Hospital Regional do Baixo Amazonas é recomendado para Acreditação Nível I
A tarde do último dia 27 de janeiro marcou a história do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna – e da Saúde de Santarém e Região Oeste do Pará. O HRBA recebeu a recomendação da equipe de auditores da Fundação Carlos Vanzolini para ser certificado com o título de Acreditação Hospitalar/ONA – Nível I. Certificado conferido para poucos hospitais do Brasil que conseguem alcançar um nível de excelência em interações e processos hospitalares segundo o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar.
Os trabalhos de preparação para a Acreditação do Hospital Regional de Santarém começou em 2008 quando a Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar assumiu a gestão da instituição. Com muita dedicação, profissionalismo, parceria e investimentos do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública – SESPA, e cumprindo as recomendações do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, o Estado do Pará pôde contar com seu segundo hospital público Acreditado pela ONA. O primeiro foi o Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira, no ano de 2010, também administrado pela Pró-Saúde.
As auditoras da Fundação Carlos Vanzolini iniciaram a avaliação das áreas do HRBA na última quarta-feira (25). A equipe de auditoras foi acompanhada por um observador da Coordenação Técnica da Organização Nacional de Acreditação – ONA, Dr. Péricles Cruz, um dos responsáveis em trazer o conceito da Acreditação Hospitalar para o Brasil. Durante os três dias de auditoria, a equipe composta por três enfermeiras e uma médica, percorreu todo o hospital avaliando os seus processos e o cumprimento de todos os requisitos do Nível I da Acreditação.
Para o observador da ONA, Dr. Péricles Cruz, a conquista do HRBA é definida como uma agradável surpresa. “Aqui, eu tive a oportunidade de conhecer uma instituição totalmente comprometida com o processo. Com essa equipe envolvida podemos garantir a qualidade e a segurança do atendimento. Mas, principalmente, garantir que as relações humanas existentes dentro da instituição possam ser aprimoradas e consolidam-se com a qualidade”, destacou Dr. Péricles.
O auditório do HRBA ficou pequeno para tanta alegria e emoção dos profissionais, coordenadores e diretores na hora da divulgação do resultado. Momento de muita euforia, comemoração e lágrimas de alegria que nunca foi visto pela equipe avaliadora em outros hospitais acreditados. “A festa e alegria dos profissionais foi tão bonita pela certeza do resultado que nos surpreendeu e fez com que modificássemos o protocolo de encerramento do anúncio”, disse Dr. Péricles.
Após o resultado, os profissionais do HRBA, em seus veículos e puxados por um pequeno trio elétrico comandado por uma equipe muito animada de vários setores do HRBA, saíram pelas ruas de Santarém em uma grande carreata divulgando a inédita conquista para toda a cidade, chegando até a Praça da Matriz, centro de Santarém. Na praça o momento foi de fotos e muita comemoração pelo reconhecimento recebido.
Um dos responsáveis por colocar o Hospital Regional de Santarém entre o seleto grupo de hospitais acreditados do Brasil, Rogério Pontes, Assessor de Qualidade do HRBA, destaca que a Acreditação Hospitalar não é apenas um certificado conquistado. Mas, que é preciso dar continuidade para consolidar o processo do Nível I e buscar em breve o Nível II de Acreditação. “Foi uma conquista maravilhosa para o nosso hospital. Fruto de um trabalho intenso de toda a equipe. Com certeza nosso hospital melhora os seus resultados a cada dia. O comprometimento de nossos profissionais é o grande diferencial que temos. Com ele, consolidaremos o Nível I e estaremos no caminho para a Acreditação Nível II”, explica Rogério.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a recomendação para o Certificado de Acreditação do HRBA é o maior reconhecimento do compromisso que o Governo do Estado, Pró-Saúde e profissionais do HRBA têm com a Saúde da População do Oeste do Pará. “A recomendação para Acreditação do HRBA é um momento histórico para toda nossa região. É um trabalho muito profissional, realizado em parceria com o Governo do Estado, através da SESPA, da 9ª. Regional de Saúde e do Grupo Técnico de Controle e Avaliação dos Hospitais Regionais e Metropolitano, Pró-Saúde e todos aqueles que fazem parte da “Família HRBA”. Representa a realização e consolidação do compromisso assumido com a nossa população em prestar uma assistência de média e alta complexidade descentralizada, mais próxima de quem precisa, com qualidade, resolutiva, segura e humanizada. Em 2011, foram ampliados ou implantados 23 serviços no HRBA. Para 2012, temos vários projetos importantíssimos em andamento. O nosso hospital evolui a cada dia e quem ganha com isso é toda a População do Oeste do Pará”, afirma Hebert.
A recomendação para Certificação do Hospital Regional de Santarém obteve o reconhecimento de diversas entidades de Saúde do Brasil. “Agradecemos imensamente a todas às entidades e profissionais da Saúde no Brasil que nos parabenizaram por essa vitória. Esse reconhecimento é um estímulo para toda nossa equipe. Conseguimos implantar no HRBA um processo de melhoria contínua e, com certeza, novas conquistas virão!”, conclui Hebert.
A Acreditação Hospitalar
Trata-se de um método de avaliação periódico para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Tem o objetivo da melhoria contínua através de um programa de educação continuada. A instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa. A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ação capaz de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.
O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar contêm 11 funções das atividades essenciais para o desenvolvimento assistencial, de gestão e operacional em uma instituição de saúde hospitalar. Essas funções serão como guias de apoio para o inicio do projeto e são elas:
1. Acesso e Continuidade do Cuidado;
2. Direitos do Paciente e Familiares;
3. Avaliação do Paciente;
4. Cuidados ao Paciente;
5. Educação do Paciente e Familiares;
6. Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente;
7. Prevenção e Controle de Infecções;
8. Governo, Liderança e Direção;
9. Gerenciamento do Ambiente Hospitalar e Segurança;
10. Educação e Qualificação de Profissionais;
11. Gerenciamento da Informação.
Qualquer instituição de saúde pode almejar o Certificado de Hospital ou Serviço Acreditado. Mas, apenas aquelas que preenchem todos os requisitos das 11 funções das atividades essenciais para o desenvolvimento assistencial conseguem obtê-lo. A Acreditação Hospitalar leva profissionalismo, qualidade, segurança e humanização ao processo assistencial das estruturas de saúde do Brasil.
Fonte: RG 15/O Impacto e ASscom/HRBA
Alexandre, nao se preocupe que o Ministério Público vai ter que atuar no HRBA, porque as familias dos pacientes que morreram no hospital por mau atendimento querem justiça e providências das autoridades.
Se o HRBA está entre os melhores do país, imagine o resto. O povo esta perdido!
É motivo de orgulho sim, para todos nós santaremos contarmos com um hospital como o Regional aqui na nossa cidade. Foi reconhecido como uma das melhores estruturas do país. Muito obrigado e parabéns a todos do Regional….
Uma conquista sem precedentes para toda a nossa região!! Mostra que Santarém não deixa a desejar a nenhum grande centro do Brasil. Parabéns a toda equipe do HRBA por esse maravilhoso trabalho. Vocês são nota 10!
Não é tudo isso. Vocês precisam ter acesso aos valores dos contratos desses médicos, por meio de suas empresas, em que os endereços são de suas casas e também não cumprem horários, com raras exceções. Papel se monta, mas a realidade diária é outra. Tem empresa médica que recebe mais de 100 mil, sendo que os médicos estão \”rodando\” nos hospitais da cidade. Sonho o dia que o Mnistério Público possa chegar lá igual fez em outros hospitais da cidade. Quando concursados, que passaram para trabalhar nesse hospital serão chamados?
Maravilhosa notícia!! Já tinha visto pela TV. Estou muito orgulhoso de termos um hospital como o Regional aqui em Santarém. Mostra a qualidade do nosso povo. Parabéns a todos os profissionais do Regional.