Destino do lixo é tema de evento em Trombetas

lixo

Reforçar na população a importância do cuidado com o lixo produzido nas residências, comércios e na indústria. Essa é a proposta da Mineração Rio do Norte (MRN) com o Seminário Cidadania em Ação 2011, que será realizado nesta quinta-feira, dia 1º, às 19h, no Cine Teatro de Porto Trombetas.

Durante o evento, a empresa vai informar sobre a Lei 12.305, de dezembro de 2010, que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento colocará em pauta os impactos da geração de resíduos na saúde da população e no meio ambiente, além das responsabilidades de cada cidadão previstas em Lei.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos trata, entre outros aspectos, da reciclagem e do manejo dos resíduos; define responsabilidades e os cuidados com a emissão e destinação do lixo; aborda o papel do consumidor e dos fabricantes de produtos no processo de emissão e coleta de resíduos; e prevê, ainda, a inclusão das cooperativas de catadores em todas as fases da coleta seletiva de resíduos.

O envolvimento dos moradores de Porto Trombetas com a gestão responsável do lixo não é recente. A vila, que pertence ao município de Oriximiná, foi o primeiro lugar do Brasil a receber a certificação da norma ISO 14001, em 2001. A norma, que tem reconhecimento internacional, define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental efetivo, garantindo o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade de uma empresa e a redução do impacto ambiental.

Em Porto Trombetas, a coleta seletiva já faz parte do dia a dia dos moradores. Todos são orientados a separar corretamente os resíduos que produzem, as coletas são sistêmicas e nem o lixo vegetal (folhas de árvores, galhos, etc) vai parar junto com o lixo comum.

O resíduo úmido, como as sobras de alimentos, por exemplo, vai para a Usina de Triagem e Compostagem e, após receber tratamento, retorna como adubo orgânico. As casas da vila residencial, em sua maioria, têm jardins que utilizam o adubo na manutenção das plantas. É mais uma ação da MRN com foco na sustentabilidade incentivada pelo projeto Jardim Somando Verde, outra iniciativa promovida pela empresa. Já o papelão, plástico e outros materiais recicláveis, chamados de resíduos secos, são doados para a República do Pequeno Vendedor, em Belém.

Fonte: Ascom/MRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *