Termo de cooperação garante melhorias no abastecimento de água em 14 municípios

Termo de cooperação

Prefeitos de 14 municípios paraenses assinaram, na manhã desta terça-feira, 24, um Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado no valor de R$ 54 milhões, a serem investidos em um projeto que vai garantir o abastecimento de água em 100% da área urbana dessas cidades. Além do termo de cooperação, foi assinado também um convênio entre a Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), que vai permitir a elaboração da Política de Saneamento de todo o Estado do Pará e a criação de um Plano de Saneamento para o Governo do Estado.

As assinaturas foram oficializadas durante uma cerimônia realizada no auditório do Palácio dos Despachos, em Belém. “As ações que foram acordadas hoje objetivam a melhoria da qualidade de vida da nossa gente. É preciso ressaltar que grande parte desses recursos tem o apoio decisivo do Governo Federal, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Mas, independente de qualquer questão partidária é preciso entender que os recursos vêm sempre da mesma fonte, que é o bolso do cidadão”, enfatizou o governador Simão Jatene.

As obras de melhoria no abastecimento de água serão iniciadas em abril e devem ser concluídas no prazo máximo de um ano. No total, serão 15.573 novas ligações, que vão atender 71 mil paraenses e diminuir em 5,4% o déficit de domicílios não atendidos por rede de abastecimento no estado. Os municípios beneficiados serão Afuá, Almeirim, Anajás, Muaná, Óbidos, Ourém, Placas, Prainha, Primavera, Quatipuru, São Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Francisco do Pará e Vigia. Estas cidades se somam a outras 60 que já estão recebendo investimentos do Governo do Estado. “Com isso nós vamos atingir 74 municípios, ou seja, mais da metade dos municípios do Pará onde estamos trabalhando para melhorar a qualidade do abastecimento”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

O prefeito de Afuá, um dos municípios onde a questão do abastecimento de água é bem precária, parabenizou em nome de todos os gestores presentes a iniciativa do Governo do Estado. “Esperávamos por essa boa noticia há muito tempo. Além da saúde, a questão da água em Afuá é muito preocupante. O governo fez a sua parte correndo atrás dos recursos e nós, enquanto prefeitos, deveremos ser fiscais dessas obras para que a população seja atendida o mais rápido possível”, concluiu Mazinho Salomão.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *