Prefeito manda funcionário para a morte

Jardel Vasconcelos sendo acusado de mandar o motorista do SAMU, Mauro Ferreira, fazer serviço extra

A administração do prefeito Jardel Vasconcelos, no município de Monte Alegre, Oeste do Pará, continua sendo alvo de denúncias. Maus fluídos para o início de 2012. O caso mais recente seria de que máquinas da Prefeitura teriam sido enviadas para realizar serviços em uma propriedade particular, mais precisamente para construir um açude. “O prefeito Jardel Vasconcelos não contava é que fosse entrar o ano novo com uma dor de cabeça que não quer passar, pois o funcionário da Prefeitura designado para transportar uma retro escavadeira para a referida propriedade, de uma empresária do ramo de combustível, fosse falecer”, disse uma testemunha.

O fato ocorreu no último sábado, dia 31, pela manhã. Mauro Ferreira Lopes, de 36 anos, natural de Belém e funcionário público municipal, morreu supostamente na hora em que o operador da máquina estava retirando outra máquina de cima da carreta, atingindo-o com a concha da retro escavadeira. Mauro chegou a ser levado, ainda com vida à comunidade do Limão, mas não resistiu e faleceu. Imediatamente os rumores tomaram conta de Monte Alegre, e funcionários da Prefeitura espalhavam na cidade que o acidente ocorreu na comunidade de Limão, o que não é verdade, pois as máquinas estavam no terreno da empresária. Inclusive, a direção do Conselho de Ética de Monte Alegre já estava monitorando o caso. “As máquinas estariam nesse local para construir um açude na comunidade do Setor Zero e posteriormente essas mesmas máquinas seriam levadas para a comunidade do Setor 4, para fazer o mesmo serviço para outro empresário, que é irmão da empresária do ramo de combustível e também funcionário da Prefeitura de Monte Alegre”, disse o denunciante.

O fato continua sem explicação. Somente na última quarta-feira, dia 4, o inquérito teria sido aberto na delegacia de Polícia de Monte Alegre. Isso porque a pressão teria partido da família. “A máquina foi retirada do local, levada para Monte Alegre e escondida na garagem da Prefeitura, atrás de algumas caçambas. Ato esse que é no mínimo esquisito, pois essa máquina deveria permanecer no local do suposto acidente, para que fosse realizada uma perícia e comprovar que estava em fazenda particular”, explicou o denunciante.

O operador da máquina também está desaparecido, pois logo após o acidente sumiu e ninguém sabe de seu paradeiro, mas a família da vítima quer explicações, que ainda não vieram.  O secretário de obras de Monte Alegre, Francisco Lima, teria informado que nem ele e nem o prefeito Jardel sabiam do desvio dessa máquina para essas localidades. Francisco Lima disse que a referida máquina deveria realizar um serviço no Setor Nove.

Uma pergunta que todos estão fazendo: Será que uma máquina gigantesca sai da garagem da Prefeitura e o Prefeito e seu Secretário de Obras, que monitoram tudo e todos, não sabem de nada? O maior prejudicado foi Mauro Ferreira Lopes, que foi destacado para realizar um serviço que não era de sua função, pois era motorista do SAMU. Algumas gravações de pessoas ligadas à Prefeitura, provando que na noite anterior ao acidente essas máquinas iriam para essas fazendas, estão sendo veiculadas em Monte Alegre. Sabe-se que Mauro atendeu uma ligação telefônica recebendo a ordem de alguém da Prefeitura, para transportar a máquina que iria construir esses açudes.

O caso repercutiu muito e a população cobra providências da Polícia e Ministério Público, pois uma vida foi tirada do convívio de sua família, devido a descaso do prefeito Jardel Vasconcelos com a coisa pública.

Impeachment – No início do mês de dezembro do ano passado, uma audiência Pública marcada para que o prefeito Jardel Vasconcelos desse explicações sobre o destino de R$ 313.000,00, começou e terminou com tumulto, ofensas verbais e violência policial, na Câmara Municipal. Para conter os ânimos, até gás de pimenta foi usado pela Polícia.

Diante dos protestos de alunos que se dizem prejudicados pela falta da merenda escolar desde 2009, o presidente da Câmara, vereador José Maria Vasconcelos, que é aliado do Prefeito, encerrou a sessão alegando que o povo estava atrapalhando os trabalhos. Assim que fez o anúncio, retirou-se do plenário, juntamente com os demais vereadores que dão sustentação à administração municipal. A estratégia não deu certo, pois os vereadores da oposição resolveram reiniciar a audiência, no comando da vereadora Marinete Macedo. Com a retirada dos vereadores do plenário, a bancada da situação entendia que a audiência seria encerrada. Como não se tratava de uma sessão comum, o encontro não perdeu a legitimidade, Quando tudo parecia voltar à normalidade, mais uma vez a reunião foi interrompida. Desta vez os fios do som e do telão foram cortados, provavelmente por quem não tinha interesse em esclarecer a situação. Com o comparecimento em massa da população, os recursos técnicos foram usados para que quem estava do lado de fora, pudesse acompanhar a audiência. Isso gerou ainda mais reações. Por diversos momentos, as aglomerações, com gritos acalorados, geravam tumultos.

