Estações de tratamento de esgoto entram em fase final de construção

Estação de Tratamento

Avançam as obras das duas primeiras Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de Santarém que estão sendo construídas nos bairros Mapiri e Uruará. Os trabalhos já chegam às últimas etapas para serem finalizados.

Nesta semana iniciou a impermeabilização do tanque da ETE Mapiri. O processo garante a qualidade da estrutura para que não haja riscos de vazamentos ou infiltrações. Após a impermeabilização, iniciará a instalação dos equipamentos que ficarão dentro do tanque. Os equipamentos já estão em Santarém e serão montados por técnicos especializados vindos de São Paulo.

A Estação de Tratamento do Mapiri está sendo construída no final da Avenida Borges Leal e terá capacidade para tratar material produzido por 50 mil habitantes. Serão beneficiados com essa rede de esgoto moradores dos bairros Mapiri, Caranazal, Aparecida e Jardim Santarém.

A ETE Uruará, com capacidade para tratar o esgoto produzido por 25 mil habitantes, recebe atualmente, a camada final de concreto do tanque de tratamento e logo em seguida começará a ser impermeabilizada.

As duas Estações de Tratamento de Esgoto representam um grande avanço para o município de Santarém, que em mais 350 anos de fundação ganhará as primeiras estruturas construídas para tratar esgoto sanitário produzido na cidade. Além de melhores condições sanitárias, a obra representa um ganho importante para o meio ambiente, uma vez que milhares de litros de esgoto deixarão de ser jogados sem tratamento no Rio Tapajós. A obra é resultado da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) e o Ministério das Cidades.

Além dos tanques, a obra das ETEs é constituída de estação elevatória, rede de esgoto e coletores tronco, que são os tubos maiores que recebem os dejetos da rede de esgoto e levam até a Estação de Tratamento. A estação elevatória é a estrutura que irá receber e bombear o esgoto até o tanque de tratamento. Tanto no Mapiri, quanto no Uruará, as estações elevatórias estão quase concluídas e mais de 98 % da rede de esgoto e coletores troncos já estão instalados.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

9 comentários em “Estações de tratamento de esgoto entram em fase final de construção

  • 15 de junho de 2012 em 12:56
    Permalink

    Até que enfim uma estação para o tratamento do esgoto. Vamos torcer para que outras áreas sejam beneficiadas, antes que a poluição dos rios que banham a cidade de Santarém sejam irreversíveis. Antes tarde do que nunca…

    Resposta
  • 14 de junho de 2012 em 16:12
    Permalink

    ALÔ GOVERNADOR JATEVE, VAMOS OLHAR PARA AV: CURUÁ-UNA, NA M~ES QUE VEM IREI PESSOALMENTE EM BELÉM E VOU LHE ENTREGAR UM MEMORANDO DO POVO SANTARENO COM AS INDIGNAÇÃO COM ESTA AV, VC VAI SER OUTRO QUE VAI ENTRAR PARA O NOSSO CADERNO. ME AGUARDE GOVERNADOR JATEVE,VC JÁ NÃO ESTA MAIS JATEVE. VEM AQUI PEDIR VOTO VEM VC VAI GANHAR E OVO PÓDRE NA CABEÇA. AGORA TEMOS QUE BRIGAR COM MAIS UM, NÓS ESTAMOS F…..,OBRIGADO

    Resposta
  • 14 de junho de 2012 em 16:06
    Permalink

    OK JONY! EU NÃO SABIA QUE A AV: CURUÁ-UNA ERA PA, PODE DEIXAR QUE VOU COMEÇAR COBRAR DO GOVERNADOR JATEVE RRRSSSSSS!
    SEMPRE QUE EU ESCREVER ERRADO PODE ME COBRAR!
    MUITO OBRIGADO AMIGO
    LUIZ CARLOS

    Resposta
  • 14 de junho de 2012 em 11:59
    Permalink

    DESCULPE PELOS ERROS!
    PARABÉNS.
    LUIZ CARLOS

    Resposta
  • 14 de junho de 2012 em 11:57
    Permalink

    VALEU CLEUCIANE PORTELA! ESCREVA MESMO ISSO ENCENTIVA OUTROS A ESCREVEREM.
    PARENÉNS VOLTE SEMPRE
    LUIZ CARLOS

    Resposta
  • 14 de junho de 2012 em 10:31
    Permalink

    É salutar essa construção para tratamento de água de esgotos, essa obra que deveria ter sido feito a mais tempo em nossa Cidade,pois temos Santarém é banhada por dois rios mais lindos do mundo e precisam serem cuidados com muito carinho já que população não se conscientizar que não jogar,já vai ser uma grande ajuda pra sua preservação tratando parte água suja que a jogada neles.
    Ass:Cleuciane Portela Walfredo.

    Resposta
  • 14 de junho de 2012 em 10:28
    Permalink

    PREFEITA EU LHE CRITICO MUITO/ MAIS ESTA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EU VOU BATER PALMA PARA VC. VOU BATER PALMA SÓ PARA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO PORQUE O RESTANTE ESTA UMA PORCARIA. AINDA DAR TEMPO PARA INICIAR OUTRA ANTES DE ACABAR O GOVERNO,DAR TEMPO DE ARRUMAR A RUA:CURUÁ-UNA ÁLVARO ADOLFO E OUTRAS.
    EU NÃO MORO NA CURUÁ-UNA NEM MUITO MENOS NA ÁLVARO ADOLFO, MAIS VEJO O ESTADO QUE SE ENCONTRA ESTAS RUAS.OBRIGADO O IMPACTO

    Resposta
    • 14 de junho de 2012 em 12:09
      Permalink

      Luiz .. A curuá-una é uma PA, portanto é uma rua administrada pelo Estado (governador do Parazinho). Temos que cobrar dele

      Resposta
  • 14 de junho de 2012 em 10:14
    Permalink

    AÍ PREFEITA VIU QUE COISA BOA QUE VC FEZ PARA CIDADE DE SANTARÉM. PORQUE NÃO FOI FEITO A MAIS TEMPO FICOU 8 ANOS NO PODER SÓ VAI CONCLUIR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO.
    PREFEITA SANEAMENTO BÁSICO E OBRIGAÇÃO SUA. NÃO EXISTE MAIS FOSSA ISSO É ATRASO ISSO É IMUNDUCE, O LENÇOL FREIÁTICO DE SANTARÉM ESTA COMPROMETIDO, ESTAMOS NO SÉCULO 21 AINDA COM ESGOTO JORRANDO NAS RUAS, O CENTRO DA CIDEDE ELE É FEDORENTO, É TANTO ESGOTO QUE CORRE NOS CANTOS DA RUAS. EU FUI CRIADO PREFEITA COM SANEAMENTO BÁSICO E POVO SANTERENO ELES MERECEM E MUITO VÁRIAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO.EU VOU LÁ PARA VER NÃO ESTOU ACREDITANDO. PREFEITA NÓS SOMOS GENTE NÓS NÃO SOMOS BICHOS NÃO,NÃO SOMOS TBM PORCOS NÃO, PORCOS É QUE VIVEM EM SUJEIRA/ QUEM VIVE EM SUJEIRA É SUÍNOS. PREFEITA NOSSA CIDADE VAI CRESCER. NOSSA QUE EU DIGO É CIDADE DO POVO SANTARENO, VC NÃO TÁ PREFEITA.OBRIGADO

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *