Contabilistas de Itaituba e Basa realizam palestra em Trairão

Luzinete Pinheiro

Na sexta-feira, dia 23, com promoção da Associação dos Contabilistas de Itaituba, que tem na presidência Luzinete Pinheiro, ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Trairão, uma palestra com a presença do gerente do Banco da Amazônia, Francisco Alfaia, cujo tema foi “Microempreendedor Individual”.

A explanação com uso de datashow visou estimular aos empreendedores que necessitem de crédito para expansão dos seus negócios com juros acessíveis e pagamentos facilitados, para fomentar a formalização de pequenos negócios.

Inicialmente o gerente do Basa, Agência Itaituba, relacionou ao público que compareceu em bom número sobre os dois tipos de financiamentos adequados ao perfil dos empreendedores individuais. O Setor Comercial do Basa explicou que há duas linhas de créditos do FNO, sendo uma para empréstimos de cinco mil reais e outra para 15 mil reais, dentro do Simples Nacional.

Empreendedores participaram do evento

Quanto aos entraves sobre o empréstimo, o gerente Francisco Alfaia disse que tem sido comum a documentação incompleta e também a dificuldade para se conseguir avalistas, mas respondendo a um questionamento de um agricultor no local, reiterou que cada pessoa que conseguir empréstimo poderá ter o outro parceiro como avalista e vice e versa.

Sobre o problema de comprovante de residência em relação ao Trairão, disse que o IPTU é aceito como documento. Quanto ao empréstimo de cinco mil reais, explicou que se trata de um capital de giro isolado, já que inicialmente é liberado apenas 50% do valor, com juros de 6,75% de juro ao ano, sendo pago em 24 meses e um de carência com parcelas de R$119,00.

Quanto ao fato de não haver uma agência do Basa no Trairão, o assistente comercial Heusbesth Pinheiro explicou que isso não seria problema, já que o Banco realiza visita gerencial dando andamento a linha de créditos fazendo o cadastro com análise geral com documentos necessários para ser elaborada a proposta e sua com seqüente aprovação

As duas linhas de crédito, segundo do explicou Heusbeth, são para micro e pequenas empresas para o empreendedorismo individual. Para Luzinete Pinheiro, presidente da Associação dos Contabilistas de Itaituba e organizadora do evento, o encontro foi um grande sucesso, já que o plenário da Câmara lotou e as pessoas saíram motivadas, haja vista que mesmo se tratando de quantia financeira não tão elevada, mas é um capital que pode alavancar um pequeno negócio com probabilidades de crescimento no mercado.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *