Bocão Ed. 884

Bocão

PRESTÍGIO

Fiquei sabendo que o competente promotor de justiça Paulo Roberto Monteiro vai disputar uma vaga à Câmara Municipal de Santarém, com amplas possibilidades de ocupar uma cadeira. Ele que é pessoa de amplo conhecimento e com boa penetração em todas as camadas sociais.

CAMPANHA

Sem dinheiro os candidatos à Prefeitura e Câmara estão andando e prometendo que a partir de julho vão ajudar os eleitores. Muitos dizem: “Não tenho dinheiro, mas se ganhar vou ajudar com o salário de Vereador. O salário vai ser somente para ajudar quem votar em mim”. Menino bom!

ALIANÇA

Fiquei sabendo que as lideranças do PMDB e PT já tiveram uma conversa para manter a aliança para a disputa da Prefeitura de Santarém. Após os comentários na minha coluna, os contatos iniciaram e pelo que me contaram, o amor entre PT e PMDB vai continuar. Vamos aguardar até julho.

PSDB

A vontade do deputado Alexandre Von é ter Maurício Corrêa como vice. Lira Maia não quer perder a vice de Alexandre, porém, não tem nome que supere Maurício Corrêa. Lira Maia não vai aceitar esse acordo fácil. Forças do PSDB vão chamar Lira Maia e tentar mudar sua vontade. Sem Lira Maia no conjunto, dificilmente Alexandre ganha a Prefeitura.

JATENE CACHOEIRA

Comenta-se que o envolvimento do governador Jatene foi ter concedido um aditivo no contrato com a Delta de R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais) e não ter cancelado o contrato milionário com os aluguéis dos veículos já que em campanha esse assunto foi ventilado e se havia vícios contra o Estado, a obrigação do governador Jatene era cancelar, já que prevalece o interesse público e zelo pelo recurso do contribuinte. Se o contrato constar vício, o Governador tem a obrigação de cancelar. Ou só serviu na época de campanha?

PREJUÍZO

É momento do Governo do Estado suspender a cobrança do ICMS dos empresários que estão sendo atingido pela enchente. Caiu o movimento do comércio em 60% e os empresários estão em situação difícil. Como é estado de força maior, o Governo deve suspender o recolhimento do ICMS. Cadê os deputados Alexandre Von e Lira Maia e o vice-governador Helenilson Pontes? Eles juntos deveriam agir em favor da classe empresarial, que já pensa em demitir 50% do quadro de funcionários.

DENGUE

A redução do número de casos de dengue em Santarém está sendo comemorada pela DIVISA. Foram 270 casos de janeiro a março. Se comparados com os casos registrados apenas no mês de janeiro, verifica-se o registro de cerca de 30 casos. O sucesso está sendo atribuído principalmente à instalação de cerca de mil armadilhas chamadas de ovitrampas. O chefe da DIVISA, médico Paulo Sérgio Pimentel, adverte que como já há casos de epidemia do tipo 4 em outros estados, a preocupação é de que pelo menos aqui na região as pessoas tenham imunidade contra o tipo 4. A prevenção continua sendo a melhor arma para a redução dos casos.

SEGUNDO TURNO

O Cartório Eleitoral aumentou a sua estrutura de atendimento, disponibilizando desde quarta-feira passada, pelo menos 10 servidores para atender a demanda de quem procura o local. Com uma média de 500 atendimentos diários e com o horário tendo sido ampliado para o período de 8 às 18 horas, bem que poderia ser um indicativo de que seria possível alcançarmos os 200 mil eleitores aptos a votar nas eleições municipais. Acontece que o prazo termina no dia 9 e pelo menos metade das pessoas que procuram o cartório não estão interessadas em fazer alistamento e sim transferência para que possam votar na zona que pertence a Mojuí dos Campos, que vai escolher o primeiro Prefeito e respectivos vereadores. Não será desta vez que Santarém terá segundo turno. A previsão é de que apesar da corrida, o número de eleitores não deve chegar a 197 mil eleitores.

AGENTES DE SAÚDE

“A Prefeitura não se esquece das pessoas que trabalham todos os dias em Santarém”. Esta frase faz parte de uma peça publicitária da prefeitura de Santarém. Pelo visto, a referência passou longe dos agentes municipais de saúde, que estiveram na segunda-feira passada pedindo apoio dos vereadores de Santarém, que intercedam junto à Prefeitura para que suas férias atrasadas sejam pagas. Os agentes podem vir a público sem medo de demissão, pois agora são considerados efetivos. Deferente de muitos “temporários” que estão na mesma situação, que se abrirem o bico, certamente sofrerão retaliações.

LONGA ESPERA

Pelo menos 30 pessoas já estavam “garantindo vagas” para atendimentos desde às 3 horas da tarde, na quarta-feira, para serem atendidas no dia seguinte na Gerência Regional do Ministério do Trabalho. A maioria era para sanar pendências do seguro desemprego. O flagrante foi mostrado pela TV Tapajós. O número de atendimentos diários para seguro desemprego é de apenas 85 e mais 80 para emissão de carteira de trabalho.

CURIOSIDADE VIRIL

As taxas de natalidade no Pará são as mais altas do País. Enquanto a média de controle de natalidade em outras regiões não passa de 2 filhos por casal, o ambiente paraense é favorável para 3 ou mais filhos. A constatação é de uma pesquisa do IBGE. Um antropólogo ouvido sobre os motivos para tamanho desempenho justificou que no Pará a maioria das pessoas mora no interior, que tem uma base agrária e extrativista ou agrícola. “Uma estrutura onde ter muitos filhos é vantajoso”, garante ele. Esse vantajoso a que se refere o antropólogo, dito nas entrelinhas, justifica o “desempenho” dos interioranos, que pelos números de uma fonte à qual tive acesso, chegam a programar de mais um “rebento”, à aquisição de uma bajara motorizada, uma junta de bois, ou a melhoria da estrutura da casa. No interior de Monte Alegre, onde a economia agrícola é consolidada, essa constatação é evidente, só como exemplo não como regra.

MADEIRA

O IBAMA trouxe de Medicilândia para Santarém, pelo menos 700 metros cúbicos de madeira ilegal. O produto é resultado de uma operação de combate ao desmatamento e é apenas parte do que foi apreendido. Boa parte da madeira estava sendo roubada às margens do rio Curuatinga. Dias antes verificou-se que uma balsa estava roubando o material que deveria ser doado à Defesa Civil, para combater os impactos da cheia deste ano. Os ladrões recebiam “aparato” de diversas empresas que falsificavam notas fiscais para dar “legalidade” à fraude se é que se pode dizer assim. Ninguém foi preso durante a operação, mas a Polícia Federal já começou as investigações para punir os responsáveis. Pelo tamanho da operação, não será difícil apurar tamanha afronta às leis.

VOLTA DO CINEMA

No dia 8 de março de 2006 foi a última sessão exibida no CINERAMA. Em 1924, sem cobertura e de chão batido, José Franklin de Albuquerque, avô de Raul Loureiro, inaugurou o primeiro cinema de Santarém. A chegada da televisão teria sido na opinião de Raul, o principal responsável pela decadência do cinema em Santarém. Passados 6 anos do fechamento da única sala de projeção de Santarém,  que já teve 4 em seu apogeu, uma nova tentativa está sendo anunciada. Um espaço com 164 lugares vai funcionar no Shopping Paraíso. Que o corajoso empreendedor tenha sucesso na sua empreitada.

Por: Emanuel Rocha

22 comentários em “Bocão Ed. 884

  • 7 de maio de 2012 em 09:51
    Permalink

    Olá Vick,concordo com vc quando fala que Lira Maia é o cara, porém, Lira Maia sendo bloqueado pelo Governador Jatene deve esquecer as eleições deste ano, pós sua indicação a vice Prefeito não foi aceito por Jatene e, com o racha que houve na familia de Lira Maia, com parte de sua familia que não aceita Alexandre Von como candidato pelo fato de ter sido contra o sim ao Estado do Tapajós.

    Resposta
  • 5 de maio de 2012 em 23:26
    Permalink

    Meu apoio ao Josias Cardoso, ele tem razao. Bem colocada suas palavras.

    Resposta
  • 5 de maio de 2012 em 16:27
    Permalink

    acompanho o Ivaldo. Esse vereador quer tirar vantagem. Toda eleicao ele surge com esse papo de Estado.

    Resposta
  • 5 de maio de 2012 em 08:46
    Permalink

    É uma vergonha! O vereador Reginaldo Campos usar o Estado do Tapajos em epoca de campanha. Isso está ficando chato. Todos já sabemos que isso é para ganhar voto. Não tem mais jeito. O Plebiscito já definiu. Para com isso vereador, isso é 171, o povo está chateado com esse sua cara de pau.

    Resposta
    • 5 de maio de 2012 em 23:06
      Permalink

      Olá caro Ivaldo! O nosso Vereador e candidato a Prefeito Reginaldo Campos, é realmente uma vergonha! um \”religioso\” que agrada Gregos e Troianos, ou seja agrada PSDB e já agradou muito o PT. Mais a grande vergonha é o conselho de Pastores da Igreja da Paz, apresentarem um candidato impugnado pela justiça eleitoral ou o Conselho de Pastores são de fato bobinhos ou não existe escrúpulo entre eles e seus Fies. Quanto ao Alexandre e Lira Maia, já foram passados para traz pelo Jatene nas 15 vagas para Agente Prisional em Santarém, já está definido o Helenilson vai indicar as 15 vagas. É ver para crer, esse é o apoio que Jatene dá a quem lutou tanto para coloca-lo na cadeira do Governo do Estado, com isso Inácio decola para a vitória com ou sem Antonio Sangue Suga Rocha.

      Resposta
      • 6 de maio de 2012 em 15:03
        Permalink

        OI JOSIAS,VC ACHA QUE O LIRA MAIA VAI DEIXAR BARATO??ELE É O CARA NA REGIÃO,JAMAIS VAI CONCORDAR COM ISSO TODOS SABEMOS QUE FOI LIRA E ALEXANDRE QUE COLOCARAM O VICE HELENILSON COMO CANDIDATO.

  • 5 de maio de 2012 em 08:38
    Permalink

    Não acredito mais no amor do PT com o PMDB. Se isso acontecer, nenhum dos dois partido tem vergonha na cara. Principalmente o PMDB, que foi massacrado pelo PT. COm a força do partido, só uma Secretaria é uma vergonha para o Deputado Antonio Rocha.

    Resposta
  • 5 de maio de 2012 em 08:25
    Permalink

    TEM UM CIDADAO QUE É VEREADOR, MAS QUANDO CHEGA A CAMPANHA, ELE SE APRESENTA COMO SOLDADADO DA PM NOS QUARTEIS, DEPOIS DE ELEITO ESSE TITULO DE SOLDADADO SOME, E ELE NÃO FALA MAIS COM OS SDS SÓ COM OFICIAL!! EU JÁ CONHEÇO ESSE FILME.

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 17:29
    Permalink

    Muitos estao se estressando a toa!rs….Calma povo de Santarem,as campanhas politicas ainda nem se quer \’\’deram as caras\’\’de fato publicamnete e ja estao loucos vestindo as camisas de seus partidos de coraçao,e saindo por aí \’\’comprando briga\’\’?!!ninguem merece!!!kkkkk….Antes disse circo todo ser formado,vamos nos lembrar das falhas dos politicos e do atual governo,fraudes e tantos outros absurdos que se for para postar aqui nesse pequeno espaço nao dará!!!FICA O ALERTA POVO DE SANTAREM!!!

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 15:46
    Permalink

    A POPULAÇAO DE SANTAREM SABE Q O CANDIDATO A PREFEITO É LIRA MAIA.O POVO NAO É BOBO.LIRA MAIA JA ESTA COM SUA EXTRATEGICA PRONTA.ATE O ULTIMO DIA O POVO VAI FICAR SABENDO Q ELE É O NOSSO CANDITADO.

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 09:35
    Permalink

    Se esse contrato possui ilegalidade firmado no governo Ana Julia e o Governador deu continuidade ele tem culpa sim. ELe deveria ter apurado as irregularidades e não da continuidade no contrato fraudulento. Na campanha se falava muito desse contrato fraudulento. O governador Jatene deveria ter agido, não fez, ainda deu um incentivo de R$ 3.500.000,oo conforme a materia do Impacto. Goernador Jatene, mande apurar logo antes que sobre para o senhor.

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 08:53
    Permalink

    Não tem dinheeeeeeeiro? vamos aguardar para próximo das eleições, pra ver o qto vai rolar… ainda vem muito real e muita sujeira também. Vamos aguardar…

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 08:46
    Permalink

    ABSURDO FOI O QUE VI NO MINISTÉRIO DO TRABALHO, GENTE FICA NA FILA DESDE 8 HORAS DA NOITE PEGANDO CHUVA PRA SER ATENDIDO NO DIA SEGUINTE.
    VAMOS RESPEITAR A FALTA DE ESTRUTURA!
    pOR QUE NAO COLOCA GENTE PRA TRABALHAR A TARDE TAMBÉM? SÓ QUEREM BOA VIDA OS SERVIDORES DO MPT… E A POPULAÇÃO SE DANE!

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 08:39
    Permalink

    É MUITA SACANAGEM ENTRE PT E PMDB, SE ESSE AMOR CONTINUAR, COITADO DO PT, O HOMEM DE PEDRA, PRA NAO DIZER ROCHA, VAI IMPOR ATÉ AS CALÇAS DOS CARAS… AHHHHH COITAAAAAADO!

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 08:36
    Permalink

    Se o contrato firmado pela ex-governadora Ana Julia com a Delta é ilegal, por que o governador Jatene mantem e ainda abre um aditivo de R$ 3.500.000,00. Na campanha para governador já falavam nisso, porém, permaneceu. Jatene mostra tua cara.

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 08:34
    Permalink

    Será um que se diz evangélico que diz que vai ajudar com salário de vereador??? rs….

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 08:20
    Permalink

    Se o contrato firmado pela ex-governadora Ana Julia com a Delta é ilegal, por que o governador Jatene mantem e ainda abre um aditivo de R$ 3.500.000,00. Na campanha para governador já falavam nisso, porém, permaneceu. Jatene mostra tua cara.

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 08:07
    Permalink

    O Jatene é o novo Jader Barbalho. Ladrão e safado!!!

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 08:06
    Permalink

    É uma vergonha e um desrespeito o que acontece na Gerência Regional do Ministério do Trabalho. Alguma proidência tem que ser tomada. Ter que aguardar atendimento de um dia para o outro é um absurdo. O documento é direito de todos, e atender a população uma obrigação dos servidores públicos. Porque não ampliam e contratam mais pessoas? É necessária uma medida urgente.

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 08:01
    Permalink

    Já estava em tempo de Santarém ter um bom cinema, quem não gosta de assistir a um bom filme comendo uma pipoquinha? Aguardar os lançamentos que o resto do Brasil e o mundo já viram chegar nas locadoras é o fim, sem contar que a pirataria vai perder com a volta do cinema. Quem vai preferir comprar um filme duvidoso e de péssima qualidade a se divertir em uma confortável tela de cinema. Parabens a esse investidor de visão que vai faturar na cidade!

    Resposta
  • 4 de maio de 2012 em 07:55
    Permalink

    Não se escuta nada da campanha politica. Pelo jeito quem vai ganhar é o candidato da Prefeita, que esta em evidencia. Os outros todos calados com medo ou sem dinheiro, ou esperando por manifestação dos padrinhos politicos.

    Resposta
  • 3 de maio de 2012 em 19:51
    Permalink

    Essa campanha esta morta, parece que esta faltando dinheiro.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *