Pacotão: configuração de notebook e diferença entre processadores
>>> Configuração de notebook
Ronaldo, preciso substituir meu desktop e encontrei um notebook Philco com ótima configuração: 6 GB de memória, 500 GB de HD, processador Core i7 e Home Premium. Além disso, o valor dele é bem mais em conta que os dos concorrentes. Andei pesquisando em alguns chats para saber mais sobre a marca e o produto, mas ainda não me senti segura para comprá-lo. Este produto é confiável? É um bom, ótimo ou péssimo produto?
Fabíola Vieira
Olá, Fabíola! Sempre que você estiver pensando em adquirir um novo computador ou fazer um “upgrade” no atual, é preciso levar em consideração quais atividades serão praticadas no equipamento. Se o seu perfil de usuário é de navegar na internet, usar programas de escritório, ouvir músicas, conversar pelo MSN ou Skype e assistir vídeos, uma configuração básica atende perfeitamente todas as suas necessidades.
A configuração que você mencionou é de um equipamento dotado de um processador “top” de linha, mesmo que ele seja da primeira geração de processadores Intel Core i7. Se ele for empregado nas atividades que listei acima, certamente vai “sobrar máquina” por alguns anos. Se você realiza atividades mais avançadas, ainda assim essa configuração não irá deixar a desejar.
É preciso avaliar em qual perfil de usuário você se encaixa, pois é possível investir um pouco menos em notebooks com um desempenho menor, mas que mesmo assim você poderá contar com um excelente equipamento. Mas também é preciso levar em consideração se o notebook tem uma garantia nacional e assistência técnica na sua cidade. Embora ninguém espere usar a garantia, mesmo assim ela deve estar disponível sempre que for necessário.
>>> Desempenho da placa de vídeo
Ronaldo, se eu dedicar uma boa parte da memória RAM para vídeo, o problema de desempenho é resolvido? Isso se dá em virtude de se tratar de um notebook, e não ser possível instalar uma placa off-board.
Fábio Pêsso
Olá, Fábio! Para eu lhe ajudar com mais precisão, é preciso que você descreva qual o tipo de problema que você está tendo em relação ao desempenho do seu notebook. Mas com base na sua pergunta, é possível adiantar que destinar mais memória RAM ao compartilhamento com a placa de vídeo pode aumentar significativamente o desempenho na exibição de aplicações gráficas.
Mas é preciso levar em consideração que placas de vídeos que utilizam uma parcela da memória RAM do notebook não têm o mesmo desempenho, se comparadas com placas de vídeos dedicadas. Por favor, poste na área de comentários mais detalhes sobre a configuração do seu notebook e em que momento você está identificando uma perda de desempenho no seu notebook.
>>> Diferença entre processadores
Olá! Gostaria de saber qual a diferença entre o Windows de 32 bits para o de 64 bits? Vale a pena migrar para o de 64 bits? A diferença é muita ou nem tanto em termos de velocidade de processamento? Desde já muito obrigado!
Geraldo Goulart
Olá, Geraldo! São duas arquiteturas diferentes de processadores. Um PC na arquitetura 32 bits poderá receber no máximo 4 GB RAM, e dessa memória instalada é possível que o sistema operacional não usufrua 100% do seu potencial, pois é preciso levar em consideração que outros componentes irão endereçar uma parcela de memória. Por exemplo, uma placa de vídeo on-board de 128 MB será mapeada como parte dos 4 GB possíveis na arquitetura 32 bits. Consequentemente, o sistema operacional não contará com 4GB de RAM para usar durante a execução de programas.
É mais apropriado apostar na arquitetura 64 bits quando você precisar de mais de 4 GB de RAM, ou for usar programas de edição de imagens, vídeos ou cálculos complexos. O que também influencia no desempenho é o uso de drivers criados para 64 bits, pois os sistemas operacionais atuais procuram oferecer compatibilidade com a arquitetura anterior. O mesmo vale para programas e games. Em alguns casos pode haver problemas de compatibilidade. Por exemplo, o Microsoft Office 2010 32 bits não é suportado pelo Windows 7 64 bits. É preciso instalar a versão 64 bits da suíte de escritório.
Do G1