Informe RC

FORAM EMBORA

Ex donos de forte base política de apoio à administração da prefeita Maria do Carmo, contando com maioria dos partidos ligados a nível estadual ao Governador e dos quais esperavam lealdade na formação da coligação para enfrentar a do PSDB nas municipais de outubro, onde contavam com 11 vereadores dos 14 com assento na Câmara Municipal, de repente o PT se sentiu só pela deserção de muitos partidos e dos ex-aliados, encontrando nas últimas duas semanas (convenção e registro) dificuldades de escolher os candidatos a Prefeito e vice. Duas (PMDB-PDT) resolveram disputar com candidatura própria “José Maria Tapajós e Osmando Figueiredo”, o PV e PSB dos vereadores Valdir Matias e Reginaldo Campos, se encantaram pela flauta da serpente e debandaram, envolvidos no cantar dos tucanos. Com a troca do Inácio Correa há dois anos candidato, pela professora Lucineide Pinheiro, antes pleiteando um lugar de Vereadora e a colocação de um vice improvisado custoso de encontrar, os dirigentes petistas locais, comandados pelo Everaldo, seriamente fragilizados, vão ter de provar junto à militância, da emenda (substituição) não ter sido pior que o soneto.

A LEI AINDA NÃO É PARA TODOS

A lei da Ficha Limpa, de iniciativa popular, aprovada para punir políticos com mandatos e ex’s bronqueados com a Justiça, ardorosamente defendida pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil e da Ordem dos Advogados do Brasil, começando se estender ao serviço publico, fosse adotada nas eleições da OAB para escolha de seus dirigentes em todos os níveis do municipal a nacional, muitos advogados não conseguiriam passar pelo crivo, o do Pará, Jarbas Vasconcelos seria um deles. Eleito pelos colegas presidente em 2010 e afastado da direção em outubro de 2011 até abril de 2012 por decisão do Conselho Federal (22 x 4), dando lugar a uma Intervenção por 180  dias (a única na historia da entidade) para apurar desmandos, alucinações, incorporações de Justiceiros “prende e arrebenta”, maracutaia na venda de um terreno vista com ilegal e imoral por 1/3 do valor real, posteriormente desfeita pertencente à secção de Altamira e as peraltices narradas em Relatório pelo ex-Interventor (ex-presidente nacional da Ordem) ao deixar o cargo, certamente deixariam o Jarbas inelegível a sua pleiteada reeleição, agora em novembro.

OS ÚLTIMOS A SABEREM

Não deve ser recebido com surpresa o resultado de um namoro político mantido em segredo entre as partes por muitos meses. Na vida real o marido traído é o ultimo a saber, assim como também é na política. Foi o que ocorreu com os vereadores Valdir Mathias e Reginaldo Campos, presidentes das Comissões Provisórias do PV e PSB, que preferiram nessas municipais mudar de parceiro, indo configurar na coligação do PSDB, do que permanecer no PT, onde usufruíram do bom e do melhor, por 8 anos, inclusive empregos de pouco trabalho na Prefeitura a seguidores e cabos eleitorais. Como no conto do CORNO só a Prefeita, o Inácio e o Everaldo não sabiam (só o povo nas ruas) do Valdir e Reginaldo estarem trocando de camisa nos dias finais de uma nova partida. As desculpas dadas de estarem encontrando dificuldades para coligar nas proporcionais (vereadores), do Inácio não levantar vôo e de por baixo do pano apoiarem o candidato petista é consolo para inglês ver. Tratamento dado a infiéis pelo PSDB é bem diferente do proporcionado pelo PT.

A CORRUPÇÃO NÃO PÁRA

O estado do Amapá, considerado por metro quadrado o mais corrupto do País, desvio de dinheiro público não pára, envolvendo órgãos importantes da administração e ganhando a mídia nacional, envergonhando a população. Fins de maio o Superior Tribunal de Justiça, tornou pública denúncia do Ministério Público Federal acusando 5 dos 7 conselheiros e 2 aposentados do Tribunal de Contas do Estado responsáveis pelo descaminho (bolso) de mais de 100 milhões de reais no período de 2001 a 2010, apurado Timtim por timtim pela PF. Para completar o rosário de avanços, uma Desembargadora “ainda bem” do Tribunal de Justiça do Estado, afastou os deputados, Presidente e 1° Secretário da mesa Diretora da Assembleia e alguns servidores chefe de sessões, acusados de comandarem fraudes no órgão, com todos os parlamentares (24) envolvidos. Se continuar assim melhor separar o povo bom do ruim e a companheira Dilma transformar o ex-território numa Colônia Penal. Será que o Congresso aprova?

CURAS, VOTO E DINHEIRO

O crescimento do rebanho de algumas Igrejas Evangélicas tem levado seus dirigentes a enveredarem pelo caminho da política, fundando partidos para agasalhar seus fiéis em busca de vantagens com uma recomendação: dar apoio aos Governos “Presidente, Governador, Prefeito” não interessa a legenda desde que seja a oficial. De oposição nem pensar, não tem nada a oferecer. O primeiro a seguir este caminho há quase 10 anos foi o milionário Bispo proprietário da Universal do Reino e do Grupo Record, Edir Macedo, criador do PRB, hoje com ministério “Pesca”, senadores, prefeitos e deputados, alguns envolvidos em falcatruas. Agora é a Assembleia de Deus que criou (registrado no TSE) o pomposo Partido Ecológico Nacional “PEN” esperando eleger nessas municipais prefeitos e vereadores, indo esvaziar o PSC, onde têm 10 dos 16 federais, membros da Igreja agasalhados. Não vai demorar a aparecer o do Pastor R.R. Soares da Universal das Graças e do “Evangelista” milagreiro Valdemiro Santiago, da Mundial de Deus.

MENOR BANDIDO

A Comissão de Juristas criada pelo Senado Federal, encarregada de promover mudanças no atual Código Penal de 1940, entregou ao presidente da Casa o esboço do anteprojeto de reforma para ser apreciado, votado e posteriormente encaminhado a Câmara Federal para votação final até fim do ano. A maior preocupação dos mestres do Direito foi quanto a pena “maior” e punição a quem explora sexualmente crianças e adolescentes, mas quanto à redução da idade penal para menores bandidos, tidos como infratores (roubam, matam e assaltam) de 18 para 16 anos para responderem pelos seus crimes ficou no hora veja, apesar de existir há anos dezenas de Projetos nesse sentido no Congresso sem nenhum ser apreciado, apesar de aprovados nas Comissões internas. Em muitos países começa aos 10 ou até menos, na Hungria, onde foi procedida reforma idêntica a feita no Brasil, a idade penal de 14 anos baixou pra 12. Aqui a OAB nacional e entidades defensoras de Direitos Humanos são contrários. Com a meninada gozando de liberdade e proteção, vão continuar tirando vidas à vontade, como tem feito.

A ÚNICA VITIMA

Esta se tornando cansativa tanto quanto a apuração de desvios de recursos públicos em apuração por promotores do Ministério Publico Estadual na Assembleia do Pará envolvendo dois ex-presidentes, a CPI mista aberta no Congresso Nacional por inspiração do ex-presidente Lula para atingir adversários (governador de Goiás) e as relações dos políticos e empresas com o contraventor da máquinas caça níqueis e lobista da Construtora Delta, Carlinhos Cachoeira (ainda preso), operando a mais de 15 anos no estado de Goiás sem ser incomodado por governos anteriores, defendido pelo ex-ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, diante da pobreza de provas e o açodamento de parlamentares petistas (donos da coisa) caminha para dar em nada e produzir uma única vitima, o senador Demóstenes Torres “ex PFL e DEM” com pedido de cassação aprovado por massacre na Comissão de Ética (15 a 0), devendo ocorrer quase o mesmo dia 11 no plenário do Senado em votação secreta. Vai pagar com a perda do mandato, mais pela decepção causada aos colegas do que pelos erros cometidos.

MUITA DANÇA DE RATO

O apoio definido de algumas legendas depois de muita dança de rato, na escolha e convenções partidárias (30/06) e nos pedidos de registros (05/07) junto a Justiça Eleitoral apresentaram surpresas semanas antes (duas ou três) previstas de ocorrerem. Como em Santarém, Alenquer foi uma delas. O atual prefeito João Damasceno, o João Piloto como é conhecido, não vai concorrer a reeleição, a ordem dada pelo federal Lira Maia ao presidente da Comissão Provisória Familiar no município, Paulo Macedo, foi religiosamente cumprida depois da recusa do gestor em aceitar pai e filho (Mário Macedo Neto) como companheiro de chapa a vice-prefeito e ser ligado como dizem ao governador Simão Jatene e aos deputados tucanos Nilson Pinto e José Megale. A quem der apoio (menos ao DEM) ganha a eleição.

ENTRE O ÓDIO E A PAIXÃO

Violência nas escolas tem tirado o sono de órgãos voltados à segurança, muitas cenas de agressões entre mestres e alunos ou vice e versa entre colegas, vêm sendo exibidas nos noticiários de TVs. Semana passada na cidade de Paragominas, com o Pará ganhando manchete nacional, aluno de 14 anos foi esfaqueado e morto pelo colega de 15 por causa de uma pipa. Mas, diante de tanta violência nascem momentos de paixão: no Rio Grande do Sul, adolescente de 15 sem uniforme do colégio foge com professor do ensino médio de 46, casado e durante dois dias dão vazão aos seus sentimentos. Localizados pela Polícia foram levados ao Distrito Policial e diante de familiares de ambas as partes “pais e esposa”, o mestre foi defendido pela aluna, afirmando do ato sexual ter sido consentido e estar apaixonada pelo mestre que pediu demissão do cargo se dizendo envergonhado e ir deixar a cidade, a menina diante do delegado e dos pais pediu para ir junto. Que o amor, como dizia o diplomata e poeta Vinícius de Moraes, seja eterno enquanto dure.

O TRABALHO VEM AGORA

Com a descida das águas depois de municípios da região Oeste serem castigados pela cheia do século, alagando periferias das cidades e desalojando milhares de famílias residentes em centenas de comunidades ribeirinhas o trabalho vem agora: combater doenças “principalmente leptospirose”, retorno dos moradores, reconstrução de escolas, igrejas, casas, passarelas e pontes destruídas a serem bancadas pelas prefeituras com quase nenhuma participação dos governos Estadual e Federal na fase tida como espinhosa e cara. O Estado, através da SEMA, anuncia leilão de milhares de metros cúbicos de maneira nobre em toras apreendidas no período de subida dos rios em Juruti, quando deviam desdobrar em tábuas e toras e distribuir entre as prefeituras, mas não faz. Em outras regiões, vítimas de fenômenos da natureza são melhor assistidos pela companheira Dilma, o que não ocorre aqui, bem distante do Brasil.

REGIÃO CASTIGADA

Apesar da demora quanto ao tempo inicialmente marcado há três ou quatro anos, para fins de 2012, não foi bem recebida pela população dos municípios da Calha Norte que aguardam pela energia de Tucuruí a divulgação do projeto estar atrasado e da luz aguardada só em 2017, e de atender primeiro o Amazonas (bem distante), ou seja, as linhas de transmissão (postes) vão cortar a região para chegar ao estado vizinho, mas abandonar o funcionamento a diesel (atraso) ainda vai demorar, para tirar seus habitantes da estagnação econômica ocasionada pela falta da luz e condições de tráfico o ano todo na PA-254. Embora governador e prefeitos não carreguem culpas, por estas e outras os moradores da área, castigados por excesso de promessa são favoráveis à criação do estado do Tapajós.

NÃO CONSTA DA LISTA, MAS TÁ.

Alguma coisa deve ter acontecido necessitando de explicação para dissipar dúvidas. O poeta, cantou, compositor e dublê de jornalista boa praça Nelson Vinencci, expert de conhecimento de ocorrências em Oriximiná, continua afirmando com dados, datas, dias da semana na sua lida coluna, do prefeito Luis Gonzaga (PV), candidato a reeleição estar inelegível por ter tido contas rejeitadas pelo Pleno do TCU “não consta da lista” acusado de superfaturamento de um milhão e meio de reais em obra bancada com verba do Ministério do Transporte e do processo eivado de justificativas para desqualificar o avanço constatado por técnicos, vagar em mãos de um ministro do TCE, ainda a ser julgado o que não impede dos adversários do gestor recorrerem a impugnação, enquanto o caso não estiver esclarecido.  

Por: Ronaldo Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *