Informe RC

AMERICANA GENTIL

Numa coisa a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, é bem informada a respeito do Brasil: de no governo Federal inimigos do alheio estarem agindo à vontade e da companheira Dilma gostar de elogios.  Na sua última vinda ao País, em Brasília, a ministra dos Estados Unidos declarou da Presidente brasileira estar se transformando numa referência global, pela luta do governo no combate a corrupção, mas não deve ter sido informada pelo embaixador do Tio SaM dos ex-ministros exonerados e dezenas de servidores afastados “todos” acusados de desvios pela Controladoria Geral da União, nem um foi punido, a não ser com a perda da sinecura e ainda haver no Ministério ministros envolvidos nesta prática. A companheira tem inibido os avanços, o que não fazia o ex, Lula, mas acabar com a doença e a impunidade está longe. No fundo, a americana quis ser gentil.

ZORRA NO TRÂNSITO

A mídia local divulga: nem bem terminou o mês o trânsito em Santarém causou 6 mortes e 2 amputações em 15 dias, nem um acidente ocasionado por falta de sinalização. Imprudência ou gestão de bebidas alcoólicas. Na última blitz realizada pela Polícia Militar dezenas de veículos e motos foram apreendidos e conduzidos ao Quartel do 3° BPM, trafegavam de maneira irregular. O professor Clauriberto Levi, maior entendido da matéria “trânsito” no Oeste paraense, deve estar “surdo” de tanto falar: falta educação “conhecimentos” aos condutores para reduzir acidentes e preservar vidas. Como não é político, não é ouvido, a tendência é a situação piorar se providências não forem tomadas, as autoridades encarregadas de dar segurança à população deviam se unir e tirar de circulação condutores sem habilitação, carros e motos aos milhares produtos de furtos e financiados a laranjas, que infernizam o tráfego na cidade, sem isso vai virar zorra.

CAMPEÃ DAS CAMPEÃS

A Praça Gigi Alho desabada no início da orla em frente à cidade, na opinião de entendidos em engenharia, não retrata a força das águas e sim a pobreza do material empregado na obra. O mesmo ocorre em outros trechos do cais com estrutura comprometida “visível” com sérios riscos de desabamento, contando com ajuda, nesta época invernosa, de dezenas de embarcações as quais servem de porto de carga e descarga. O secretário de Planejamento, que tecnicamente não entende da coisa, por ser médico, afirma das fissuras no verão serem recuperadas. Não é segredo ao governo Municipal de maior parte da orla (1ª etapa) executada pela campeã em superfaturamento, construtora Mello Azevedo, estar corroída pela erosão, com trechos ameaçados de virem ao chão, basta ler o relatório, da vistoria in-loco, feito por auditores da CGU, ver a quantidade e preço do material empregado, medir o tamanho do rombo e vislumbrar o que deixou de ser feito. Remendar é jogar dinheiro fora, fazer um novo seria o melhor caminho.

PRA INGLÊS VER

Nesta segunda quinzena do mês, a mesa diretora do Senado Federal, a unanimidade, retirou dos deputados federais e senadores o recebimento do 14° e 15° salários, criados com a justificativa de ajuda de custo aos congressistas, ainda a ser aprovado no plenário da Câmara e Senado. Iniciativa de uma Senadora licenciada do PT “chefa da Casa Civil”, a qual dizem existir desde a década de 1940, mas na de 1980, quando Federal, não existia, a não ser o 13° pago em duas vezes no início e final de cada ano. A perda de R$53.400,00 anuais, de cada parlamentar, deve ser medida moralizadora para inglês ver. Como no Congresso nada se perde tudo se transforma, esta diferença deve ser compensada com aumento da verba de gabinete ou na indenizatória. No fim tudo fica no mesmo.

OBSERVADOR

Comentam, de pessoa ligada ao secretário especial Sérgio Leão, administrador do PSD no Estado, de propriedade do governador Jatene, ter passado, incólume, 3 dias em Santarém, se informando da atuação da legenda. Dizem ter retornado a capital levando uma certeza: dos filiados do PSD, com exceção do Sílvio Neto, presidente da Comissão Provisória no Município, estarem comprometidos até o pescoço, e trabalharem na surdina com o candidato a prefeito do PT. Só deu 1 pro Von: o do Neto.

JUÍZA PREMIADA

A existência de enquadrados na lei da Ficha Limpa, vista como destinada a punir políticos por comportamento pouco republicanos, está sendo levada através de leis a todos os setores da administração pública, só faltando serem mais rígidos nos Tribunais de Justiça, onde magistrados responsáveis em punir maus feitos em nome da sociedade não resistem a tentação ao dinheiro fácil. Caso envolvendo membros do Poder Judiciário está se tornando banalidade. Semana passada, no Pará, o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado considerou procedente acusações feitas pela OAB contra uma Juíza da Comarca de Xinguara, por cometer irregularidades e comercializar sentenças, puniu a servidora com afastamento da função e aposentadoria “férias permanentes” com vencimento proporcional ao tempo de serviço, ou seja, foi premiada. Bom, né? Se fosse comerciária ou doméstica, seria Justa Causa.

INCÔMODA E VERGONHOSA

Segundo dados fornecidos pela Confederação Nacional dos Municípios, 89 prefeitos estão aptos a concorrerem às eleições municipais de outubro no Pará, só 75 tentarão a reeleição, os outros 14 devem estar bronqueados com a Justiça ou reconhecem não terem condições de competir e ganhar. Na relação divulgada não consta o de Oriximiná, Luis Gonzaga Viana “PV”, esquecimento ou receio por ainda estar na lista negra do Tribunal de Contas da União acusado por técnicos do órgão de, com ajuda da empresa construtora Mello Azevedo, superfaturado obras com verbas do Ministério dos Transportes, acima de 1 milhão e meio de reais, cobrado há anos. Na região Oeste paraense é o único nesta situação incomoda e vexatória.

TOGAS AGITADAS

Domingo último no programa Fantástico da Rede Globo foi mostrado ao País a convivência criminosa entre traficantes de drogas e contrabandistas com um desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas, onde com dinheiro compravam liberdade de presos sentenciados. Esta semana o Superior Tribunal de Justiça afastou dois no Rio Grande do Norte, suspeitos de desvios de 11 milhões de reais destinados a pagamento de precatórios, repassados pelo Estado e municípios, usando uma funcionária ex-chefa do setor. No Amapá, tido como um Estado corrupto, nesta segunda, 23, a Corte Especial do STJ suspendeu 5 dos 7 conselheiros do Tribunal de Contas acusados de desviarem 100 milhões do órgão, “proibindo a entrada dos punidos na sede do Tribunal”, comandado por ex-presidente da instituição, também ex-detento, por meses (2010) da penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. Foram afastados, mas vão continuar recebendo. Não tem coisa melhor, no fim ganham de presente a aposentadoria, indo gozar com familiares a grana entocada, talvez em Miami.

O TEMOR SE ALASTRA

Superando assaltos, corrupção e drogas, a violência urbana seguida de mortes toma conta do País. No estado de São Paulo, o Governador determinou redução de policiais em órgãos públicos para policiarem ruas. A insegurança diante da bandidagem organizada tira o sossego dos encarregados da segurança pública e começa a preocupar membros da Justiça, imagine as famílias. Em Belém, grupos de Juízes do Poder Judiciário do Estado começaram treinamento teórico e prático para manuseio de arma de fogo “curtas”, ministrado por investigadores da Polícia Civil a pedido dos magistrados, por se sentirem estarem sujeitos a ameaças de bandidos. Verdade. Ninguém estranhe de breve promotores dos Ministérios Públicos, estadual, federal e professores nas escolas sejam tomados dos mesmos temores.

DEPUTADO DO ANO

Deputado, pastor da Igreja Universal, Divino Santos “PRB”, tem tudo, pelos seus avanços em verbas públicas, para ser escolhido pela Justiça o Parlamentar do Ano, com a descoberta do Ministério Público Estadual, do religioso freqüentar as praias dos lençóis maranhenses no Estado vizinho, longe dos fiéis, se hospedando em flats de luxo, para dar vazão aos seus instintos sexuais, usando verba indenizatória e de ter lotado em seu gabinete como assessora, doméstica especializada em forno e fogão, mas prestando serviços em sua residência. Recente, Ministério Publico e Polícia Civil numa operação na Assembléia prenderam duas proprietárias de ONGs servidoras da Casa, trabalhando no gabinete do pastor, que receberam 500 mil reais cada, sem prestarem contas em convenio irregular com o Legislativo. Será se o iluminado Divino sabia?

TARDE, MAS CHEGA

A Justiça, às vezes tarda, mas chega. Quem se lembra do caso dos meninos (9) emasculados em Altamira, com idades de 8 a 14, alguns mortos outros mutilados, entre os anos de 1989 a 2003, tendo entre os praticantes “4” dos crimes descobertos um médico ginecologista que obedeciam ordem de uma vidente, Valentina Andrade, ligada a uma seita surgida na Argentina “Universal Superior”, autora de um livro Deus a Grande Farsa? Pois é, o médico Césio Brandão, condenado a 56 anos de prisão, em liberdade a 18, graças a liminares, semana passada teve a condenação mantida pelo Supremo “depois de ter recorrido a todas as instâncias judiciais” e não caber mais recursos no processo, determinou ao réu cumprir pena sem direito a cela especial. A vidente, com histórico de assassinatos no Paraná, foi a única a ser absolvida.

PAÍS ATRASADO

Ano passado, com apoio do Congresso boliviano, o presidente Evo Moralles aprovou Decreto Lei anistiando veículos irregulares circulando em seu território, obrigando regularização imediata junto ao setor de trânsito mediante pagamento correspondente a 5 mil reais cobrados pelo governo para oficializar o furto. A grita dos roubados nos países vizinhos foi grande, principalmente no Brasil, onde carros furtados tomam rumo da Bolívia através da fronteira, quando não o do Paraguai, onde são trocados por drogas. Atualmente, 500 num universo estimado acima de 15 mil puxados no Brasil e rodando com novas placas na nação vizinha, foram localizados pelos donos, presos e colocados em pátios alugados. Falam em devolver, só não dizem quando, culpam a burocracia bolivariana pela demora. País atrasado tem dessas coisas.

DE 1.210 SÓ 89

O Brasil continua possuindo maior número de advogados e cursos de Direito do mundo: 1.210 faculdades. Em cerimônia realizada, 19/04, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, foram entregues certificados da última série do “Selo OAB”, destinados as melhores existentes no País. Apenas 89 receberam o cobiçado selo de qualidade da entidade, ou seja, onde são ministrados cursos jurídicos satisfatórios, as outras, acima de 90%, mais de 1.100, os formandos pelo critério adotado pela OAB, pouco ou nada aprendem, viram fregueses em reprovação nos testes da Ordem. No Pará, três conseguiram a honraria, duas de Belém e uma do interior, de Marabá. Um dia pode chegar a vez das de Santarém. Será?

QUASE DEFINIDO

A indicação da professora Maria José Maia “DEM”, irmã do federal Lira Maia, em pré-candidata a vice-prefeita do estadual Alexandre Von “PSDB” na disputa pela Prefeitura, mostra do quadro político estar quase definido. No início de junho deve ser sacramentada a adesão do PMDB a Inácio Correa “PT” com os peemedebistas indicando o vice e mais alguns penduricalhos. Agora, a curiosidade é saber quem será o apontado pelo deputado Antonio Rocha. No “Senadinho” das laterais da Garapeira Ypiranga (Praça da Matriz) falam em dois nomes: Sandro Lopes e do advogado Luis Alberto Figueira, o popular Pixica.

 

Por: Ronaldo Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *