MST invade sede do ministério do Desenvolvimento Agrário

Manifestantes sem-terra invadem o Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília

O prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Brasília foi invadido por volta das 5h40 desta segunda-feira por um grupo de militantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). De acordo com os manifestantes, cerca de 1,5 mil pessoas protestam contra a diminuição de investimentos em desapropriações de terras no país por parte do governo federal. Segundo a Polícia Militar, o número de invasores não passa de 300.

– Não tem hora nem dia ( para desocupar). Viemos aqui para acampar. Vamos esperar sinalização do governo – disse o porta-voz do MST Alexandre Conceição

Eles não deixam ninguém entrar no prédio onde, além do MDA, funcionam também o Ministério do Esporte e a Secretaria de Igualdade Racial. Um carro de som está na entrada do estacionamento, que foi bloqueado por cones. O MST promete paralisar rodovias e o Incra nos estados, com exceção do Amazonas, Acre e Amapá.

– Estamos esperando que a presidente cumpra o discurso – afirmou Alexandre em referencia à promessa de assistência técnica aos assentados

A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, conhecida como “Abril Vermelho”. Na terça-feira, estão programadas atividades de vigília em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e um ato público na Câmara para relembrar a morte de 21 sem-terra em Eldorado dos Carajás, há 16 anos.

Entre as principais reivindicações dos trabalhadores, estão a elaboração de um plano emergencial para o assentamento das mais de 186 mil famílias acampadas e a criação de um programa de desenvolvimento dos assentamentos, com investimentos públicos em habitação rural, educação e saúde, além de crédito agrícola. Os manifestantes pedem ainda a marcação de uma audiência com a presidente Dilma Rousseff.

– O primeiro ano do governo Dilma foi o pior para a criação de assentamentos dos últimos 16 anos. Agora em abril, o Ministério do Planejamento cortou mais de 60% do orçamento do Incra, o que deve inviabilizar os programas de assistência técnica e educação. Não podemos admitir que a burocracia do governo corte as verbas relacionadas à melhoria da produtividade e à educação, compromissos sempre tão reforçados nos discursos da presidenta Dilma – afirma Alexandre.

Em nota, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, informa que as negociações com o MST serão retomadas somente após a liberação do prédio pelos manifestantes. E serão tomadas as “providências jurídicas cabíveis para reintegração de posse”.

“ O ministério conta com o bom senso do MST no sentido de espontaneamente desocupar o prédio, para que possa ser dada continuidade a uma agenda de negociações já iniciada, dentro do espírito democrático e republicano que é a marca deste governo”, diz o texto

Segundo o ministério, na última quarta-feira foi realizada reunião com a participação do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e ficou estabelecida uma agenda de negociações entre o governo federal e o MST.

O porta-voz do MST diz que “ primeiro negocia, depois desocupa”.

Fonte: O Globo

Um comentário em “MST invade sede do ministério do Desenvolvimento Agrário

  • 16 de abril de 2012 em 19:05
    Permalink

    O Lula se não me engano gostava de criar cobras.

    A verdade é q/ tem coisas q/ existem no Brasil q/ são LINDAS, UM ESPETÁCULO mas somente no papel, é tbm o caso da Reforma Agrária.
    SABEM MESMO P/ Q/ O INCRA EXISTE????? Pois é!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *