Desfile de fubicas em Santarém abrirá Festival da Tapioca de Boa Esperança

Comunidade de Boa Esperança

Um desfile das fubicas (veículo feito com motor estacionário capaz de trafegar nos ramais da comunidade Boa Esperança), pelas ruas de Santarém no próximo dia 21, marcará o início da programação do 13º Festival da Tapioca que este ano agrega a comemoração pelos 51 anos de fundação da vila Boa Esperança e a 1ª Festa da Tradição Gaúcha.

A carreata dos veículos bastante usados no processo de produção da farinha de tapioca, será realizada a partir das 8 horas, saindo da praça da Cohab e percorrendo as principais ruas da cidade, para divulgar a programação da festa que será aberta na sexta-feira, dia 24, encerrando no domingo à tarde, dia 26, com a corrida das fubicas, uma das principais atrações do festival.

Corrida de fubica 2011

Este ano, o evento será coordenado pela Associação de Moradores do Distrito de Boa Esperança, que assumiu a responsabilidade em realizar o festival para continuar a tradição. Segundo Elis Silva Corrêa Rebelo, presidente da associação e uma das coordenadoras do festival, no dia 24 acontece a abertura oficial da programação, com uma exposição temática na casa de farinha, a partir das 7 horas.

Logo depois haverá o desfile de máquinas agrícolas, fubicas e de moradores pelas ruas da vila, seguido de um café da manhã e abertura oficial com pronunciamentos das autoridades. No dia 25, data do aniversário da comunidade, pela manhã e pela tarde, vão acontecer jogos envolvendo times da comunidade e das comunidades próximas.

Silvia Rebelo, coordenadora Festival Tapioca

Pela parte da noite acontece apresentação de danças folclóricas com grupos de Alter do Chão e de Santarém e escolha da rainha do Festival da Tapioca. No dia 26 pela manhã haverá um culto ecumênico realizado pelas igrejas da comunidade, a tradicional churrascada gaúcha, danças gaúchas e show musical. Nesse dia também estará se apresentando a sanfoneira gaúcha, Berenice Paes.

A expectativa da coordenação é de que este ano o festival atraia mais participantes, uma vez que vai estar envolvendo três eventos ao mesmo tempo (13º Festival da Tapioca, 51 anos de fundação da vila e a 1ª Festa da Tradição Gaúcha). Diversos produtos, principalmente os que são feitos da tapioca, serão colocados à disposição dos visitantes durante os três dias quando se espera um público de mais de 40 mil pessoas. A presidente informou que a tapioca é a base da produção familiar dos moradores daquela região. Boa Esperança está localizada no KM.

Feira de Negócios – A vila de Boa Esperança foi fundada em 1961, pelo agricultor Raimundo Pereira, mas ganhou visibilidade a partir da abertura da rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370), na década de 1970. Logo depois chegaram grupos de famílias gaúchas que introduziram na comunidade diversos traços da cultura sulista. O principal deles é a churrascada gaúcha, um dos itens inseridos no festival que este ano agregou também a 1ª Festa da Tradição Gaúcha.

A coordenação trabalha com a intenção de mudar o perfil do festival, transformando-o, a partir do ano que vem, na principal feira de negócios do planalto santareno. Boa Esperança é centro de uma região que concentra a maior produção agrícola de Santarém, tanto da área familiar quanto da lavoura mecanizada. No entorno dela estão instalados os maiores produtores de soja, milho e arroz do município, com uma enorme cadeia produtiva, influenciando diretamente no perfil econômico e social da região.

Fonte: RG 15/O Impacto e José Ibanez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *