Coluna Impacto

Novo diretor

Dionar Nunes Cunha (foto), de 44 anos, radicado em Santarém há mais de 30 anos, é o novo titular da Gerência da Ciretran-A Santarém, em substituição a advogada Roberta Merabet, que deverá assumir o Departamento de Recursos Humanos do Estado, que vai funcionar na Avenida Rui Barbosa. A nomeação de Dionar Cunha foi publicada no DOE de quarta-feira. Ele é formado em Gestão Pública, pelo IESPES. Em contato com a reportagem, Dionar Cunha disse que seu maior objetivo é proporcionar um atendimento de qualidade ao usuário, bem como dinamizar os serviços no órgão.

Muiraquitã

Este é o nome do novo programa de televisão que vai ao ar no dia 04 de agosto, pela RBA Santarém, afiliada da Band e que terá como apresentador o publicitário, produtor de vídeo e humorista José Otávio Borges. O programa “Muiraquitã”, que vai ao ar todos os sábados, das 11 às 12 horas, apresenta uma proposta diferenciada de programa de variedades, que promete um formato leve, conversado e de proximidade com o telespectador, na maneira de abordar os mais diversos temas. O programa busca valorizar Santarém e fazer um intercâmbio com grandes centros do País. O lançamento oficial do programa será no dia 1º de agosto, às 19:30 horas, no Spaço Requintes, na Av. Cuiabá.

Conselho Tutelar

Desde o início deste mês o Conselho Tutelar intensificou os serviços de fiscalização a situações de risco de criança e adolescentes durante as férias escolares de julho, em Alter do Chão. Com o intuito de melhorar o atendimento a menores de idade, o Conselho Tutelar realiza no final deste mês uma capacitação para os 05 conselheiros que atuam na vila balneária. A capacitação faz parte de uma ação desenvolvida pela Associação Estadual dos Conselheiros Tutelares.  Já a segunda capacitação deve ser realizada pela coordenação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no mês de agosto próximo, em Santarém. O estudo deve ser realizado na zona urbana do Município. A conselheira Antônia Padilha destacou que os cursos e o atendimento ao público durante o período em que os conselheiros estão em Alter do Chão, deve melhorar a atuação no combate a exploração infantil. A Conselheira explica que o órgão também recebe o apoio do Juizado da Infância e Juventude, em Santarém.

Sairé 2012

A menos de dois meses para a realização do Festival do Sairé, que acontece em setembro próximo na Vila Balneária de Alter do Chão, proprietários de hotéis e pousadas garantem que as reservas de turistas e visitantes superam as expectativas. A Semtur confirma a vinda de turistas de outras regiões do Brasil para o Sairé deste ano. O titular da Semtur, Éder Pantoja, acredita que a demanda de turistas desse ano para o Sairé, vai ser maior que em 2011, principalmente por conta do Festival dos Botos que se solidifica, resultando na melhora de reservas na rede hoteleira. Por enquanto, segundo ele, ainda existem vagas, porém, a grande maioria dos hotéis já está com as reservas praticamente esgotadas, principalmente os localizados em Alter do Chão e que trabalham com pacotes turísticos.

Grupos organizados

Grupos organizados estão agindo em Santarém para praticar arrombamentos no centro comercial. Os bandidos não têm limites. Segundo o delegado Nelson Silva, são grupos que estão vindo pra Santarém, principalmente de Altamira e Macapá. Em médio prazo, a PM pretende instalar câmeras para monitorar as ações dos suspeitos. Mas enquanto isso não acontece, os serviços de inteligência devem entrar em ação. Como as práticas têm se tornado comuns, comerciantes já pensam em fechar as portas. Como foi o caso de uma empresária do ramo de jóias, que encerrou suas atividades. Ela encabeçou um abaixo assinado que será entregue ao Ministério Público, pedindo providência. Um pedido de mais viaturas e policiais, além de uma reunião com o Secretário de Segurança Pública estão entre as medidas a serem adotadas pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém.

Boa produção

A produção de borracha na Reserva Extrativista Resex Tapajós/Arapiuns está batendo recorde de produção a cada mês. Em março quando começaram as explorações, foram 150 quilos. Em junho foram mais de 9 mil quilos, e a previsão para setembro é de 30 toneladas. Na Amazônia a produção é de apenas 1% de tudo o que é produzido no mundo. A borracha da Amazônia tem boa qualidade e por isso tem preferência. Toda produção está sendo vendida para Manaus.

Carro som

A presença de veículos de propaganda partidária ainda é tímida em Santarém. A retração pode ser um indicativo de que os recursos dos candidatos estão escassos? Em Alenquer, pelo que fui informado, a população já não aguenta mais de tanta poluição sonora. Diferente de Santarém, lá os candidatos não vão dispor de espaço na mídia para promoverem suas candidaturas. Em outros municípios da região, os candidatos deverão se valer dos mesmos meios. Fui informado por um “propagandista” que o custo mensal de um carro rodando 6 horas por dia, chega a algo próximo a R$ 5.000,00 ao mês, e a gasolina é por fora. Parece mesmo que os partidos e coligações só vão se valer dos carros de som, na reta final. Enquanto isso, nossos ouvidos agradecem.

Retoques

Sindicalista Manoel Edivaldo Santos Matos (Peixe), da chapa Lamparina, é o novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santarém. Ele terá como vice a sindicalista Marilene Rocha, para um mandato de quatro anos. * Administração de Denilson Guimarães, no município de Faro, será alvo de fiscalização pela Controladoria Geral da União (CGU). O Município será o único da região Oeste a ser fiscalizado. * 08 de agosto será o prazo final para que os partidos políticos preencham as vagas remanescentes para o cargo de Vereador, no caso de as convenções não terem indicado o número máximo previsto. * Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio televisão começa no dia 21 de agosto. * Segundo uma fonte, o trecho urbano da rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163) será asfaltado a partir do mês de agosto. Já existe verba liberada para que o BEC execute os serviços de recuperação dos trechos mais críticos no perímetro urbano da rodovia. * Milhares de pessoas curtiram na noite desta quinta-feira, o show da banda RPM, na abertura do Festival das Tribos, em Juruti, na Festa dos Visitantes. O Festribal tem seu ápice neste sábado, com a apresentação das tribos Muirapinima e Mundurucu. * Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas na noite de quarta-feira (25) no concurso 1.409 da Mega-Sena, em Caetité (BA). Segundo a Caixa, a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (28), é de R$ 33 milhões. * Vale a pena arriscar um palpite. Esse é o modo mais fácil de ficar rico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *