Votação vai indicar elementos que representam Santarém

Encontro das águas

“Lembranças que ficam na memória dos visitantes e nos orgulham enquanto moradores da cidade”. É com esta frase que o governo municipal, através da Secretaria de Turismo (SEMTUR) justifica a decisão de dar continuidade às discussões iniciadas durante evento realizado nos dias 3 e 4 de abril, que escolheu os elementos que identificam Santarém a partir dos cinco sentidos: audição, olfato, visão, tato e paladar.

Encontro dos rios Tapajós e Amazonas

Apontadas as alternativas, a Prefeitura, com o apoio de empresas privadas e profissionais do turismo, prossegue com o processo de votação para selecionar os ícones que melhor caracterizam nossa cidade e que passarão a ser referência na identidade turística e cultural de Santarém. A população opina, escolhendo cinco elementos (um para cada sentido), além de um outro que será o símbolo da cidade. São essas as opções:

 

 

Visão: Qual a imagem que representa Santarém?

1.       Encontro das Águas;

2.       Centro Histórico;

3.       Lago do Maicá;

4.       Orla da Cidade;

5.       Alter do Chão;

Audição: Qual o ritmo que lhe faz lembrar Santarém?

1.       Carimbó;

2.       Curimbó;

3.       Marambiré;

4.       Gambá;

5.       Pretinha da Angola;

Paladar: Qual a Iguaria Típica que caracteriza Santarém?

1.       Farinha de Tapioca;

2.       Charutinho;

3.       Avium;

4.       Melão Regional;

5.       Bacaba;

6.       Piracuí;

Tato: Qual a matéria prima que representa Santarém?

1.       Cuias (Cuia);

2.       Cerâmica (Argila);

3.       Trançados do Arapiuns (Palha de Tucumã);

Olfato: Qual o cheiro que lhe faz lembrar Santarém?

1.       Patchouli;

2.       Cupuaçu;

3.       Andiroba;

Qual o Símbolo de Santarém?

1. Rio e Floresta;

2. Muiraquitã;

3. Caboclo e Cabocla;

4. Botos;

5. Símbolo do Sairé;

Os postos de votação serão disponibilizados nos seguintes locais: UFOPA/Campi Salé e Tapajós (30/04 a 04/05); CR Turiano (30/04 a 05/05); Massabor (30/04 a 12/05); Mania de Pizza (30/04 a 12/05); SEMTRAS (07/05 a 11/05); Restaurante Popular (07/05 a 11/05); IFPA (07/05 a 11/05); EXPOIESPES (24/05 e 25/05); IESPES (26/04 e 27/4); Terminal Fluvial Turístico – TFT (26/04 a 30/05); CAEC (30/04 a 25/05) e Escola do Parque (30/04 a 25/05).

A Coordenação da votação também disponibilizará postos itinerantes nas escolas públicas estaduais e privadas, com agenda a ser divulgada posteriormente. A ideia é que a urna visite a cada dia, uma escola diferente.

Encerrado o processo de votação no final do mês de maio, a apuração das escolhas será feita e o resultado divulgado em data a ser informada.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

3 comentários em “Votação vai indicar elementos que representam Santarém

  • 1 de maio de 2012 em 01:43
    Permalink

    Gostaria de mostrar aos meus netos as belezas da minha terra natal.
    Até lá, peço encarecidamente aos representantes das Políticas Públicas da Pérola do Tapajós, que não me tirem essa oportunidade, haja vista, o comércio ter sufocado nossos espaços culturais e modificado a paisagem com soja….
    O valor a Santarém deve começar nos locais de ensino, priorizando a pessoa, a qual detem o poder da mudança, mas, será que vão deixar….

    Resposta
  • 29 de abril de 2012 em 18:24
    Permalink

    ENGRAÇADO! ALTER DO CHÃO QUE REPRESENTA O MAIOR INTERESSE DE TURISTA PARA REGIÃO, SEQUER TEM POSTO PARA O POVO QUE MORA E FREQUENTA DÁ A SUA OPINIÃO!

    Resposta
  • 28 de abril de 2012 em 19:58
    Permalink

    Se realmente o belíssimo centro histórico que temos fosse revitalizado, como aconteceu em outras cidades que tem tal patrimônio histórico, com toda a certeza seria uma imagem belíssima de nossa cidade. Pena, que ao voltar a Santarém todos os anos, para passar minhas férias, vejo que isso não ocorre. Quase todos os prédios históricos mal cuidados, ou outros já destruídos, como é o caso da antiga Panificação Lucy. É uma pena, pois juntamente com a poeira das ruínas desses prédios, vai junto a memória de nossa cidade. Lembrem-se, quem não conhece seu passado,não tem identidade, DNA. Isso é tarefa do poder público, zelar por essa história, e também dos habitantes da cidade. Isso deveria partir da educação nas escolas, com uma matéria que abordasse tais assuntos históricos.Fica ai a dica para o poder público municipal. Santarém apesar de todos os desmandos, amo-te demais. Um abraço a todos os santarenos, que assim como eu, adoram essa cidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *