Terminal de Itaituba será adequado às normas da ANTAQ

Terminal Hidroviário de Itaituba

O primeiro erro foi ele ter sido construído totalmente fora dos padrões oficiais. Dai em diante veio uma seqüência de outros erros que redundaram em sua interdição. Após ser detectadas erosões em sua viga, uma série de polêmicas ocorreu entre proprietários de barcos e Prefeitura, até que se encontrasse uma solução de bom senso sobre aonde os barcos iriam aportar para embarque e desembarque de passageiros, minimizadas por medidas paliativas que não acabou com as polêmicas constantes na mídia local.

Mas, após uma interminável espera sobre quem iria fazer os investimento devidos, o Estado resolve intervir com apoio do deputado Hilton Aguiar, que solicitou ao governador Simão Jatene uma saída para o problema. O Terminal Hidroviário de Itaituba receberá obras e serviços.

De acordo com os engenheiros civis George Zeferino e Francisco Oliveira, que já iniciaram os primeiros levantamentos, o terminal passará por três etapas de serviço. A primeira é o levantamento total de toda sua estrutura para ser verificado seus problemas; a segunda consiste em sua recuperação que inclui as vigas que estão com problemas de erosões comidas pela ferrugem e o último processo será o de adequação quando então estará se tornando oficial de acordo com a resolução 2390, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Além dos engenheiros contratados pelo Estado, outros cinco engenheiros estão em Itaituba agilizando as ações necessárias, já que o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly,  afirmou ao RG 15/O Impacto, que os recursos necessários para a execução das obras já estão devidamente alocados e contemplados na Agenda Mínima, dentro dos investimentos previstos para Itaituba.

Com as novas obras que já foram iniciadas com a desinterdição do Terminal Hidroviário, sua arquitetura passará por modificações em sua estrutura física, inclusive com construção de rampas para deficientes físicos, colocação de cadeiras e outras melhorias exigidas pela ANTAQ.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

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