Livro “Contistas Paraenses: Roteiros de Leitura” será lançado em Santarém
A história da literatura é geralmente descrita a partir dos movimentos literários que a marcaram, buscando condensar as características gerais dos artistas e suas obras a fim de tornar mais didática a sua compreensão. Entre esses movimentos, o Realismo / Naturalismo ganha destaque por apresentar narrativas calcadas na objetividade, na crítica social, na ciência e por afirmar uma oposição ao Romantismo.
No Brasil, os paraenses João Marques de Carvalho e Inglês de Sousa figuram entre os expoentes do Realismo/Naturalismo do século XIX. “Tais escritores incorporam, respectivamente, a paisagem de Belém e o mundo ribeirinho amazônico, abordando de modo crítico a exploração do trabalho, a cultura local, a articulação entre a Amazônia e a realidade nacional e internacional.”, esclarece o Prof. Dr. Sílvio Holanda, organizador de Contistas Paraenses: Roteiros de Leitura, obra que resgata alguns contos desses escritores.
Sílvio Holanda afirma que a localização dessas obras foi um dos desafios para a elaboração do livro. Apesar da importância do trabalho desses escritores, a obra deles ainda permanece desconhecida do grande público, principalmente a de Marques de Carvalho, cujos títulos não são reeditados há cerca de cem anos.
Contistas Paraenses: Roteiros de Leitura, da Editora Estudos Amazônicos, traz os contos “Desilusão” e “Que bom marido!”, de Marques de Carvalho, e “O Rebelde”, de Inglês de Sousa, acompanhados de notas com comentários do Prof. Sílvio Holanda, que afirma que a proposta é apresentar os aspectos linguísticos, culturais e históricos dos contos de forma didática e acessível ao público.
Assim, a publicação vai ao encontro de uma necessidade de muitos estudantes, já que a leitura dos escritores naturalistas é recomendada para os principais processos seletivos do Pará. Além disso, Sílvio Holanda acredita que há outras contribuições desse trabalho. “O livro pode contribuir para o conhecimento desses escritores em virtude de pôr em circulação, principalmente, o Marques de Carvalho, permitindo não só a leitura do estudante de Ensino Médio e do público geral, mas também colaborar para o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre os diversos aspectos culturais e históricos ligados aos contos”, afirma.
A Editora – Contistas Paraenses: Roteiros de Leitura é o primeiro lançamento da Editora Estudos Amazônicos, cujo desafio é valorizar e divulgar a literatura amazônica. As obras editadas são resultado de pesquisas realizadas por renomados professores e pesquisadores da região. Oferecemos, assim, produtos de qualidade e acessíveis, já que para todos os nossos lançamentos será praticada uma política de preço baixo.
Serviço: O lançamento do livro Contistas Paraenses: Roteiros de Leitura acontece nesta quarta-feira, 23, nos Colégios Dom Amando e Santa Clara. Na ocasião, ocorrerá ainda uma palestra aberta ao público sobre os autores com o Prof. Dr. Sílvio Holanda. Preço de lançamento R$ 17,00. Informações: atendimento@editoraestudosamazonicos.com.br.
Fonte: RG 15/O Impacto
Comentário: Paulo Betim
PALAVRAS ASSASSINAS DO BELENENSE ELISEU PATRIOTA SOBRE A CARREATA DO SIM NO DOMINGO
Sinto falta de gente igual o lendário Almir…
Nunca votei no mesmo, mas hoje votaria só para ele mandar a polícia daqui de Belém matar todos os separatistas numa curva qualquer, num lugar qualquer, mum Sul qualquer…
A polícia daqui dá conta de todos… é só colocar em fila de 7 em 7
Eliseu Patriota – Via Facebook
É ESSE O PARÁ QUE QUEREMOS, CHEGA DE COLONIALISMO ?
SIM AO DESENVOLVIMENTO.