Força Tarefa realiza Operação “Água Doce” nas praias de Santarém
A orla fluvial, as praias de Juá, Maria José e Arariá e no leito do rio Tapajós foram o alvo da Operação Água Doce, no município de Santarém (PA). O comando dessa atividade estava a cargo da Polícia Civil, Polícia Militar (PM) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA). O grupo utilizou no serviço a embarcação fluvial BARCO MOTOR KARIANNI, a Lancha de abordagem rápida e lancha descaracterizada. A ação teve início na tarde de sábado (26) e encerrou na manhã de domingo, dia 27.
Os setores levantados primeiro pela equipe das instituições foram as praias e balneários, com maior fluxo de pessoas e de veículos, os que trafegam nas praias, provocando dano ao meio ambiente e na insegurança da população que freqüenta estes locais a procura de lazer e diversão.
As embarcações de pequeno porte que circulavam nessas áreas também foram checadas. No momento que há maior visitação de freqüência de turistas vindos de outros países que chegam em transatlânticos e freqüentam estes balneários, época em que o trabalho preventivo é mais intensificado. Foi verificada na operação uma quantidade de pessoas que utilizam o rio como via de deslocamento para comunidades, trafegando sem o mínimo de equipamentos de segurança, colocando em risco potencial a vida do condutor e passageiro nesse tipo de embarcação.
No horário da noite, a investida do grupo operacional foi mais intensa. A patrulha seguiu nos rios com as lanchas, a proposta foi inibir a prática verificada nos finais de semana, quando condutores de veículos traçados circulam na madrugada em direção a praia para o consumo de entorpecentes. Segundo relatos, através de denúncias, os condutores utilizam de armas de fogo para intimidação dos moradores.
Foram denunciados também abusos aos direitos de crianças e adolescentes. Durante a Operação foi flagrado um condutor trafegando pela praia da Maria José, na encosta do aeroporto internacional de Santarém. Ele conduzia o veículo tipo Pick-Up. A abordagem foi feita ao condutor de surpresa pelas equipes que estavam nas lanchas. Após a identificação, o jipeiro foi autuado por crime ambiental e ainda foi conduzido à 16ª Seccional urbana de Santarém para as formalidades legais.
A operação estava sob a coordenação da Superintendência
Regional do Baixo e Médio Amazonas e integrou recursos operacionais desta Sede, da 16ª Seccional Urbana de Santarém, Departamento de Polícia Administrativa (DPA), 3º Batalhão de Polícia Militar, que atuou com policiais do Grupamento Tático Operacional – GTO, do Comando de Policiamento Regional-CPR-I, no comando operacional do delegado titular do Município de Óbidos, Elinelson Oliveira.
O que é a Operação ÁGUA DOCE – Foi formada para atuação continuada nesta alta temporada de praias e balneários. Período, que ocorre a extensão máxima dessas áreas. E visa coibir tanto o uso inadequado destes recursos naturais, quanto a preservação de locais de proteção da biodiversidade. Com previsão de atuação em toda área com a utilização da embarcação fluvial, lanchas de abordagem e de apoio. Sempre contando com a integração dos órgãos parceiros para uma atuação rigorosa no combate a estes crimes ambientais. Além da prevenção a crimes de roubo, furto e a repressão ao tráfico de drogas.
Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres
Ações preventivas são o que fazem deste nosso paraíso de terra, continuar um lugar saudável, Parabéns a união destas instituições, somente com uma força tarefa desta, agindo com mais frequência teremos mais punição aos que tentam destruir o nosso patrimônio natural.
Tem q/ fiscalizar senão vira bagunça. Tem uns q/ por terem um dinheiro a mais, por ter uma melhor condição financeira, pensam q/ podem transgredir, pondo a vida dos outros em risco e esburacar as praias. Se acham acima da lei! O delegado, a PM e a SEMMA tem q/ir p/ cima, enquadrar e, OImpacto,mostrar p/ todos quem são os arruaceiros semvergonha.
um excelenzte serviço mostrou os órgãos publicos que se envolveram nesta operação.
As autoridades de santarém estao de parabens,eles tem que continuar com esse trabalho e nao dar colher de chá pra esses bandidos e mau feitores,parabens a policia civil,a pm e a semma
TODOS Q/ PREZAM PELA VIDA E UM MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL,ENCORAJAM ENALTECEM ESTE TRABALHO!!
TODOS TEM QUE SE CONSCIENTIZAR DE Q/ AQUI NÃO É TERRA SEM LEI!!
TEM Ns MODOS DE CURTIR A VIDA SEM COLOCAR A DOS OUTROS EM RISCO e SEM DESTRUIR AS PRAIAS.
POLÍCIA CV, PM, SEMMA: NOTA 10!!