Bocão Ed. 890

PMDB sem PT

O PT não vai compor como vice na chapa do PMDB. A informação foi dada pelo agora pré-candidato, José Maria Tapajós, durante reunião que teve com o Secretário Municipal de Planejamento, Everaldo Martins. A negativa vem com uma justificativa. É uma decisão tirada a partir de discussões internas, de que o PT não participa de chapa onde não seja cabeça de chapa. O pré-candidato do PMDB, vereador José Maria Tapajós, lamentou a posição do PT. “Pelo fato de o PMDB fazer parte da base do atual governo, me senti na obrigação de procurar a direção do PT para reiterar o convite, mas o encontro serviu pelo menos para eu saber uma definição sobre o convite”.

PMDB sem PT II

Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: a regra só vale pra Santarém? Porque em Juruti, apesar de o governo do PT estar no poder, não restou alternativa ao partido de compor sim como vice na chapa de Marco Aurélio do PSD, inclusive com o apoio incondicional do prefeito Henrique Costa, que mesmo desgastado ainda acredita que pode ser repassador de votos para Marquinho. O agravante nisso, é que no Pará, o PSD, é cozinha do PSBD, tendo como dirigente regional, o Secretário de Jatene, Sérgio Leão. Imagino como está sendo difícil para o PT engolir essa, por desgaste e falta de alternativa, porém, com a máquina na mão.

PT vice

Enquanto isso, o PMDB de Juruti resolveu compor a chapa como aquilo que se convencionou a chamar puro sangue. Na cabeça de Chapa, Lucídia Batista, e para vice o pré-candidato é Marisson Garcia. Lucídia está na liderança das intenções de voto, com quase 37%. O partido compôs com o PHS, PSC, DEM e PV. A convenção do partido está marcada para o dia 24 próximo, inclusive com a presença das maiores lideranças do partido no Estado, senador Jader Barbalho, prefeito de Ananindeua Helder Barbalho, da presidente nacional do PMDB Mulher, a deputada Elcione barbalho, além do deputado estadual Antonio Rocha. Estarão presentes também, o deputado estadual pelo PV, Gabriel Guerreiro e o deputado federal pelo DEM, Lira Maia.

Estado do Tapajós

O sonho não ficou adormecido. Já está definido que começam a serem recolhidas as assinaturas para a emenda popular que propõe que a escolha plebiscitária de criação de novos estados seja realizada apenas na área a ser desmembrada. O termo área diretamente interessada, foi entendido como sendo em todo o Estado, por uma decisão meramente política do STF. Pois bem, a arrancada começa no dia 22 de junho quando Santarém completa 351 anos de fundação. A intenção é colher hum milhão e quinhentas mil assinaturas em pelo menos 5 estados que abrigam áreas interessadas em emancipação política.

Responsabilidade

O 8º BEC não é responsável pelo trecho na Santarém-Cuiabá, que vai de Santarém até o quilometro 98. Esta é pelo menos a explicação dada melo Comando, depois do acidente registrado no começo da semana, na colônia Cipoal, em frente à Igreja de São João Batista, que resultou na morte de duas pessoas, pai e filho, e ainda deixou 3 feridos. O problema dos buracos na área é antigo. Tivemos acesso a dois ofícios que versam sobre o assunto. A comissão de moradores das comunidades de Cipoal, Poço Branco, Igarapé do Pimenta e Cruzeiro, enviou ofício ao então comandante do 8º BEC Cel. Ribeiro. Outro ofício encaminhado no ano seguinte pelo vereador Erasmo Maia, também endereçado ao comando, data de 27 de maio de 2011. Foi preciso duas pessoas pagarem com a vida, e a interdição dos comunitários, para que fossem iniciados os serviços de recuperação do trecho. A medida é paliativa. E se o local não fosse perto da casa do deputado Lira Maia, como seria?

Garrafas

Mesmo estando em vigor desde abril, uma portaria que proíbe a venda de bebidas em garrafas de vidro, não foi capaz de produzir os efeitos desejados, diante do assassinato de um jovem na sede de uma danceteria da cidade, no final de semana passado, com um “gargalo de garrafa”. Na manhã de quarta-feira passada, o superintendente regional Gilberto Aguiar esteve reunido com os proprietários de danceterias, alertando para a intensificação das fiscalizações, para que a portaria seja cumprida. Ele aproveitou também para lembrar outro ponto que não está sendo respeitado, que é a realização de festas até no máximo 4:30 da manhã. Tem portaria municipal também disseminando o limite, que segundo o próprio delegado Gilberto, não está sendo cumprida. Não adiante proibir o que já está proibido, resta só aplicar as sanções previstas e prontas. Mas, cadê equipe da Delegacia Administrativa para fazer a fiscalização?

Osmando

Perspicácia ou mero acaso? Nas duas últimas décadas, esta época, observadores políticos ficam atentos a Osmando Figueiredo. Até então ele é considerado um digamos “pé quente”. Foi assim participando da eleição de Rui Corrêa. Foram mais 8 anos com Lira Maia e os últimos com Maria. A impressão que dá é que ele é peça importante nos governos dos últimos anos. Pelo menos os prefeitos o deixam pensar assim, e não abrem mão das suas habilidades. Agora, no entanto, a situação é diferente. Osmando se lança candidato a Prefeito e até onde se sabe, não foi procurado por nenhum prefeiturável para fazer composição. Será que Osmando terá a mesmo sorte que vem tendo nos últimos 5 mandatos nos quais ele teve participação? Só o tempo dirá.

Centro provisório

Por decisão da Justiça, a Central de Presos Provisórios será interditada. As condições sub-humanas e a superlotação, além do péssimo estado de conservação, foram constatadas por uma comissão que visitou o local no último mês de abril. A capacidade é pra 70 presos provisórios e atualmente o local abriga 87 detentos. De agora em diante está proibido encaminhar presos para o local. Um pavilhão está sendo construído na penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, no Cucurunã, para abrigar o excedente de presos, que em tese deveriam ser provisórios. A maioria vem das cidades vizinhas, e boa parte deles já cumpre prisão no local não apropriado, há mais de um ano, sem qualquer assistência jurídica. Um pavilhão feminino com 80 vagas, também está sendo construído. Essa é aquela obra anunciada ainda no governo Ana Júlia Carepa, que prometia a construção de 200 vagas para detentas.

Aniversário de Santarém

As comemorações do aniversário de Santarém começam nesta sexta-feira, com a entrega da medalha Padre Felipe Betendorf. As obras da Casa de Cultura, a quadra de São José Operário, o Parque da Vera Paz, e a entrega de 100 unidades do PAC Mapirí e Uruará, são as obras previstas para serem entregues à população. Convenhamos, já tivemos em outras ocasiões eventos mais relevantes, principalmente levando em conta que 2012, é ano eleitoral, onde os benefícios empregados no município, se revertem em barganha de votos, independente de quem esteja no poder. Fora isso o resto é só oba oba.

Lentidão

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Conceição Menezes, foi literalmente às lágrimas diante das câmeras de TV que cobriam uma reunião sobre a fila de espera de atendimentos do Hospital Regional do Baixo Amazonas, realizado na quarta-feira passada. Há registros de que a espera do resultado de exames, chega a ser superior a 8 meses. Ela se ente impotente sem saber a quem recorrer. O diretor do Hospital, Herbert Moreschi, estava na reunião e atribuiu a demora à quebra de equipamentos, em razão de oscilações de energia elétrica. A Secretaria de Saúde do Estado segundo o diretor está amadurecendo uma proposta de instalação de energia própria, para corrigir as falhas causadas pela concessionária.

Os efeitos da chuva

A chuva de caiu sobre Santarém na madrugada de quarta-feira foi intensa que causou vários estragos na cidade. A Avenida Tapajós, que já estava parcialmente liberada, foi completamente alagada  entre a padre João e a Visconde do Rio Branco. Uma mangueira caiu na Vera Paz onde estão sendo realizadas obras. Um jambeiro também caiu em cima de uma casa do bairro do Livramento, deixando muitos prejuízos. Dos sete moradores, quatro eram crianças. Felizmente em todos os casos não houve vítimas. Já estamos na segunda metade de junho, e a expectativa era de que a partir desse limite, não teríamos chuvas tão intensas.

Por: Emanuel Rocha

23 comentários em “Bocão Ed. 890

  • 17 de junho de 2012 em 10:00
    Permalink

    Se realmente for confirmado que falsos especialistas estão trabalhando no hospital Regional isso é muito grave. As famílias que perderam seus parentes podem entrar na justiça denunciando o exercício de especialidade médica sem a devida habilitação legal e por imperícia, negligência e imprudência caso tenha tido erro médico que levou a morte do paciente. Também podem processar a Pró-Saúde e o Governo do Estado por permitir que falsos especialistas coloquem em risco a vida das pessoas.

    Resposta
  • 16 de junho de 2012 em 18:28
    Permalink

    Tudo que foi dito aqui é verdadeiro, estamos sozinhos, sem ninguém que olhe por nós ( a populaÇÃO). um hOSPITAL DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE funcionando de maneira \”capenga\”, e nada é feito, o MPE entra com uma ação de improbidade, mas a autoridade competente nada faz,o Hospital continua com filas \”homéricas\” as autoridades fazem ouvido de mercador. Os candidatos do concurso do HR são aprovados, mas o governador não toma conhecimento. O MPE entra com uma ação, o Governador se faz de desentendido e nomeia para o Polo Santarém. Os referidos concursados se dirigem a SESPA(Santarém) chefiada pela Sra Eliana Miranda,pedindo informação sobre a composição do Polo Santarém, e simplesmente a funcionária responde que não tem autorização para dar esta informação, que o concursado se dirija a Belém. Olha o absurdo… uma funcionária da SESPA não ter autorização para dar esta informação.Nós estamos vivendo numa República Democrática ou nossa Região é um Feudo de Belém??? Atenção… Santarenos… acordem… as eleições vêm ahí…Cadê o nosso Estado do Tapajós????? Renê

    Resposta
    • 17 de junho de 2012 em 09:00
      Permalink

      É só ir no site da sespa do Pará que vai ser encontrado que polo de Santarém é composto de muitas cidades da região, ou seja, os candidatos irão trabalhar nos demais municípios e não em Santarém no hospital regional. Tem solução: ação na justiça para respeitar o edital do concurso. E ficar de olho para não ser enrolado pelos sugadores do dinheiro da saúde.

      Resposta
  • 16 de junho de 2012 em 14:28
    Permalink

    Dr. Erick mudou muito nos últimos tempos. Antes, era o primeiro a denunciar as irregularidades nos serviços de saúde. Agora que é diretor técnico não fala nada sobre os problemas antigos do Regional, ou só coloca a culpa nos outros pelas filas de espera. O que será que aconteceu com aquele médico combativo do passado?

    Resposta
  • 16 de junho de 2012 em 11:42
    Permalink

    Como que o MP do Pará não vai ver se o Hospital Regional não possui prontuário único? Isso é muito grave, precisa ser levado para a sociedade, porque dependemos desse hospital, qualquer dia um de nós irá lá e nos venderam a idéia de que tem prontuário único, que médicos são especialistas, que o serviço funciona e vem Conselho Municipal e chora porque as pessoas esperam meses para receberem exames e o Dr. Erick o que diz sobre isso? Por favor Dr. Erick, venha a público e responde : Há prontuário único funcionando para todos pacientes no Hospital Regional? Há médicos que apenas possuem estágio, sem título na especialidade que atendem, trabalhando no Hospital Regional? Grato.

    Resposta
    • 16 de junho de 2012 em 18:30
      Permalink

      E ai Dr. Erick o senhor pode responder? Ou é verdade que agora o senhor não aponta mais as falhas do serviço como fazia antes? Quero acreditar que o senhor é sim um homem que honra com sua ética.

      Resposta
  • 16 de junho de 2012 em 08:17
    Permalink

    Olá, pra quem não sabe LIRA MAIA vem ai! com toda força e ódio! quero ver agora o quê OS TRAIRAS VÃO FAZER. Alexandre ti cuida.

    Resposta
  • 16 de junho de 2012 em 08:15
    Permalink

    Olá, pra quem não sabe LIRA MAIA vem ai! com toda força e ódio! quero ver agora o quê OS TRIRAS VÃO FAZER. Alexandre ti cuida.

    Resposta
  • 16 de junho de 2012 em 08:14
    Permalink

    Mariela tem razão, o hospital Regional não tem protuario único. Como foi e continua credenciado pelo INCA? Só Deus sabe. O Ministério Público Federal deveria investigar seriamente essa grande fraude, já que o Ministério Público Estadual até agora não tomou qualquer atitude para resolver esse problema.

    Resposta
  • 16 de junho de 2012 em 00:00
    Permalink

    A máscara da Pro-Saúde esta caindo em Santarém como caiu no Tocantins. O Governador do Tocantins denunciou o superfaturamento da Pro-Saúde por lá e rompeu o contrato com esta empresa que controlava mais de 15 hospitais naquele estado.

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 19:51
    Permalink

    suas colocações são triste e medilcre sr mascedo, pois o Bocão sempre teve essa linguagem, quer ler artigos intelectuais, vá ler revistas cientificas e deixa o Bocão pra nóis le,hahahahahah.

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 10:46
    Permalink

    Caro Emanuel Rocha, solicito de V.Sa. que corrija os erros de português que são muitos, as colocações verbais também, quanto aos assuntos esta de bom agrado.

    Macedo

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 09:38
    Permalink

    Quem vai concertar o INCRA? Tá dificil. Sai um e entra outra e continua tudo igual.

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 09:33
    Permalink

    Essa briga entre PT e PMDB, já era para ter espocado a muito tempo. O Deputado Antonio Rocha aguentou muita coisa. Muita humilhação. Fiquei sabendo que se a Maria tirar os protegidos do Osmando e José Maria dos cargos. Eles vão abrir a caixa preta. Maria vai ter que engolir os dois, mesmo sendo candidato contra Inacio.

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 09:27
    Permalink

    Em um debate, Osmando coloca no bolso os outros. Com isso vai tirar proveito da situação. Agora em administração temos o Alexandre Von. Ele é bom de trabalho

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 09:20
    Permalink

    O nome do Osmando vai mexer com a politica. Ele é bom de debate. Foi uma boa a entrada dele na corrida a prefeitura.

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 09:17
    Permalink

    Quem é Sergio Fonseca para prestar esclarecimento. Todo jornalista que pratica jornalismo atravez de \”fonte\” é mentiroso, Fonte é boato. Já pensou se uma fonte diz que alguem é viciado em droga? Esse cara não tem credibilidade. Não venceu como jornalista e nem como advogado. Todos sabem que é sergio.

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 08:25
    Permalink

    O Osmando pode não ser pé quente, mas que o cara é um grande articulador político que a gnt tem, isso infelizmente é! A Maria deve estar correndo das garras do Osmando. O resto tem garganta e depois se caaaaaaa… de medo!

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 08:14
    Permalink

    Olha olha… O PT até agora ta se dando \”bem\”, isso porque o Lira Maia tá só assistindo o circo tooodo. Nao se assustem se ele vier, pq se ele vier naõ tem nem pra José Maria e nem pro PT de Everaldinho, mesmo com todo sua \”esperteza\”

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 08:10
    Permalink

    Osmando além de pé quente é sim um forte candidato, responsável, o líder que Santarém precisa para alavancar o sonho do Estado do Tapajós. Com uma cara e um ideal novos, essa pode ser a chance que os eleitores tanto aguardaram para mudar o rumo de nossa cidade, e ter uma nova opção de voto. Nada de Jader e o resto dos Barbalhos, Antonio Rocha, Maria, José Maria Tapajós e outros sanguessugas…

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 08:03
    Permalink

    Aniversário de Santarém – a coitada da aniversariante não tem muito o que comemorar… está acabada, sem infra- estrutura para seus moradores, é sugada pelos governantes que extraem tudo o que pode e é sempre abandonada, os bairros mais afastados que o digam.

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 07:58
    Permalink

    Depois de tanto descaso pelo PT nada mais previsível do que ficar de fora da chapa do PMDB, chegou a hora de mudar, esse é o momento de analisar os candidatos e escolher bem. Vamos votar consciente!!!

    Resposta
  • 14 de junho de 2012 em 19:48
    Permalink

    É so o Ministério Público fazer direito o seu trabalho que vai ver que alguns conseguem furar fila e fazer exames e receber rapidinho os resultados, para esses a máquina não quebra. \\\\\\\\\\\\\\\\\\ O que falta nesse hospital não é dinheiro, todo mês a Pró Saúde recebe bem, falta mesmo é que todo usuário seja tratado de forma igual, que ninguém fure fila, que os médicos atendam nos seus horários, que não façam do regional um quebra galho. E por fim, que realmente pensem que há muita gente morrendo por falta de uma fiscalização de quem deve fazer e se fecha em gabinete. Queria ver se fosse o filho ou filha de um promotor de justiça se iria ficar esperando, justamente por falta de um acompanhamento do dinheiro que vai para aquele hospital e sobram reclamações de quem precisa do serviço. Querem ver uma coisa, vamos atrás da fila, das pessoas que vão morrer na fila, aguardando meses uma consulta no hospital regional ou mesmo uma cirurgia. Veredores façam alguma coisa. Deputado Nélio Aguiar cobre do secretario de saúde do Estado que mande uma auditoria aquele hospital, mas que faça o favor de não avisar, por que assim tudo é maquiado. Uma pergunta que não tem resposta: Quem garante que há prontuário único naquele hospital? Por que para o INCA consta que sim, já que somente credita o hospital no tratamento do câncer quando tem prontuário único, mas eu não acredito que o hospital regional tenha e se não tem, por que que continua funcionando no tratamento do câncer. Parece que agora o conselho municipal acordou e começou a chorar, lágrima essa que muitos já o fazem há muito tempo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *