ENFIM, AS CONVENÇÕES!

No dia 9 de maio, próximo passado, escrevi aqui em O IMPACTO, com relação à eleição santarena de 2012, Que: “Só uma coisa é certa. O candidato, ou candidata à prefeito (a) de Santarém, sairá de uma reunião em Belém, como sempre aconteceu, desde os tempos do Barata”.

Nas duas semanas atrás pelo IMPACTO VIRTUAL, li que o PMDB se reuniu em Belém e indicou o vereador JOSÉ MARIA TAPAJÓS, atual presidente da Câmara Municipal de Santarém, (excelente alternativa, por sinal, nesta falta de opções), seu candidato, como já havia previsto, em meu texto. Acontece que os demais partidos que homologarão seus candidatos a prefeito e a vice, nas convenções a serem realizadas neste final de semana, no último dia, na última hora, no último minuto, no último segundo, fecharão “acordo”, na capital do Pará, (que desse jeito nunca será dividido), e chegarão no “apagar das luzes”, com o nome que o “cacique” mandou, o “cacique” concordou, o “cacique” disse: “é esse o candidato”. Portanto, com o aval da metrópole. Não há como se “rebarbar”, então, empurra de goela abaixo, vamos pedir voto para o candidato.

As lideranças políticas de Santarém, nestes últimos dias, estão dando de “peitada” nos escritórios políticos daqui. Estão todos em Belém, para achar que é este ou aquele nome que deve ser o candidato a prefeito e o vice. Aquele que representa melhores negócios para o partido, para a coligação (não tanto para Santarém) ou para mais quatro anos de mandado, no Palácio Jarbas Passarinho, localizado na rua suja, esburacada, chamada Anísio Chaves.

Mas antes que seja aquele que possa carrear recursos para a campanha e depois será aquinhoado com licitações, contratos ou uma secretaria que tenha bastante dinheiro como saúde, educação e infra estrutura, por exemplo. Até mesmo essa da infraestrutura portuária, que nesses quatro anos não disse o que veio fazer. Não melhorou a “avacalhação” do Porto da Tiradentes, nem da antiga Tecejuta, ou mesmo cadastrou as canoas de Santarém. Já que agora só tem “rabeta” e ou “bajara” aí, vai mais quatro anos. A reposta do eleitor como será? Nas urnas, gente boa! Seja autêntico, vote pelo bem de Santarém!

Os candidatos a vereadores são apenas meros figurantes, mas eles devem ficar assim, calados, e na expectativa, de que se for aprovada a eleição única, a partir de 2014, seus mandados poderão passar para seis anos. Então, haja usar o discurso velho, desgastado em dizer que vão trabalhar por mais saúde, educação, segurança, água, o estado do Tapajós, égua! Vamos ver se muda alguma coisa, nessas metas de trabalho.

========================

A família tricolor santarena esta semana sofreu duas grandes perdas de seus abnegados que muito ajudaram a construir o FLUMINENSE ATLÉTICO CLUBE – O TRICOLOR DA PRESIDENTE VARGAS. Primeiro foi a de EDIMAR PAIVA, o goleiro das campanhas dos campeonatos dos anos 71 e 72. Goleiro que fez história em Santarém, por ter sido o primeiro a usar luvas, durante uma partida de futebol. Em época que esse equipamento não era usado pelo guarda meta. No dia seguinte, 26.06, deixou a pérola do Tapajós OSVALDO ARAÚJO, o VAVÀ ARAÚJO, o veloz ponteiro direito do São Raimundo. Quando deixou de jogar, tornou-se treinador de futebol. Mas antes. Foi presidente do Fluminense, em 1965, quando meu pai Élvio Fonseca ausentou-se de Santarém e confiou-lhe o tricolor ele formou com alguns craques que estavam parando como Flexa (ex-goleiro do São Raimundo), Orlando Cota (ex São Raimundo), Mazinho (ex-São Raimundo), Cabinha (ex-São Francisco e São Raimundo), Pedrinho Araújo, seu irmão (ex-São Francisco) e ele, Vavá Araújo (ex-SãoRaimundo) e alguns jovens que estavam aparecendo como Birimba, Afonso Cupu, Lezildo etc. A primeira vez que trabalhei com VAVÁ ARAÚJO, ele foi treinador do Fluminense amador, em 1985, quando Abdala viajou e estávamos em meio do Campeonato e ele assumiu e corajosamente, lançou Valdir Almeida, Gilson Paz, Pipoca, Edson Juruti e Beto Maravilha, todos do juvenil para o time principal e fomos campeões Santarenos. Vavá Araújo foi Penta Campeão da TAÇA CIDADE DE SANTARÉM, quando esta valia pelo primeiro turno do campeonato santareno, lembram? Trabalhamos juntos diversas vezes, fizemos várias excursões para Alenquer, Trombetas, Oriximiná e Juruti. Era organizado, disciplinador, honesto e responsável, queria sempre o melhor para o plantel. O último ano que trabalhamos juntos foi em 2000, quando fomos vice campeão Santareno, mas deixou a base para o Fluminense ser Campeão santareno 2001 e revelou jogadores como Barriga e João Pedro. Lamentavelmente, ausente há mais de trinta dias de Santarém, a tratamento de Saúde, não pude comparecer aos velórios, mas que Deus em sua profunda bondade os recebam no reino da glória. Que suas almas descansem em paz: Vavá Araújo e Edimar Paiva.

Um comentário em “ENFIM, AS CONVENÇÕES!

  • 29 de junho de 2012 em 11:23
    Permalink

    Amigo Eduardo.
    Voce tem razão e motivos de sobra pelo pessimismo com os políticos em geral. Tb não consifo visualizar candidato honesto em Santarém, nem para Prefeito ou para Vereador. Honoesto no sentido de realmente se preocupar e atender os escancarados enseios do povo de Santarém. Atualmente vemos uma Prefeitura corroída pela corrupção, e subtração de dinheiro público, e a Vereança comprada nada faz, porque também comprometida com a roubalheira. Enquanto isso, a cidade fica entregue aos buracos e ao desserviço de médicos aventureiros no PSM e outros estabelecimentos voltados à saúde pública.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *