Revogada matrícula da filha de Vic e Valéria

Juiz derrubou liminar

Depois de uma onda de repercussão negativa na mídia, especialmente nas redes sociais, a justiça paraense revogou a liminar que garantia a matrícula sem vestibular no curso de Medicina da Universidade Estadual do Pará (Uepa), da estudante Izabela Vinagre Pires Franco, que ingressou com mandado de segurança, alegando depressão e conseguiu o benefício de uma vaga na instituição pública.

A estudante é filha do ex-deputado federal Vic Pires Franco e da ex-vice governadora Valéria Vinagre Pires Franco. Ela estudava medicina na faculdade Anhembi em São Paulo e apresentou um laudo médico à Justiça, alegando que sofre de depressão pelo distanciamento da família, como sustentação ao pedido de matrícula na Uepa, negado anteriormente pela reitoria da universidade.

Ontem, o mesmo juiz que concedeu a liminar, reconsiderou o despacho anterior, por solicitação da Procuradoria da Uepa, que recorreu à medida. O titular da 2ª Vara da Fazenda Pública em Belém, Marco Antônio Castelo Branco, acatou a alegação da Uepa de que o laudo médico fora assinado por médico clínico geral e não por psiquiatra e revogou a liminar. Mas a estudante ainda pode recorrer da decisão.

A ação de nº 004522-07.2011.814.0301 é considerada inusitada, já que a legislação brasileira proíbe transferência de estudantes de instituição de ensino superior privada para pública. A reportagem procurou a assessoria da Uepa no início da tarde, mas foi informada que a Procuradoria, que poderia informar sobre a questão, já estava de recesso. A reportagem tentou ouvir o ex-deputado Vic Pires Franco, mas não conseguiu.

DECISÃO JUDICIAL

O juiz Marco Antônio Lobo Castelo Branco havia concedido a tutela antecipada e o direito à matrícula, justificando que a saúde de Izabela requeria cuidados especiais. Ela entrou na Justiça depois que a Uepa indeferiu o pedido de transferência.

Fonte: Diário do Pará

5 comentários em “Revogada matrícula da filha de Vic e Valéria

  • 3 de janeiro de 2012 em 16:55
    Permalink

    Finalmente uma decisão descente..as coisas so mudam com muita pressão..e aí Vic Pires Franco vai se candidatar de novo???esperamos vc nas urnas!!!

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2012 em 14:27
    Permalink

    VALEU MESMO!!! NÃO DEVEMOS ACEITAR INJUSTIÇA, PRINCIPALMENTE VINDO DE UM BURRINHA RICA!

    Resposta
  • 20 de dezembro de 2011 em 14:35
    Permalink

    MARCOS ANTÔNIO LOBO CASTELO BRANCO; esse cara só indeferiu por que nós nos interferimos no assunto, entretanto o nome desse \”descuidado\” juíz já tá na boca do povo. Queria facilitar a vida da burrinha, mais todos os caras de pau se deram mau… rsrsrs. Valeu nóssss

    Resposta
  • 20 de dezembro de 2011 em 12:43
    Permalink

    Eis um dos poderes das redes sociais. Sem elas, mais uma injustiça teria sido cometida e, pior, pela própria justiça. Parabéns aos internautas que protestaram.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *