ESCOLA MUNICIPAL FLUMINESE – 41 ANOS
Amanhã, dez de março, a escola municipal Fluminense estará completando, 41 (quarenta e um )anos, de vez que foi fundada em 10.03.1971 ,por uma diretoria do Clube Fluminense Atlético Clube, o tricolor da presidente Vargas, liderada pelo saudoso Élvio Fonseca, tendo como diretores, Raimundo Dias Brito, Raimundo Solano, Renato Sussuarana, Geraldo Nogueira, Isaias Sete Lopes Martins, entre outros.
A escola surgiu para atender uma necessidade dos moradores do bairro (naquela época não se chamava comunidade), de Aparecida e Nossa Senhora das Graças, pois não havia escolas, suficientes, para atender a demanda das crianças dos bairros.
A princípio funcionava, no salão da sede social do Fluminense que era em madeira. E quando chegava o dia da realização das festas dançantes, desarrumava-se as salas de aulas para que se fizesse o evento social.
As professoras eram pagas pelo Clube e muitas vezes o material escolar era cedido pelo Fluminense, aos menores mais carentes. (não tinha bolsa escola), e hoje, muitos cidadãos, que por ali passaram, contribuem para a nossa sociedade.
Muitos anos após, o então prefeito Paulo Lisboa, resolveu, encampar a escola, passando a ser de responsabilidade do município, fazendo o prédio que foi-se ampliando e chegando até o que era, até poucos dias, quando o atual governo municipal, colocou todo no chão e está reconstruindo ou construindo um novo prédio, mais moderno e nos padrões do MEC, conforme me confidenciou-me a nossa Prefeita.
E, por sinal, pela segunda vez, fui consultado se havia alguma oposição do Fluminense ou da família do meu falecido pai, Élvio Fonseca, se mudassem o nome da escola e passasse a se chamar o nome do seu patrono, ÉLVIO FONSECA, respondi, o que já tinha dito, na primeira vez para a prefeita e fiz, com as mesmas palavras, na terça feira, dia 06, próximo passado ao Secretário de Planejamento Dr. Everaldo Martins Filho, que pelas palavras do próprio seu Élvio: quando quiseram dar o nome dele para a escola, na inauguração, ele respondeu, dentro da sua peculiar humildade, que: “ele muito pequeno para representar uma obra, um projeto tão grande”, e por isso eu deixava a administração municipal a cavalheiro para tomar a iniciativa adequada, de vez que isso é um ato do governo.
Algumas pessoas que presenciavam o meu diálogo com o Dr. Everaldinho, chegaram a dizer que pelo menos o seu Élvio ajudou a promover a educação santarena, além da didática, escolar, no esporte e no lazer, quando muitas pessoas receberam homenagens e não chegaram nem a atuar na educação.
Mas deixo as opiniões extras para depois e digo que muito me sensibilizou a lembrança dos dois membros do governo municipal que conheceram meu pai, quando eles eram ainda crianças, e participaram de muitas viagens, políticas, juntos com ele quando meu pai trabalhava no gabinete do prefeito Everaldo Martins, e sempre lhe tiveram consideração e apreço, até quando nos deixou em 06 outubro de 2006. E esta consideração continuou para com os familiares do, como sempre o chamavam, “seu Élvio”. Daí, creio eu, a razão para lhe homenagearem, como já fizeram com alguns santarenos que muito fizeram pela nossa terra e estavam esquecidos, como Gerardo Monteiro (que foi presidente do Fluminense e fez a planta da Sede), o seu João Alho,carinhosamente chamado por seus conterrâneos de “Seu Gigi”, por exemplo.
A escola, independente de mudança de nome ou não, continuarei a vê-la como uma obra deixada pelo meu pai e seus companheiros de lutas, no tempo em que Santarém, nem se sonhavam a chegar ao nível de educação a que chegou hoje. PARABÉNS ESCOLA MUNICIPAL FLUMINENSE, POIS, “ SE EXISTE GRANDE ESTA É UMA”
========================================
Hoje tem BAILE DE SAUDADE, na sede social do FLUMINENSE, em homenagem ao dia internacional da mulher. Com BANDA STILLUS, Caetano Delson, Dilane Freire, eaparticipação especial do Cantor Rai Brito.
essa escola e uma bosta
BOSTA BOSTA BOSTA BOSTA BOSTA BOSTA a escola ta uma BOSTA!
– A diretora exige uniforme e la nem e sala de aula ii agnt ta estudando dentro dii um forno poow ii quando chove ainda tem sala ki fika sem aula poor causa da chuva !
Uma sala Grudada na outra mt barulho mt calor, i sem contar que os preofessores tão mt frescos esse ano Eu falo mesmoh si tivessimos em um ambiente melhor para estudar eu não falaria isso ! cinceramente nem Horario de aula não deram ainda vo ti contar a escola ta uma BOSTA e uma bagunça só por favor deim um jeito nisso !
Prá quem conheceu Seu Elvio, ele merece emuito.