Alter do Chão é destaque em matéria de “O Globo”

Ilha do Amor

O município de Santarém continua a ser foco de matérias jornalísticas nacionais. Dessa vez a manchete é do Jornal impresso e on line, O Globo, veiculada nesta segunda-feira, 28, que destaca – “A apaixonante Ilha do Amor, no Caribe amazônico”-, manchete que seduz o leitor a conhecer detalhes dessa peculiaridade natural existente no Brasil. A reportagem é da jornalista Fernanda Krakovic, que especifica a cultura, a culinária, um pouco da economia das famílias tradicionais. No entanto, a informação aponta dificuldades, como a infraestrutura do balneário. E nesse detalhe afirma que Alter do Chão, no litoral do Pará, já foi considerada uma das melhores praias do Brasil. Empecilho para qualquer visitante ter dor de cabeça e evitar a frase: “Nem deveria ter saído de casa”.

O texto primeiramente enaltece a vila balneária de Alter do Chão, das conquistas pela beleza no exterior.  “O local é sucesso inclusive em publicações internacionais — já tendo sido citado pelo “The Guardian”, entre as melhores praias do Brasil. O Rio Tapajós é de um azul cristalino, a água é morna e a areia, branca. E sem mosquitos a incomodar, devido à acidez da água, resta aos visitantes relaxar em suas praias, passear de barco e, para quem quiser, explorar a Floresta Nacional do Tapajós, fazendo uma trilha, tomando banho de igarapé e conhecendo a realidade de uma comunidade ribeirinha”.

Alter do Chão à noite

Krakovic impressiona ainda mais o leitor, ao relatar a dimensão do Rio Tapajós e das praias. Diante da imensidão do Tapajós, às vezes é difícil acreditar que estamos num rio. Em alguns trechos, ele chega a ter impressionantes 18 quilômetros de largura. Em Alter, a praia que faz mais sucesso é a Ilha do Amor, localizada bem em frente à vila e seu cartão-postal. A travessia é feita em barquinhos a remo, leva cerca de cinco minutos e custa R$ 3. No mês de novembro as águas baixam ainda mais e é possível chegar lá a pé”.

O texto da jornalista continua a lançar mais convites às mediações de Alter do Chão, a conhecer a Flona Tapajós. “Partindo de Alter do Chão, também vale a pena conhecer a Floresta Nacional do Tapajós (Flona Tapajós), a uma hora e meia de voadeira (lancha veloz). O passeio inclui caminhada de três horas pela floresta, parando para apreciar árvores como Breu Branco, utilizada no preparo de remédios para sinusite, seringueiras e uma enorme sumaúma.

Um dos pontos de partida para a trilha é a comunidade de Jamaraquá, formada por 24 famílias que vivem da extração da borracha e do turismo. Mas, antes de fazer esse passeio, certifique-se de que o guia contratado tem autorização do Instituto Chico Mendes (ICMBio) para entrar na reserva florestal. O preço médio fica em torno de R$ 150 por pessoa para um grupo de três”.

Infelizmente a reportagem informa que conhecer esse cenário paradisíaco tem os contras, o primeiro embate está na infraestrutura do lugar. Eventos como Sairé, considerado a maior manifestação folclórica do Oeste do Pará, perdem visitantes por insuficiência em suportar maior aglomeração de pessoas. “Por isso, quem quiser programar sua viagem para o mês de setembro deve fazê-lo com bastante antecedência, já que a oferta de quartos em pousadas e hotéis é limitada para o volume de visitantes que a localidade atrai nesse período”. Dificuldade já detectada nesse final do ano, os hotéis e pousadas, já estão com os pacotes de fechados.

Praia de Alter do Chão (FOTO RONALDO FERREIRA)

O segundo aviso da jornalista de O GLOBO, é quanto o visitante trazer dinheiro em espécie, porque  nenhum lugar aceita cartão e há somente um caixa eletrônico da Caixa Econômica, no mercadinho, e uma agência dos Correios que funciona como banco postal do Bradesco. Quem sabe, com o Estado do Tapajós, em 2012, concretizado nas urnas no próximo mês, a jornalista Fernanda Krakovic, possa escrever mais melhorias no turismo e em outros setores do município de Santarém.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

4 comentários em “Alter do Chão é destaque em matéria de “O Globo”

  • 7 de junho de 2012 em 12:33
    Permalink

    Alter do Chão é vida, fé, amor e paixão! Na Ilha do Amor, a lua, no espelho d\’água do Tapajós, fala da exuberancia da natureza em um solo zeloso, por amor de seu povo, das belezas do Brasil.

    Resposta
  • 30 de novembro de 2011 em 10:16
    Permalink

    Difícil é aguentar alguns comentários.. O que tem haver a precariedade de alter-do-chão com a divisão? A culpa da sujeira do balneário é da prefeita acomodada, e dos altos preços é do povo local que sÓ quer se dar bem.. Falta um plano diretor para a revitalização e exploração do turismo daquele local, QUE É RESPONSABILIDADE DA CAMARA DE VEREADORES E A PREFEITA.

    Resposta
  • 30 de novembro de 2011 em 09:11
    Permalink

    Concordo plenamente com o senhor veloso.

    Resposta
  • 30 de novembro de 2011 em 06:14
    Permalink

    A cidade de Santarem tem a natureza mais exuberante e viveria somente do turismo, mas enquanto não se desmembrar do resto do Pará vai continuar assim… a penar…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *