Projeto “Viva a vida” chega aos 10 anos com mais de 65 mil atendimentos.

Projeto Vida a Vida

Criado em 2003, pelo Sistema Tapajós de Comunicação com o intuito de desenvolver ações e ajudar no combate a violência, consumo e tráfico de drogas, o projeto Viva a Vida, ganhou respeito e credibilidade da população e inúmeras parcerias, desde sua criação o viva vida já atendeu mais 65 mil pessoas com serviços e atendimentos diferenciados, o projeto proporciona cidadania, saúde e educação as comunidades mais carentes do município de Santarém.

Este ano, serão beneficiadas 11 comunidades, são moradores de bairros distantes do centro da cidade, como Mararu, Jaderlândia, Diamantino, Matinha, Área Verde, São José Operário, Floresta, Esperança, Mapiri e Liberdade, alem do Santíssimo, os habitantes desses bairros têm carências de atendimentos e de serviços básicos como documentação e saúde.

Para edição especial dos 10 anos, o Viva a Vida, terá foco nos serviços da área de Saúde, com vários atendimentos médicos, nas  especialidades: Oftalmologia, Neurologista, Otorrino, Ortopedia, e clinica geral, além de Fisioterapia, Psicólogo e odontológico, com serviço completo como, limpeza, restauração e extração dentária e encaminhamento de tratamento de canal em algumas etapas, outros serviços disponíveis serão, coletas e exames de sangue e urina. Ultrassonagrafia, exames laboratoriais, Massoterapia, orientações nutricionais, acupuntura, aplicação em flúor, tipagem sanguínea, controle de peso, vacinação, teste de glicemia e verificação de pressão arterial, farmácia viva com plantas medicinais.

Na área de cidadania o projeto oferecerá serviços de inclusão social com expedição de documentos (registro de nascimento, CPF, carteira de trabalho, carteira de estudante e carteira do idoso), atendimento jurídico (separação, averbação do divórcio, pensão alimentícia e casamento coletivo), curso de empreendedorismo, treinamento para o 1º emprego, oficina de elaboração de currículo e atividades lúdicas e bem estar (corte de cabelo, biblioteca móvel, oficina de reciclagem, dança, ginástica, capoeira, futebol mirim, karatê, flauta doce, fantoches).

Alem dos atendimentos de saúde e cidadania, o projeto se propõe como uma alternativa de resgate e valorização da vida e principalmente na prevenção e ao combate ao uso e trafico de drogas. O publico alvo são os jovens e a família. Em todas as etapas haverá palestras com profissionais de diversas áreas sempre falando da valorização da vida e a importância da família.

O número de usuários de drogas em Santarém ainda é muito grande, sejam elas lícitas como as bebidas alcoólicas e cigarros, e as ilícitas que são os entorpecentes, drogas mais pesadas, como maconha, cocaína, crack, heroína, oxi, entre outras. A intenção do projeto sempre foi levar as famílias à mensagem de orientação sobre os males que as drogas causam.

Em nove anos o projeto atendeu 65 mil pessoas. Em 2011 foram 16.816 atendimentos, desde expedição de documentos, atendimentos a saúde, entretenimento, oficinas de artes e lazer, serviços de higiene e bem estar, além das palestras que atraíram um grande número de expectadores.

Por mais um ano, o projeto pretende manter seu compromisso social.

Para a diretora do Sistema Tapajós de Comunicação Vânia Maia, o sucesso desta grande caravana da solidariedade reflete na contribuição de toda a comunidade beneficiada e dos parceiros socialmente responsáveis que abraçam essa causa e lutam em favor da valorização da vida e da prevenção às drogas.

O Viva a Vida é um projeto social que mobiliza a sociedade do oeste paraense e acontece com a colaboração de mais de cem parceiros socialmente responsáveis e comprometidos com o bem estar da sociedade, parceiros que se unem em prol desse sonho que começou e festeja sua décima edição trazendo muitos benefícios ao povo de Santarém.

Etapas:

Dia 01/08= Mararu- Escola Nazaré Demetrio

Dia 03/08= Jaderlândia- Escola Maria da Conceição Figueira

Dia 07/08= Diamantino- Escola Municipal Rosineide Fonseca

Dia 09/08= Matinha- Sest Senat

Dia 14/08= Santíssimo- Salão Paroquial

Dia 16/08= Área Verde- Escola César Simões Ramalheiro

Dia 21/08= São José Operário- Escola Belo de Carvalho

Dia 23/08= Floresta- Escola Paulo Rodrigues dos Santos

Dia 28/08= Esperança- Escola Helena Lisboa de Matos

Dia 30/08= Escola Municipal Maria Amalia.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/STC

Um comentário em “Projeto “Viva a vida” chega aos 10 anos com mais de 65 mil atendimentos.

  • 31 de julho de 2012 em 15:05
    Permalink

    uma informação: se a pessoa morar em outro bairro como aparecia e tiver precisando se consultar ela pode ser atendida neste projeto.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *