Chocolate e exercícios podem reduzir índice de massa corporal

Pessoas saudáveis que praticam exercícios físicos e comem chocolate regularmente tendem a ter menor índice de massa corporal (IMC) do que as pessoas que comem chocolate com menos frequência, revelou nesta segunda-feira (26/3) uma pesquisa realizada nos Estados Unidos.

O estudo, feito com uma população de mais de 1.000 adultos e publicado na revista Archives of Internal Medicine, reforça a idéia de que o chocolate faz bem para o coração, apesar do alto conteúdo calórico e de açúcar.

Os participantes do estudo, com idades entre os 20 e os 85 anos, disseram comer chocolate duas vezes por semana e fazer exercícios 3,6 vezes por semana, em média. A idade média dos participantes foi de 57 anos.

Chocolate

Aqueles que disseram comer chocolate com mais frequência do que o normal tendiam a ter menor proporção entre peso e altura, um cálculo feito tomando o peso de uma pessoa e dividindo-o pela altura multiplicada por dois. Um IMC normal varia entre 18,5 e 24,9.

“Os adultos que consumiam chocolate com mais frequência tinham um IMC mais baixo do que aqueles que consumiam chocolate com menos frequência”, destacou o estudo chefiado por Beatrice Golomb e seus colegas da Universidade da Califórnia em San Diego.

“Nossas descobertas de que a maior frequência de ingestão de chocolate está vinculada a um IMC menor são intrigantes”, acrescentou, ressaltando que é necessária uma pesquisa mais detalhada e talvez um teste clínico aleatório dos benefícios metabólicos do chocolate.

Embora o estudo não estabeleça um limite razoável ou benéfico para o consumo de chocolate, especialistas recomendam moderação. “Antes de começar a comer uma barra de chocolate por dia para não ter que ir ao médico, lembre-se que uma barra de chocolate pode conter mais de 200 calorias que, na maioria, provêm de gorduras saturadas e açúcar”, afirmou Nancy Copperman, diretora de iniciativas de saúde pública do Sistema de Saúde Judaico de North Shore-Long Island, em Nova York.

“Considere a possibilidade de limitar suas doses diárias de chocolate a 28 gramas ou adicione cacau em pó, que é muito pobre em gordura, à sua dieta uma vez ao dia”, sugeriu Copperman, que não participou do estudo.

Os benefícios do chocolate advêm dos polifenóis antioxidantes que melhoram a pressão arterial e ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia (açúcar no sangue). Outros estudos chegaram a relacionar o consumo de chocolate a uma redução do risco de morte por ataque cardíaco.

A curiosa capacidade do chocolate de melhorar a saúde do coração é geralmente considerada no contexto de um estilo de vida que inclui a prática de exercícios e uma dieta balanceada, segundo Suzanne Steinbaum, do Hospital Lenox Hill em Nova York, outra especialista que tampouco participou do estudo.

“Vimos em várias pesquisas os benefícios do chocolate e mais uma vez vemos que, como parte de um estilo de vida saudável, em geral o chocolate não contribui para aumentar o peso, mas de fato, pode ajudar a controlá-lo”, disse.

Fonte: Correio Braziliense

Um comentário em “Chocolate e exercícios podem reduzir índice de massa corporal

  • 27 de março de 2012 em 13:41
    Permalink

    É verdade!
    O chocolate amargo no qual percentagem de cacau (chocolate) é quase total, é o ideal!
    O \’x\’ da questão é comer somente um pedacinho ,coisa de miligramas, no café da manhã. É bom p/ o coração e tbm p/ o bom humor, SÉRIO!Ajuda principlmente quando a pessoa está \”naqueles dias\”…tenebrosos.

    NÃO PODE COMER MUITO SENÃO…FERRA TUDO!O difícil é isso, aliás é uma tortura p/ quem é compulsivo…rs..rs…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *