Livro sobre o trabalho das artesãs do Aritapera é lançado em Santarém
Nesta quinta-feira, 28, acontece o lançamento do livro “Aritapera: Terra, Água, Mulheres & Cuias”, na sede do SEBRAE de Santarém/PA. Organizado pelos antropólogos Antônio Maria de Souza Santos, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e Luciana Gonçalves de Carvalho, professora do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da UFOPA, o livro é o primeiro volume da coleção “Mapeamento Cultural do Pólo Tapajós”. A coleção visa a publicar trabalhos sobre manifestações artístico-culturais dos municípios de Santarém, Belterra e Oriximiná, pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Pará (PRODETUR).
“Aritapera” aborda a importância da utilização das cuias ornamentais no universo amazônico e como elas estão inseridas no cotidiano das comunidades ribeirinhas, com enfoque no distrito de Aritapera, situada na área de várzea do rio Amazonas, distante cerca de 4 horas de barco de Santarém. O trabalho na comunidade envolve cerca de 200 famílias, inseridas na Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (ASSARISAN ), criada em 2003 para aprimorar a produção e a comercialização das cuias, valorizando os conhecimentos artesanais da região.
A obra é resultado de uma pesquisa iniciada em 1977, e trata do artesanato de cuias em aspectos como modos de fazer, iconografia, importância econômica e cartografia, além de abordar histórias de vida de artesãs e experiências de intervenção e organização da produção e comercialização, entre outros temas. Entre os textos selecionados, estão trabalhos do pesquisador Antônio Maria Santos e recentes pesquisas desenvolvidas por alunos e colaboradores da UFOPA. “A pesquisa é importante não só pela produção e difusão de conhecimentos, mas também pelo potencial de criação de novas alternativas socioeconômicas para as comunidades”, declarou a Profa. Luciana Carvalho.
O livro foi lançado em Belém no último dia 23 durante a VI Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA). Em Santarém, o lançamento acontece a partir das 15h no SEBRAE, localizado na Rua Floriano Peixoto, 743, Centro.
Fonte: Ascom/UFOPA, com informações da PARATUR
Estou muito feliz com o lançamento do Livro que retrata a vida de minha comunidade Aritapera, e da importancia que tem as cuias para a Comunidade. Moro em manaus e meu esposo está em Santarem de férias. Gostaria de saber onde ele pode comprar um exemplar do LIVRO, por gentileza voces poderiam nos informar.
Atenciosamente
Isabel Lisboa
Pedagoga
Trabalhei na comunidade como educadora quando residia em Stm, tive a oportunidade de conhecer de perto a arte nas cuias. Gostei muito da matéria, onde é reconhecido o trabalho dessas mulheres que realmente são verdadeiras artesães.
Estes merecem nossos respeitos e agradecimentos pela história de uma cultura e valores da região tapajônica. Parabéns comunidade de Aritapera
Meus parabéns pela valiosa iniciativa. Não podemos falar de Santarém, sem antes pensar nessas valiosidades.Um abraço carinhoso em cada artesã. Fiquem com Deus.