Aumento no horário de funcionamento de bares e lanchonete gera polêmica em Itaituba
O projeto de lei sobre aumento de mais uma hora e meia no funcionamento de bares, lanchonetes e clubes de shows, no município de Itaituba, gerou polêmicas e não foi colocado em votação na sessão ordinária da Câmara Municipal, de quarta-feira, dia 09.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador João Bastos Rodrigues ”Cebola”, o projeto será aprovado sem problemas, mas era necessário que os demais vereadores, além do autor Peninha, pudessem conhecer e debater mais o tema considerado delicado.
Cebola disse, ainda, que outro impasse para o projeto não ter sido votado é que na sessão de quarta-feira, estava programada uma homenagem especial as mães Itaitubenses e por ser demorada não iria dar para ter compatibilidade de tempo para a discussão e votação do projeto.
Peninha, que esteve participando de uma reunião na tarde de terça-feira, na Palhoça da Nicinha, com proprietários de bares e lanchonetes, apresentou na Câmara de Vereadores Projeto de Lei de Emenda a Lei Municipal que fixa o horário de funcionamento dos bares e similares em Itaituba. A Lei Municipal de 2006 fixa o funcionamento de bares e similares de domingo a quinta-feira até à 1 hora da manhã. Já às sextas-feiras, sábados e feriados, o funcionamento é ate às 3:00 horas.
Com a emenda do vereador Luiz Fernando Sadeck (Peninha), o horário de funcionamento passaria a ser de domingo a quinta-feira até às 2:00 horas e às sextas-feiras, sábados e feriados até às 4 horas da manhã.
Segundo Peninha, sua emenda vem atender reivindicação de comerciantes, que alegam estar tendo prejuízo com o horário fixado hoje, já que quando o cliente começa a gastar, chega o horário de fechar o comércio. Com a ampliação do funcionamento em mais uma hora e meia, os comerciantes acreditam que vão melhorar o seu lucro.
O projeto que não foi a plenário na sessão de quarta-feira será objeto de uma audiência pública na próxima terça-feira, dia 15, quando posteriormente será colocado em votação após a participação de mais segmentos da comunidade. A proposta desse adiamento foi das vereadoras Maria Pretinha e Eva Gomes e dos vereadores João Crente e Dadinho Caminhoneiro.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos
eu quero ver se alguém colocar um bar ao lado da casa dele se ele vai continuar com essa ideia de jerico. tantos assuntos importantes para serem debatido na Câmara e me vem esse nobre vereador com essa brilhante ideia. enquanto isso a população sofre com os abusos desses bares e casas noturnas que não tem nenhuma fiscalização das autoridades. Temos que agradecer as brilhantes sugestões do nobre vereador que pelo jeito não está se preocupando com a nossa população que sofre sem poder dormir por causa do barulho infernal destes bares. Parabéns senhor peninha obrigado por se preocupar com a sua população.
os clubes de festas em itaituba funcionam todos sem ambiente adequado,somente bangunça e barulho. a sema autoriza sem fiscalizar os ambientes, fica apenas no papel a exigencia de respeito ao volume do som. os vereadores deveriam cobrar da prefeitura o fechamento dos inadequados, aliás todos, pra depois verificar o quer o povo quer. os musicos, garçonetes e seguranças vao trabalhar mais sem receber nada a mais por isso.
Vai aumentar a violência porque bebida só da lucros para o comerciantes.
Más os vereadores vão ver as consequência com acidentes de motoristas bêbados e com sono.
Fico é admirado um vereador que já foi diretor da CIRETRAN querer aprovar um projeto desse. Onde as mortes acontece dentro e fora dessas festas.
\”Há! É época de eleições vale tudo para se reeleger\”.