Baleia encalha na praia de Marudá, em Marapanim

O animal conhecido como “Falsa orca” foi encontrado pela própria população, que acionou as autoridades

Uma baleia conhecida como Falsa-Orca foi encontrada encalhada por volta de 13h de sexta-feira (20), em uma praia de Marudá, no município de Marapanim, no nordeste do Pará. O mamífero foi encontrado pela própria população, que acionou as autoridades.

O animal foi encontrado sem a cauda quando o grupo de pesquisadores da “Rede de Encalhes do Norte” chegou ao local. Não há informações de que o mamífero tenha sofrido maus tratos.

A Falsa-Orca (Pseudorca crassidens) tem aproximadamente 3 metros de comprimento e trata-se um animal jovem. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um adulto pode chegar a 6 metros e pesar até cerca de uma tonelada.

Segundo a rádio Tropical, que atua no município, os moradores ficaram surpresos ao notarem o animal. Muitos curiosos se aglomeram para ver o mamífero.

O Ibama informou que está articulando com a Prefeitura de Marapanim para retirar a carcaça da Falsa-Orca do mar. Após a retirada, o animal será objeto de estudo e deve ser transferido para a Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal, ou para a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém.

Esta seria a primeira vez que um animal desta espécie teria encalhado na costa paraense. As causas da morte do animal ainda serão investigadas pelos pesquisadores.

Fonte: DOL

2 comentários em “Baleia encalha na praia de Marudá, em Marapanim

  • 21 de abril de 2012 em 15:04
    Permalink

    essa baleia nao pode ter morrido sosinha alguem ajudou porque a coitada tava 100 a nadadeira traseira e a sua nadadeia esquerda estava quase saindo para mim alguem a matou .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *