Força Tarefa realiza Operação “Água Doce” nas praias de Santarém

Planejamento na embarcação

A orla fluvial, as praias de Juá, Maria José e Arariá e no leito do rio Tapajós foram o alvo da Operação Água Doce, no município de Santarém (PA). O comando dessa atividade estava a cargo da Polícia Civil, Polícia Militar (PM) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA). O grupo utilizou no serviço a embarcação fluvial BARCO MOTOR KARIANNI, a Lancha de abordagem rápida e lancha descaracterizada. A ação teve início na tarde de sábado (26) e encerrou na manhã de domingo, dia 27.

Os setores levantados primeiro pela equipe das instituições foram as praias e balneários, com maior fluxo de pessoas e de veículos, os que trafegam nas praias, provocando dano ao meio ambiente e na insegurança da população que freqüenta estes locais a procura de lazer e diversão.

As embarcações de pequeno porte que circulavam nessas áreas também foram checadas. No momento que há maior visitação de freqüência de turistas vindos de outros países que chegam em transatlânticos e freqüentam estes balneários, época em que o trabalho preventivo é mais intensificado. Foi verificada na operação uma quantidade de pessoas que utilizam o rio como via de deslocamento para comunidades, trafegando sem o mínimo de equipamentos de segurança, colocando em risco potencial a vida do condutor e passageiro nesse tipo de embarcação.

Lancha de apoio

No horário da noite, a investida do grupo operacional foi mais intensa. A patrulha seguiu nos rios com as lanchas, a proposta foi inibir a prática verificada nos finais de semana, quando condutores de veículos traçados circulam na madrugada em direção a praia para o consumo de entorpecentes. Segundo relatos, através de denúncias, os condutores utilizam de armas de fogo para intimidação dos moradores.

Foram denunciados também abusos aos direitos de crianças e adolescentes. Durante a Operação foi flagrado um condutor trafegando pela praia da Maria José, na encosta do aeroporto internacional de Santarém. Ele conduzia o veículo tipo Pick-Up. A abordagem foi feita ao condutor de surpresa pelas equipes que estavam nas lanchas. Após a identificação, o jipeiro foi autuado por crime ambiental e ainda foi conduzido à 16ª Seccional urbana de Santarém para as formalidades legais.

A operação estava sob a coordenação da Superintendência

Momento da abordagem

Regional do Baixo e Médio Amazonas e integrou recursos operacionais desta Sede, da 16ª Seccional Urbana de Santarém, Departamento de Polícia Administrativa (DPA), 3º Batalhão de Polícia Militar, que atuou com policiais do Grupamento Tático Operacional – GTO, do Comando de Policiamento Regional-CPR-I, no comando operacional do delegado titular do Município de Óbidos, Elinelson Oliveira.

O que é a Operação ÁGUA DOCE – Foi formada para atuação continuada nesta alta temporada de praias e balneários. Período, que ocorre a extensão máxima dessas áreas. E visa coibir tanto o uso inadequado destes recursos naturais, quanto a preservação de locais de proteção da biodiversidade. Com previsão de atuação em toda área com a utilização da embarcação fluvial, lanchas de abordagem e de apoio. Sempre contando com a integração dos órgãos parceiros para uma atuação rigorosa no combate a estes crimes ambientais. Além da prevenção a crimes de roubo, furto e a repressão ao tráfico de drogas.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

5 comentários em “Força Tarefa realiza Operação “Água Doce” nas praias de Santarém

  • 30 de novembro de 2011 em 00:39
    Permalink

    Ações preventivas são o que fazem deste nosso paraíso de terra, continuar um lugar saudável, Parabéns a união destas instituições, somente com uma força tarefa desta, agindo com mais frequência teremos mais punição aos que tentam destruir o nosso patrimônio natural.

    Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 09:41
    Permalink

    Tem q/ fiscalizar senão vira bagunça. Tem uns q/ por terem um dinheiro a mais, por ter uma melhor condição financeira, pensam q/ podem transgredir, pondo a vida dos outros em risco e esburacar as praias. Se acham acima da lei! O delegado, a PM e a SEMMA tem q/ir p/ cima, enquadrar e, OImpacto,mostrar p/ todos quem são os arruaceiros semvergonha.

    Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 08:54
    Permalink

    um excelenzte serviço mostrou os órgãos publicos que se envolveram nesta operação.

    Resposta
  • 28 de novembro de 2011 em 23:46
    Permalink

    As autoridades de santarém estao de parabens,eles tem que continuar com esse trabalho e nao dar colher de chá pra esses bandidos e mau feitores,parabens a policia civil,a pm e a semma

    Resposta
  • 28 de novembro de 2011 em 19:26
    Permalink

    TODOS Q/ PREZAM PELA VIDA E UM MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL,ENCORAJAM ENALTECEM ESTE TRABALHO!!
    TODOS TEM QUE SE CONSCIENTIZAR DE Q/ AQUI NÃO É TERRA SEM LEI!!
    TEM Ns MODOS DE CURTIR A VIDA SEM COLOCAR A DOS OUTROS EM RISCO e SEM DESTRUIR AS PRAIAS.
    POLÍCIA CV, PM, SEMMA: NOTA 10!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *