Presidente da Bolívia defende legalização da coca em Viena

Evo Morales

O presidente boliviano, Evo Morales, voltou a defender a legalização da coca, cuja inscrição na lista de substâncias proibidas constitui, a seu ver, um erro histórico.

Morales discursou nesta segunda-feira (12/3) na 55ª sessão da Comissão sobre Entorpecentes da Agência de Luta contra a Droga e os Delitos (ONUDC), em Viena, quando exibiu folhas de coca. “Peço a todas as instituições, a todos os países, que este erro histórico seja reparado”, afirmou.

Em 2011, a Bolívia decidiu se retirar da Convenção sobre Entorpecentes para defender a utilização da folha de coca pelos indígenas, declarou Morales.

A Bolívia, no entanto, quer voltar a integrar essa convenção, mas com uma reserva em relação ao mascar de coca.

Morales também destacou sua vontade de combater o tráfico de cocaína e que seu país precisa de mais ajuda internacional.

O ato de mascar e a infusão de coca são práticas milenares nos Andes com fins terapêuticos, e agem contra a fome, a fadiga e os efeitos da altitude, além de terem função ritual.

Fonte: Correio Brasiliense

Um comentário em “Presidente da Bolívia defende legalização da coca em Viena

  • 13 de março de 2012 em 15:53
    Permalink

    Cada país c/ sua cultura!

    Acredito q/ o respeito é sempre bom e mantem a paz.

    Quando o tema polêmico \’legalização das drogas ilícitas e afins\’, é feito aqui no Brasil, sou contra a legalização. (pq…)
    A Bolívia é vizinha do Brasil, lá realmente é normal mascar as folhas da planta.Nunca fui à Bolívia mas tenho um exnamorado q/ foi e ele me disse q/ a altitude lá lhe causou dor de cabeça,vertigem e ele, muito desconfiado, não queria mascar a folha mas terminou mascando pq funciona como remédio. \”Zoei\” ele qdo ele me confessou mas nada desrespeitoso, brinquei sem ofendê-lo mesmo pq temos o mesmo parecer sobre drogas ilícitas e afins.

    Eu torço p/ q/ os líderes de cada nação tenham sempre lucidez, inclusive nossos países vizinhos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *