Informe RC

BADERNA QUE ENVERGONHA

O que tem a ver os índios Mundurucus, moradores no município de Jacareacanga, na divisa                com o Amazonas, a 1.200 km de Altamira, com a construção da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, de interesse nacional? Nada, a não ser, como de costume, servirem de instrumentos para procederem depredações, invadir órgãos públicos, desqualificar ações do governo e desrespeitar leis, já que são tidos como inimputáveis diante dos crimes praticados. Na Amazônia, toda iniciativa oficial visando desenvolvimento tem contra si a ira de grupos religiosos e de ONGs internacionais mensageiras do atraso. Assim foi com a construção, na década de 70, da de Tucurui, e bem recente com a implantação da usina da mineradora Alcoa em Juruti. A destruição do escritório do Consórcio de Belo Monte, seguido de furtos em suas dependências, por manifestantes contrários a sua materialização quando participavam do movimento “Xingu+23”, previamente encomendado, onde os índios foram orientados a cometerem o desatino, não faz sentido, e envergonha o Brasil no mundo, principalmente quando contam com apoio de setores mais a esquerda da Justiça interessados em fazer da Amazônia um museu do nunca teve.

PEGO NO FLAGRA

Embora tivessem conhecimento, os Papas sempre se manifestaram contra a prática da pedofilia no seu rebanho, tido, entre os crimes, como dos mais odiosos. A Igreja Católica é uma instituição rica, seria muito mais se não tivesse saído de seus cofres, recolhido dos fiéis, centenas de milhões de dólares para pagamento de indenizações a famílias de menores vítimas de padres pedófilos pelo mundo, uns dando outros papando. Nenhuma seita está livre dessa doença, atinge a todas elas, ignoro a existência de exceção. O acontecido na cidade de Castanhal, semana passada, onde um padre foi preso em flagrante pela Polícia Militar durante uma ronda, bolinando um adolescente de 12 anos “coroinha” e sua liberdade concedida por um desembargador, dois dias depois, patrocinada pelo bispo da Diocese, até o religioso comprovar sua inocência, é afrontoso. Quem devia provar era a Polícia que prendeu o sacerdote no flagra.

AJUDA SEM LIMITE

Contando com aval da companheira Dilma e colocando dúvida na sua intenção de fazer faxina fajuta no serviço público federal, afastando auxiliares quando avançam no dinheiro do governo, o ex-presidente Lula não mede conseqüências, derruba pretensões de militantes como fez com o prefeito de Recife e com a senadora Marta Suplicy, e não respeita leis para atingir seu objetivo: eleger seu ex-ministro da Educação Fernando Haddad “PT” (patinando em 6% das intenções de votos), prefeito de São Paulo, e derrotar José Serra “PSDB”. Início do mês esteve no programa do Ratinho, levando Haddad, pedindo apoio a sua cria, fazendo campanha antecipada, ferindo a legislação eleitoral. Semana anterior, quando Paulo Maluf era inserido na Lista Internacional da Corrupção, a presidente Dilma nomeava um indicado do agraciado para comandar em seu governo a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental em troca do apoio do PP ao PT. O recomendado do Maluf deve ser “gente boa”.

SURPRESA I

O PT vem colhendo surpresas inesperadas até 60 dias atrás na formação da coligação de legendas para dar sustentação política a seu candidato, Inácio Correa. Primeiro: a não participação do PMDB “sinalização do alto” concorrendo com candidatura própria, José Maria Tapajós. Segundo: o lançamento do advogado Osmando Figueiredo, presidente do PDT, pelo próprio, “orientação de cima” com aval de seus filiados com mais um a abandonar o arraial petista concorrendo à sucessão municipal, aumentando o cordão dos descontentes, incentivando outros a seguirem o mesmo caminho, que não deve ser trilhado pelo PTB, PV, PSB, PR e outras siglas menores aliadas à Prefeita. Numa eleição onde o eleito é escolhido em turno único, se torna estranho o grande número de concorrentes.

SURPRESA II

Para quem acompanha o jogo político “situação”, que tem como objetivo eleger novo Prefeito nas municipais de outubro, a decisão do PMDB de não coligar ao PT, causou surpresa menor que a do PDT, com dois vereadores (aliado mais antigo), comandado por Osmando Figueiredo, ocupante de duas secretarias importantes na estrutura política administrativa do atual governo do PT “Agricultura e Administração”, onde parte ou quase todos os filiados “com votos” são candidatos a Vereador e funcionários temporários da prefeitura, com o partido esperando eleger 03 das 21 vagas, usando as sinecuras ocupadas, há muitos anos, para obtenção de votos, sem serem molestados de suas funções (maioria assessores), o mesmo ocorrendo com o PMDB em número menor. Pelo observado, não se faz mais política como antigamente, ou existe alguma mandinga neutralizando as ações da Prefeita.

SURPRESA III

Esse imbróglio no meio petista está mais pra samba do crioulo doido que pra política. Como as coisas mudam como nuvens e faltam 15 dias para convenções partidárias e registros de candidatos, existem dezenas de palpiteiros incrédulos acreditando das posições do PMDB e PDT possam ser revistas com José Maria e Osmando retornando ao ninho antigo, no que pese ambos afirmarem de público e no reservado de suas candidaturas estarem definidas, mas aos olhos de muitos vir a ocorrer, já que Osmando e Zé Maria passaram 8 anos usando os imóveis, móveis e utensílios da administração petista, assim como foram usados, um como estrategista político, outro como Vereador-presidente do Legislativo. Para a dupla o jogo está empatado, resta esperar pelo gol do desempate, pode não dar certo, mas no fundo nada resiste a um bom papo. O futuro é infinito, aguardar pra ver.

METEM A MÃO A VONTADE

O estado do Amapá, obedecida as devidas proporções, sempre é apontado pela mídia nacional como dos mais corruptos do País, os tropeços dos deputados estaduais no dinheiro público tem confirmado esta versão. No governo Estadual passado, maioria dos servidores graduados da administração, inclusive ex-Governador, e o atual prefeito de Macapá, foram presos (2010) e conduzidos a Brasília, onde foram divididos na hospedagem entre as dependências da Polícia Federal e Penitenciária da Papuda, acusados do desvio de 1 bilhão de reais. De lá prá cá, com ascensão da companheira Dilma à Presidência, nada mudou, tudo como antes, ou melhor, piorou. Semana passada, os deputados foram manchete no Jornal Nacional, querem criar CPI para investigar o Ministério Público e destituir a Procuradora Geral de Justiça no Estado, por ter descoberto fraudes graves na Assembléia, envolvendo todos os parlamentares, abrindo inquéritos para apurar a corrupção, prática contumaz no ex-território.

PRECAVIDO

Pela relação dos Tribunais de Contas “União, Estado e Municípios”, e de órgãos da Justiça a serem fornecidas a Justiça Eleitoral “TRE”, milhares de cidadãos com gosto pela política, no Pará estão impedidos de concorrerem como candidatos a Prefeito e Vereador, alguns por condenação, contas rejeitadas ou deixadas de fazer, outros enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Na região Oeste paraense, poucos a serem atingidos, os passíveis de impugnação desistiram, deixando de sobreaviso parentes como substitutos. A expectativa é em Oriximiná, onde o prefeito Luis Gonzaga “PV”, postulante a reeleição, estaria na lista do TCU, acusado de superfaturamento numa obra executada pela famosa empresa de engenharia Melo de Azevedo com verbas do Ministério dos Transportes. O Gonzaga pode não ser bom de discurso, como diz seu conterrâneo Nelson Vinencci, mas é precavido. Se for atingido, seu substituto é seu ex-chefe de gabinete, Antonio Odinelio, se não, o Ludugero, como é conhecido, vai ser seu vice.

ESTÁ NA HORA DO BASTA

Obrigações com a população não devem ser debitadas só com a Prefeita, responsáveis por setores da administração carregam culpas por muitas reclamações. Num Município onde existem milhares de pescadores artesanais “profissionais do anzol” comercializando pescado, e outros tantos piratas recebendo indevidamente o Seguro Defeso (4 mínimos/ano), não tem explicação de, em Santarém, há alguns anos, ser vendido ao consumidor o peixe no preço mais alto praticado no Estado, talvez no País, com algumas espécies suplantando o filé bovino e o bacalhau. Apontar intermediários, existentes às pencas, como único vilão da exploração, também afetando o Procon, não explica nem justifica a carestia, principalmente nos mercados públicos, onde ganham espaço a custo zero e isentos de impostos pelo Estado. Chegou a hora de dar um basta nesta situação. Onde fica a Secretaria de Agricultura nesta história?

NÃO PERDE A MAJESTADE

Com a corrupção no serviço público campeando a vontade, se tornando banalidade, onde autores de avanços não são punidos, só afastados da tentação, com o risco do crime de peculato ser varrido do Código Penal, ser reconhecido no mundo como expert nesta arte, talvez seja orgulho pro País. Vamos ao que interessa: o deputado Paulo Maluf “PP”, da base do governo da companheira Dilma na Câmara Federal, e seu filho Flávio, únicos brasileiros no mundo com pedidos de prisão estendidos pela Interpol a 180 nações do planeta, acusados de “guardar” dinheiro em paraísos fiscais, de comissões recebidas de empreiteiras quando Prefeito e governador de São Paulo, teve seu nome inserido na Lista Internacional de Corrupção no banco de dados do Banco Mundial, onde 150 casos devidamente comprovados são narrados e colocados à disposição dos internautas. Bacana, né? Quem foi rei nunca perde a majestade.

BOLSA CARANGUEJO

Lutando anos para vencer resistências, a federal Elcione Barbalho “PMDB”, conseguiu aprovar nas comissões internas da Câmara e Senado, em tramitação terminativa, precisando somente de sanção presidencial para coroar seus esforços, Projeto de Lei estendendo ao catador de caranguejo o beneficio do Seguro Desemprego, durante o período de procriação da espécie, nos mesmos moldes concedidos ao pescador artesanal. A intenção da parlamentar é amparar os catadores do Nordeste paraense e de bem poucos municípios no Estado, e de outros, onde famílias de baixa renda e escolaridade enfrentam os mangues e tem no caranguejo sua fonte de sobrevivência. O medo é do beneficio se estender a lugares onde não existe o crustáceo, aparecendo falsos caranguejistas faturando a custa da viúva, assim como tem milhares de soldados da borracha, que nunca estiveram num seringal e pescadores piratas que não sabem diferenciar caniço de anzol.

DE VOLTA AO TRABALHO

Em 2010, a Juíza Clarice de Andrade, ganhou do Conselho Nacional de Justiça, uma punição de aposentadoria compulsória quando o CNJ entendeu da acusada ter sido negligente por ocasião da detenção, por furto, de uma menor de 15 anos, tida pelo delegado como maior e posteriormente estuprada e usada sexualmente por 20 presos, quase mês, numa cela da delegacia de Polícia de Abaetetuba, descoberto pelo Conselho Tutelar, onde a serventuária da Justiça desempenhava suas atividades respondendo pela Comarca. Como o caso, à época (2007) ganhou repercussão mundial, divulgado à exaustão pela imprensa internacional, colocando o governo e a Justiça do Pará a nu, a magistrada, tardiamente, foi cristianizada. Recorrendo do castigo, na 5ª, 14, o Supremo Tribunal Federal anulou a punição do CNJ e transferiu a responsabilidade dos atos cometidos com a menor ao galho mais fraco: os policiais autores da prisão, determinando a Juíza voltar ao trabalho.

Por: Ronaldo Campos

Um comentário em “Informe RC

  • 7 de julho de 2012 em 01:04
    Permalink

    Gostaria de pedir ajuda urgente para todos os irme3o. que me ajduem a reconciliar com minha esposa estou desesperado e ne3o tenho fore7as e nem fe9. pelo amor de deus.orem por mim meu nome e9 Sulivan Alexandre L. S.Jaen e dela e9 Elisangela Aparecida Candido. Olha vai fazer tres meses q estamos separado e mesmo depois da separae7e3o ja ficamos juntos mas quanto mais o tempo passa parece que ela fica mais decidida a ne3o volta e isso me diexa desesperado.ela esta muito estranha um momento demostra querer ficar comigo e de repente diz que ne3o quer, eu fico confuso com tudo isso, ne3o aguento meis sofrer. e ne3o sei mais oque fazer. sinto uma dor constante ne3o concigo parar de chorar e pensar nela um sf3 minuto. me ajduem pelo amor de DEUS

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *