empreiteiras estão dispensando seus empregados e retirando dos canteiros de obras os maquinários. Valmir foi além e revelou ao Ministro que as empreiteiras não estavam pagando seus fornecedores, tendo inclusive empresa que está devendo só de combustível mais de R$ 700 mil reais.

Valmir Climaco disse que no trecho entre Campo Verde e Rurópolis, 129 quilômetros estão abandonados, não havendo neste trecho nenhum carrinho de mão trabalhando. Este trecho era de responsabilidade da EIT, que abandonou os serviços. .

Valmir Climaco de Aguiar ainda afirmou ao Ministro, que o motivo da paralisação da obra era a falta de pagamento do DNIT para as empresas, que segundo Valmir, foi informado pelas empreiteiras que o DNIT há 4 meses não paga nenhum centavo às empresas.

Os deputados federais Zé Geraldo e José Priante pediram ao Ministro que agilize os pagamentos das empreiteiras para que as obras não parem e se colocaram à disposição do Ministro para alocar verbas para a BR-163 e BR-230. Já o deputado federal do Mato Grosso, Valtenir Pereira, que falou em nome do Estado, disse que a reclamação das empreiteiras era geral, pois o DNIT devia R$ 77 milhões para as empresas, sendo que deste montante R$ 24 milhões são débitos com as empreiteiras que estão trabalhando no trecho localizado dentro do Mato Grosso e R$ 53 milhões para empresas que estão trabalhando no trecho da BR-163 no Estado do Pará. Além deste valor, existem R$ 185 milhões que o DNIT deve para essas empresas, mas que falta a medição para poder ser feito o empenho para pagar. O representante do Mato Grosso pediu ao Ministro para agilizar os pagamentos e as medições a fim de as empresas continuarem trabalhando e pagarem seus débitos, tanto com funcionários como com fornecedores.

Após ouvir as reivindicações dos prefeitos e deputados federais, o ministro Paulo Passos afirmou desconhecer a paralisação das obras na BR-163 e na BR-230. Disse que vai verificar para saber, e se realmente existe este débito de R$ 77 milhões com as empresas. Caso exista, vai agilizar os pagamentos. Disse a todos os presentes na reunião, que não está faltando dinheiro para tocar essas obras, pois dentro de alguns dias a presidente Dilma Rousseff vai assinar um decreto remanejando R$ 100 milhões de reais para sanar os pagamentos. O Ministro afirmou, ainda, que caso seja necessário mais dinheiro, pedirá novamente que seja assinado outro decreto remanejando recursos para cobrir estas despesas.

Com relação o abandono das obras da BR-163, no trecho Campo Verde/Rurópolis, o Ministro afirmou que com a saída da firma EIT, vai ser convocada a segunda colocada na licitação, que foi a empresa CONSTRUMIL, que dentro de alguns dias deve assumir os serviços. O Ministro encerrou suas palavras garantindo a todos que não faltará dinheiro para conclusão, tanto da BR-163, como a manutenção da BR-230 (TRANSAMAZÔNICA).

Fonte: RG 15/O Impacto e Anderson Pantoja

7 comentários em “Prefeitos denunciam abandono das obras BR-163 e BR-230

  • 19 de março de 2012 em 18:25
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    acho um verdadeiro derespeito ao cidadao brasileiero pricipalmente nos que somos do norte pos estrada e um pilar de um progresso a uma regiao.

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  • 13 de novembro de 2011 em 18:48
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    Se fosse no Brasil liberariam o dinheiro e as obras nem teraim sido paralisadas, mas como é na Dinamarca Provavelmente o \”Pessoal\” do DNIT quer cobrar propina pra liberar o dinheiro e ainda vão inventar mais alguma artimanha pra Superfaturar a obra.

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    • 14 de novembro de 2011 em 09:21
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      Ede , gostei do seu comentario. Mas quem dera que a infraestrutura da nossa região fosse 50 % do que é a Dinamarca , acho que a nossa infraestrutura tá mais para do afeganistão.Abraços.

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    • 28 de janeiro de 2012 em 18:22
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      O nosso pais cada dia me suspreende, todo dia aparece uma forma nova de roubar o dinheiro publico. São as empreiteras, são os governantes é uma vergonha mesmo, eu quero ver ate quando o povo vai se sujeitar a essa humilhação, para viajar na transamazonica tem que rezar para não ser assaltado pelos ladroes da estrada e pelo preço das passagens. E prefeito de Ruropolis Aparecido florentino a cidade ta no buraco, e os alunos nos anos anteriores estavam comendo ossada de gado com certeza a verba não e destinada para osso.

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      • 28 de janeiro de 2012 em 18:43
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        Desculpas meu email estava aberto e add esse comentario erronio valeu pela iniciativa quem luta por nós de verdade.

    • 28 de janeiro de 2012 em 18:23
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      O nosso pais cada dia me suspreende, todo dia aparece uma forma nova de roubar o dinheiro publico. São as empreiteras, são os governantes é uma vergonha mesmo, eu quero ver ate quando o povo vai se sujeitar a essa humilhação, para viajar na transamazonica tem que rezar para não ser assaltado pelos ladroes da estrada e pelo preço das passagens. E prefeito de Ruropolis Aparecido florentino a cidade ta no buraco.

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  • 12 de novembro de 2011 em 13:31
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    Só acredito vendo.Mas parabens a iniciativa dos politicos da região das BR 163 e 230 , que sirva de exemplo para os de Santarém .

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