Ao invés de comparecer à audiência. O prefeito Jardel Vasconcelos mandou uma nota de esclarecimento, assegurando que os recursos no valor de mais de R$ 315.000,00 foram devolvidos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar. Depois da leitura do documento, o clima esquentou ainda mais, ocasião em que a audiência foi encerrada, não sem antes haver uma definição daquilo que a oposição pretende fazer: pedir o impeachment do prefeito Jardel Vasconcelos. A oposição já se debruça com a assessoria jurídica que contratou, para avaliar, e se for pertinente, pedir o afastamento do Prefeito, baseados em um documento de 260 páginas, com fortes indícios de desvio de dinheiro público. Tudo vai ficar para o início dos trabalhos legislativos, em fevereiro deste ano.

Por: Alciane Ayres

9 comentários em “Prefeito manda funcionário para a morte

  • 18 de maio de 2012 em 14:41
    Permalink

    Hoje é um daqueles dias que lembro do meu irmão e fico muito triste, choro lembrando dele e penso que ele deixou um FILHO e uma ESPOSA que ele amava muito e todos os dias choram sentindo a falta dele. Assim como toda minha familia também sofre!

    E VC QUE FEZ ISSO, ESPERE SÓ UM POUQUINHO QUE DEUS VAI TOCAR SÓ COM A PONTA DO DEDINHO DELE EM VC. SABE POR QUE? PORQUE ELE É JUSTO!

    ESTE HINO É PARA VOCE MEU IRMÃO! TE AMO

    \”Mestre eu preciso de um milagre
    Transforma a minha vida o meu estado
    Faz tempo que eu não vejo a luz do dia estão tentando sepultar minha alegria
    Tentando ver meus sonhos cancelados
    Lazaro ouviu a sua voz
    Quando aquela pedra removeu
    Depois de quatro dias ele reviveu
    Mestre não há outro que possa fazer
    Aquilo que so o teu nome tem todo o poder
    Eu preciso tanto de um milagre
    Remove a minha perdra
    Me chama pelo nome
    Muda a minha historia
    Ressuscita os meus sonhos
    Transforma a minha vida
    Me faz um milagre
    Me toca nessa hora
    Me chama para fora
    Tu ES a própria vida
    A força que há em mim
    Tu es o filho de Deus
    Que me ergue pra vencer
    Senhor detudo em mim
    Já ouço a tua voz
    Me chamando pra viver
    Uma historia de poder\”

    Resposta
  • 3 de maio de 2012 em 11:46
    Permalink

    Hoje são 03.05.2012 se passaram 04 meses da morte do meu irmão.Até a presente data não foi resolvido nada e simplesmente colocaram o caso na lixeira e estão se passando por joão sem braço. Mas quero dizer que tudo nesta vida que se faça de ruim para alguém se paga um preço e eu espero estar viva para ver a justiça ser feita pela morte do meu irmão nada melhor que a justiça de DEUS, que assim como esses bando de INCOMPETENTES tem familia, sonhos, planos o meu irmão também tinha, porém um dia quando um deles perder algum ente querido, eles irão lembrar e saber o quanto eu e minha familia sofremos pela perda do querido irmão MAURO FERREIRA LOPES.

    Resposta
  • 18 de janeiro de 2012 em 21:09
    Permalink

    Por culpa desse crápula chamado jardel uma vida foi ceifada do seio de sua família, ainda mais tirar o motorista de outra função para fazer serviço particular para empresária que bancou sua campanha politica.

    Resposta
  • 7 de janeiro de 2012 em 22:31
    Permalink

    Sr. Ditador o seu poder está acabando, só faltam alguns meses o povo vai dá a resposta nas urnas.chega de tanta impunidade .

    Resposta
  • 7 de janeiro de 2012 em 21:19
    Permalink

    Muito boa essa matéria. O que não dá pra entender por que o município de Monte Alegre sempre está na mira desse jornal. Sempre os gestores do mesmos municípios são alvos desse jornal. Não dá pra fazer matérias mais independentes e imparciais com com todos os gestores desta região ? Que tal praticar um jornalismo de melhor qualidade. Até dá pra imaginar a resposta que receberei.

    Resposta
  • 6 de janeiro de 2012 em 21:14
    Permalink

    alguem tem OLEO DE PEROBA por ai? p/ passar na cara de pau desse prefeito, a mascara dele ta caindo aos poucos.

    Resposta
  • 6 de janeiro de 2012 em 16:31
    Permalink

    Por essas e outras que a família de deliquentes da ALEPA, a família Hage, quer tomar o poder em Monte Alegre. Vamos despertar meu povo, vamos colocar no poder gente com novos pensamentos e tirar essa turma de retrógrados do poder.

    Resposta
  • 6 de janeiro de 2012 em 15:20
    Permalink

    A população pinta cuia é muito tolerante, se fosse em outro lugar esse tal de Jardel, já teria zarpado da prefeitura, fora Jardel!!

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2012 em 18:10
    Permalink

    E agora Hugo Chaves, não seja covarde, assuma o que fez, indenize a família da vítima. E pode ter certeza o Sr. não se livrará de processo por improbidade administrativa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *