Campanha Nacional de Higienização das Mãos realizada com sucesso pelo HRBA

Diretor Heberti Moreschi, Dra. Mariana Quiroga e profissionais do Hospital Regional

A criatividade foi o grande diferencial da edição da “Campanha Nacional de Higienização das Mãos 2012” realizada no último dia 10, pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde. A programação da Campanha, coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HRBA, fez parte da Semana de Enfermagem que iniciou no último dia 08 de março.

A abertura da Campanha de Higienização das Mãos foi feita pelo Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, na presença da Coordenadora do SCIH, Dra. Mariana Quiroga, da Diretora de Enfermagem, Daniela Mengon e demais profissionais do Hospital. O dia de sucesso iniciou com a apresentação do grupo de dançarinos da Academia Via Atlética que abordaram o tema “Mãos limpas salvam vidas”, através da dança. Uma maneira criativa e descontraída de ensinar a maneira correta de lavar as mãos. Na sequência um vídeo foi apresentado aos presentes mostrando todos os trabalhos que o SCIH vem desenvolvendo, e também a paródia da música de sucesso nacional “Tchu Tcha Tcha” que os membros do SCIH encontraram para transmitir a mensagem dos cuidados com a boa higienização.

Para a enfermeira coordenadora do SCIH, Sheila Mara, a dança e a paródia marcaram a Campanha 2012. “O ritmo envolvente da música contagiou a todos, e isso fez com que a participação dos profissionais e a atenção dos usuários fossem conquistadas para o sucesso do evento. Agradeço também a todos que participaram da gincana e das atividades, parabenizo a equipe que atua no período noturno que veio durante o dia participar das palestras e destaco também o empenho da técnica de enfermagem, Alcirlene Cavalcante, enfermeira Rilvana e da Dra. Mariana Quiroga, que comigo fazem compõem o SCIH do HRBA”, ressaltou Enfermeira Sheila.

Após a primeira apresentação, a equipe foi em várias áreas do Hospital Regional levar a mensagem através da dança e da paródia. Paralelamente às apresentações, um ciclo de palestras voltadas para o tema central foi desenvolvido no auditório do HRBA. Dra. Mariana Quiroga abordou o tema “Infecção Hospitalar”. “Higienização das Mãos” foi o tema da palestra da Enfermeira Rilvana Cunha e sobre a Central de Material de Esterilização, a Enfermeira Conceição Jennings. Ainda na parte da manhã, uma “Blitz Educativa” foi realizada no refeitório do HRBA para sensibilização dos profissionais quanto a importância da higienização das mãos. Na oportunidade foram distribuídos materiais informativos e álcool gel.

À tarde, os profissionais do HRBA puderam participar do compartilhamento de informações sobre Controle de Infecção em Neonatologia e em Oncologia, com as enfermeiras Débora Espínola e Priscila Almeida, ambas da Secretária de Estado de Saúde Pública – SESPA. A última palestra foi ministrada pela Enfermeira Rilvana Cunha, abordando o tema Gerenciamento de Resíduos.

Encerrando o dia da Campanha Nacional de Higienização das Mãos e da Semana de Enfermagem uma super gincana foi elaborada com metas voltadas para sustentabilidade, onde as equipes tiveram que coletar o maior número de garrafas plásticas para reciclagem, encontrar um médico residente para cantar uma música especialmente para enfermagem, eleger um técnico de enfermagem para desfilar com roupa utilizando material reciclado, realizar exposição decorativa com material reciclado e fazer um profissional de fonoaudiologia ou fisioterapia declamar uma poesia para os profissionais de enfermagem.

Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, o envolvimento de todos em volta de um tema essencial para o controle de infecção do hospital é fundamental para a segurança de nossos usuários. “A infecção hospitalar ainda é um grande desafio para todos os hospitais. O investimento na conscientização e desenvolvimento de nossos profissionais ainda é o melhor caminho para que as medidas adotadas e os protocolos implantados atinjam os resultados esperados. O nosso Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e toda Equipe de Enfermagem estão de parabéns pela forma criativa e envolvente que a Campanha Nacional de Higienização das Mãos foi realizada no HRBA”, conclui Hebert.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

3 comentários em “Campanha Nacional de Higienização das Mãos realizada com sucesso pelo HRBA

  • 17 de maio de 2012 em 19:28
    Permalink

    Parabéns ao HRBA pelo excelente trabalho que vem sendo realizado pela equipe de profissinais que atual nessa instituição.
    Vocês são um modelo para toda nossa região!

    Resposta
  • 17 de maio de 2012 em 07:14
    Permalink

    O HRBA é uma referência pra nós da região em controle de infecção hospitalar em todo o Pará. As enfermeiras que estavam presentes são da SESPA e me contaram que ficaram maravilhadas com a estrutura, funcionamento e envolvimento de toda a equipe do HRBA no tratamento de um assunto tão importante para nossa região.
    Elas também disseram que não existe trabalho igual em todo o Pará e que o Regional de Santarém é disparado o melhor hospital público do Estado.
    Fiquei muito feliz com essas notícias.
    Cláudia.

    Resposta
  • 16 de maio de 2012 em 11:17
    Permalink

    Lavar as mãos é DIFERENTE de molhar as mãos!!

    Lavar exige empenho,tempo e o uso de sabão,água limpa …água corrente…

    Molhar é só molhar, não tira a sujeira,os micróbios etc e tal de forma eficaz!

    REALMENTE LAVAR AS MÃOS É UM ATO SIMPLES DE HIGIENE E DE MANUTENÇÃO DA SAÚDE , LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE EVITA PROBLEMAS E PODE SALVAR VIDAS!!!!

    Outra coisa simples e importante q/ parece q/ muitas pessoas desconhecem: hospital não é lugar p/ criança e nem p/ pessoas q/ tem um organismo frágil(idoso, …). O MOTIVO: em hospital e assemelhados tem muitos virus e bactérias q/ atacam c/ muita facilidade organismos frágeis.Chances 100% de ser fatal!!

    Além do mais vc ja deve ter observado, visto, em algumas ocasiões, p.ex., no trânsito, adultos limpando o \”salão de festa\” c/ maior naturalidade. Então o resto imagine ….gente q/ vai ao banheiro e NÃO lava as mãos ao sair… coça as genitálias … enfim tem gente q/ não sabe nem o q/ significa ou ignora os bons habitos de higiene e limpeza!QUE Nojo!!!!!!!

    Cuide-se com o mínimo,SEMPRE LAVANDO SUAS MÃOS E ORIENTANDO SEUS FILHOS A TER ESTE SIMPLES HÁBITO, p/ evitar graves problemas de saúde E ATÉ A MORTE! VALE MUITO A PENA. GARANTO!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *