Rinite, sinusite, adenoide e desvio de septo são problemas nasais comuns
Uma viagem por dentro de um nariz gigante ajuda a entender melhor como o nariz funciona. Essa iniciativa da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) foi exibida no Bem Estar desta quinta-feira (17) para conscientizar as pessoas a respirar sempre pelo nariz, e não pela boca.
O nariz inflável gigante, com 15 metros de comprimento, 12 m de largura e 5 m de altura, é uma reprodução ampliada 125 vezes em relação ao tamanho normal.
Segundo o otorrinolaringologista Nilvano de Andrade, o bulbo olfatório é uma extensão do cérebro no nariz que fica na parte de cima da cavidade nasal e é recheado de neurônios, responsáveis por identificar os cheiros.
Quando você sente cheiro de gás, por exemplo, seu nariz percebe, avisa o cérebro e fica em estado de alerta. O mais interessante é que o gás não tem cheiro, as indústrias é que são obrigadas a pôr artificialmente cheiro no gás para poder servir de alarme.
Além disso, o nariz é o botão que liga a digestão: o cheiro dos alimentos aciona o estômago, que já começa a fabricar o suco gástrico que será usado. Por isso, só de sentir o cheiro de algumas comidas, dá água na boca e fome, como destacou a pediatra Ana Escobar.
Rinite
– De 30% a 40% das pessoas em todo o mundo têm rinite durante a vida
– A forma mais comum é a rinite alérgica, em que a sensibilidade aumenta quando entra em contato com algumas substância, como poeira, pólen e pelos
– A casa de quem tem rinite deve ser bem arejada e livre de coisas que podem acumular poeira, como tapetes, cortinas, sofás desencapados e bichos de pelúcia
Desvio de septo
– O septo é uma estrutura formada por cartilagem e osso que funciona para dividir as duas cavidades nasais
– Tem função anatômica porque aumenta a velocidade de entrada do ar no corpo
– Boa parte dos desvios é causada logo na infância, pela respiração bucal, que muda a forma da arcada superior
Adenoide
– É uma espécie de carne esponjosa que fica no final do nariz e tem função de defesa contra doenças respiratórias
– Esse tecido linfático é importante no reconhecimento de vírus e bactérias e também na produção de anticorpos
– Começa a se formar a partir dos 2 anos de idade e cresce rapidamente, às vezes mais que o crânio. Quando isso acontece, o nariz pode ficar obstruído, e é indicado ir ao médico
Bem estar/ G1