Corte de encargos deve reduzir em 10% tarifa elétrica, diz ministro

Edison Lobão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira (26) que o governo enviará ao Congresso Nacional uma Medida Provisória para cortar todos os encargos do setor elétrico e prorrogar as concessões no setor, o que poderá provocar redução de 10% na tarifa do consumidor. A MP deve ser encaminhada em até 30 dias.

“Estamos trabalhando intensamente em uma Medida Provisória de alteração das concessões, prorrogando por mais uma vez as concessões de energia elétrica, mas tudo isso com o princípio mantido da modicidade tarifária, que será intenso. Os encargos setoriais serão extintos. Este é o caminho para realmente fazer cair o preço da energia”, afirmou o ministro.

Segundo o ministro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está estudando o impacto que o corte nos encargos terá na conta de energia do consumidor e da indústria. O governo espera redução de cerca de 10%.

“A redução que nós estamos prevendo e que está sendo examinada, avaliada e calculada pela Aneel pode vir a ser de 10% ou um pouco mais [para o consumidor e a indústria]”, disse Lobão.

O governo, afirmou o ministro, está tentando “retirar os obstáculos” do setor.

“A energia, na origem, na geração, é barata, mas ao longo do caminho ela vai encarecendo. O que nós estamos fazendo basicamente é retirar os obstáculos do meio do caminho para que ela chegue na ponta por um preço mais barato”, disse.

Fonte G1 

2 comentários em “Corte de encargos deve reduzir em 10% tarifa elétrica, diz ministro

  • 28 de julho de 2012 em 23:04
    Permalink

    uma coisa que eu aprendi eh q nao eh com isencao provisoria de impostos e sim com um imposto justo e definitivo.isencao nao funciona porque eles vao ter que tirar de algum lugar a perda de receita.isencao nao,imposto justo pra tudo jah.

    Resposta
  • 28 de julho de 2012 em 17:50
    Permalink

    Seraaaaaaaaaaaa? Gostaria e muito que isso fosse verdade!
    ANALISE E VEJA COMO GOSTAM DE NOS ILUDIR:
    A Presidente Dilma disse q/ uma das FORTES razões p/ cortar o IPI era p/ as industrias baixarem os preços de seus produtos logo, ter vendas E NÃO SER NECESSARIO TER DEMISSÕES EM MASSA .
    Nas megalópoles brasileiras principalmente no setor de automóveis os empresários JÁ AVISARAM Q/ NÃO TEM JEITO, HAVERÁ DEMISSÕES EM MASSA,JA ESTÃO ATÉ ESTIMULANDO SEUS EMPREGADOS A PEDIR DEMISSÃO.
    Sabemos q/ tudo é reflexo da crise européia!
    Acredito q/ a melhor coisa p/ o nosso Brasil e a nossa Santarém fazer é apertar os cintos, segurar a onda e não contar c/planos mirabolantes!!
    A situação no exterior está preta,TODOS NÓS BRASILEIROS VAMOS SENTIR ; particularmente acredito q/ Santarém-PA ATÉ NESSE PONTO SERÁ DIFERENTE pelas nossas PECULIAREIDADES ATUAIS.
    Sou otimista mas sem deixar de ser realista ou tirar os pés do chão, por isso acho q/ ainda continuaremos pagando muito caro pela energia elétrica!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *