Uso inadequado de produtos de beleza pode provocar danos à saúde

Produtos de beleza

Por trás do forte apelo de consumo presente no mercado de cosméticos para a busca da beleza de homens e mulheres podem estar escondidos alguns perigos para a saúde. O alerta foi feito pela farmacêutica Rita de Cássia Dias, responsável pelo Grupo de Vigilância Sanitária em Cosméticos.

“É importante certificar-se de que o produto tem procedência legal ou que seja registrado no Ministério da Saúde por meio da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, diz a farmacêutica. Ela alerta que é preciso ter muito cuidado para não cair na armadilha de produtos clandestinos em oferta, sem a devida supervisão de profissionais especializados.

Rita de Cássia ressalta que o uso inadequado de alguns produtos, mesmo que regulamentados, pode também trazer problemas para o consumidor. É o caso, por exemplo, cremes utilizados sem orientação médica para descamação da pele à base de ácido retinoico, que, segundo a farmacêutica, podem provocar até queimaduras fortes de segundo grau.

Ela informou que irritações e alergias estão entre os principais efeitos do uso inadequado de cosméticos apontados em 120 notificações analisadas pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Reações como essas foram relatadas por médicos, serviços de saúde e consumidores em 60% das notificações registradas no Centro de Vigilância Sanitária.

Vermelhidão e coceira aparecem em 35% das notificações e queimaduras, em 8%. Mais da metade (54%) dos problemas decorrentes do uso de cosméticos referem-se a agressões à pele, aos olhos e a outras partes do corpo, incluindo cabelos e unhas. Há registro também de reclamações contra alisantes e produtos para hidratação e maciez dos cabelos; protetores solares, fraldas descartáveis, desodorantes e cremes antirrugas e anticelulite.

“Foi possível perceber que as reações por cosméticos são causadas, sobretudo, pelo livre acesso das pessoas aos produtos, pelo uso inadequado e/ou precoce, pela mistura de diferentes apresentações e pela crença de que cosméticos não fazem mal à saúde”, destacou Rita de Cassia .

Segundo a Secretaria de Saúde, na maioria das notificações, não foram detectados casos graves. Ainda assim, a farmacêutica aconselha os consumidores a suspender o uso do produto, ao menor sinal de que ele esteja provocando alguma reação no organismo. Se a pessoa notar um sintoma mais agressivo, deve procurar imediatamente um médico.

Notificações para a Vigilância Sanitária podem ser feitas por meio do endereço eletrônico www.cvs.saude.sp.gov.br.

Fonte: Correio Braziliense

Um comentário em “Uso inadequado de produtos de beleza pode provocar danos à saúde

  • 7 de abril de 2012 em 18:54
    Permalink

    Temos muitos produtos nacionais de excelente qualidade p/ tudo: maquiagem, p/ pele p/ cabelo, perfumes etc etc e tal.

    Os importados são inquestionáveis. Longe de eu querer menosprezar os produtos nacionais mas a alta qualidade dos importados é inigualável.
    Visível a olhos nu!

    Tenho produtos nacionais e importados, tudo ajuda. Depois dos 30 a gente não pode se dar ao luxo de fazer certas extravagâncias de garotinhas: sair de cara lavada, esquecer do filtro solar diário, produtos p/ cabelo não é gasto é INVESTIMENTO! Cabelo bem cuidado é um charme em qualquer mulher!

    O segredo da beleza : vem de dentro! Estar de bem consigo, c/ as pessoas, c/ a vida! Não quer dizer q/ vc tem q/ andar super simpática todo o tempo! Particularmente acho isso até estranho. MAs não custa nada um bom dia, boa tarde… um pedido de desculpa numa esbarrada ou numa barbeiragem no trÂnsito; ou um obrigado depois de receber uma simples gentileza.
    Tem pessoas q/são bonitas mas parece q/ falta sal. Sabe o bonito sem graça? As vezes é pq falta um pouquinho de maquiagem: um batom , uma máscara de cílios, um blush, um simples toque de cor ou brilho (gloss).
    Conheço um monte de moças bonitas mas q/ se boicotam: só andam c/ cabelo amarrado e pior, não é nem num rabo de cavalo bonito mas um coque parece um saco, decadente, horrível!

    Tem dias q/ a gente não está a fim de nada, sai até de moleton… descambelada,c/ cara de louca. Toda mulher tem seus dias de \”bode amarrado\”.

    Hoje aprendi a me analisar, auto-senso crítico, senso do ridículo! Isso sempre é bom ter! Por mais q/ as vezes estejamos super p/ cima e parece uma peruona de marca maior, ou parece uma riponga rs…é sempre bom ver o q/ te favorece.Se vc está gorda, nada de usar roupas \”peiadas\”, isso acaba! Assim como não precisa usar uns vestidos parece saco de botijão de gás! Se vc é magra aí esnoba…qualquer roupa cai feito uma luva! Cuidado tbm se vc for muito magrinha p/ não se vestir toda justinha e ficar parece um \”capim gordo\”.
    Maquiagem de dia é um estilo, à noite é outro. Nunca dormir maquiada! Isso é crime hediondo. Dentre outros males,causa envelhecimento precoce.

    P/ encerrar: vc pode usar os produtos impotados de ultima geração mas se vc não se alimenta bem, c/ QUALIDADE, se vc não dorme bem, ESQUECE RESULTADOS BONS! Bebida, cigarro, drogas, farras em excesso … isso acaba c/ qualquer pessoa em dois tempos!
    Tomar remédios adoidado (s/ orientação médica),principalmente antibióticos, além de fazer mal p/ saúde, causa envelhecimento precoce.

    Claro q/ tem pessoa q/ é tão bonita q/ até chorando, fazendo careta, continua bela.

    Me considero simpática, as vezes um …, mas me amo. Aprendi q/ as coisas começam PELA GENTE! Mesmo nos meus dias de cão não fico depressiva. Tenho horror a baixo astral, a maledicência… Quando vejo um amigo triste deprimido, procuro ajudar mas se percebo q/ a pessoa não quer se ajudar me afasto pq senão me contamino! Me irrita. Isso é outar história.

    Beleza é algo subjetivo, mas nós temos q/ nos amar como Deus nos fez! Esse negócio de se achar o cão chupando manga, isso é coisa do diabo! Insatisfação constante, ficar todo tempo se achando uma droga isso é encosto de alma penada. Procure se achegar a Deus p/ coisa ruim sair. Pode parecer engraçado mas é sério.

    Somos obras de DEUS! Temos q/ nos amar p/ podermos amar os outros!

    BOA PÁSCOA!

    PS: A PÁSCOA É UMA DATA DAS MAIS IMPORTANTES SE NÃO FOR A MAIS IMPORTANTE P/ NÓS CRISTÃOS: TEMOS Q/ IR A IGREJA DE LIVRE E ESPONTANEA VONTADE COMEMORAR C/ CRSITO A VITÓRIA DELE SOBRE A MORTE!
    LOUVAR AGRADECER LOUVAR MUUUITO BENDIZER A VIDA E AOS NOSSOS IRMÃOS EM CRISTO, MESMO C/ AQUELES Q/ A GENTE NÃO \”TOPA MUITO\”.

    FELIZ PÁSCOA A TODOS MEUS IRMÃOS EM CRISTO!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *