MRN faz ação de ecologia de porta em porta

Ação ambiental da MRN

Informação é a arma contra o desperdício. Partindo desse pressuposto, a Mineração Rio do Norte (MRN) e os alunos da Fundação Vale do Trombetas promoveram mais uma ação sustentável no neste mês de março, com foco no  uso racional da energia elétrica e da água e o descarte correto de resíduos.

No último sábado (17), os moradores da cidade receberam em casa uma cartilha com dicas relacionadas à preservação ambiental acompanhada de uma sacola ecológica, como forma de reduzir o baixo consumo de sacolas plásticas no supermercado. Ao todo, foram visitadas 885 residências.

A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental e Conscientização Comunitária desenvolvido pela MRN.

Porto Trombetas foi o primeiro lugar do Brasil a receber a certificação da norma ISO 14001, ainda em 2001. A norma, que tem reconhecimento internacional, define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental efetivo, garantindo o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade de uma empresa e a redução do impacto ambiental.

Sexualidade se aprende na escola

O renomado médico e palestrante Jairo Bouer foi atração no cineteatro de Porto Trombetas, em Oriximiná, na manhã desta terça-feira (20). O médico foi recebido por um grupo de 226 adolescentes da Escola Professor Jonathas Pontes Athias para um bate-papo descontraído e informativo sobre sexualidade.

Foram quase duas horas de conversa e mais de cem perguntas respondidas sobre temas variados – desde o uso de preservativos, passando pelo início da vida sexual até gravidez precoce.

O estudante Paulo Eduardo Mendonça, 14 anos, foi um dos que participaram da discussão. “Fiquei surpreso em como ele abordou os adolescentes. Apesar de ser um adulto, ele fala como um adolescente. Isso facilitou a interação e deixou todo mundo a vontade para perguntar”.

A estudante Clara Suane dos Santos, 14 anos, aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas e se informar. “Foi muito interessante perguntar coisas que, às vezes, temos vergonha. Também foi legal a pesquisa que ele mostrou, do Ministério da Saúde, que mostra quem se protege mais, o homem ou a mulher, e como eram os jovens na década de 90 e agora. Mostra que a nossa geração é precoce”, relata.

Para Jairo Bouer, as perguntas ficaram dentro da faixa de idade desse público. “São perguntas que resultam da preocupação das meninas com a primeira relação sexual e dos meninos com o uso do preservativo. Em geral, as meninas sempre perguntam mais que os meninos”, conta o médico.

Jairo ressalta a importância do papel da escola na formação da sexualidade e diz que, de uma forma geral, a educação sexual tem contribuído para redução dos casos de gravidez precoce e de doenças entre os jovens. Mas lembra: “A informação é importante, mas o uso dela é que faz a diferença. Temos a família, a escola e também os veículos de comunicação que tratam do assunto, estes últimos, nem sempre da forma como se deve. Então, é interessante a escola fazer esse contraponto, colocando um viés educativo e trabalhando isso de forma transversal, ensinando ao adolescente como tomar conta do próprio corpo e da sua saúde”, pontua.

A coordenadora de Eventos e Projetos Especiais da Fundação Vale do Trombetas, instituição que administra a escola, Rozzane Gruba, afirma que levar informação ao público estudantil é uma necessidade. “Muitos adolescentes têm medo ou vergonha de perguntar aos pais ou aos professores. Então, existe essa necessidade de informar. A escola não é a única responsável e tem um papel educativo muito forte a desempenhar”, ressalta.

Jairo Bouer é referência no Brasil quando o assunto é saúde e comportamento jovem. O médico faz palestras em escolas, universidades, empresas e grandes eventos abertos à população.

O médico esteve em Porto Trombetas a convite da Mineração Rio do Norte. À noite, ele proferirá palestra sobre álcool e drogas.

Fonte: Érica Bernardo/MRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *