Justiça inocenta ex-diretora da Ciretran

Raquel Santana prova inocência nas acusações do MPE

A farsa montada de maneira atrapalhada por perseguidores de plantão para desestruturar a gestão de Raquel de Vasconcelos Santana, na época em que era diretora executiva da Ciretran em Santarém (2003), deu em nada. O tiro na água dado pelos inimigos gratuitos foi revelado através de parecer do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, 4ª Vara da Comarca de Santarém.

A denúncia feita na época, constava em anexo extra-judicial que a acusada Raquel Santana, no ano de 2003, teria cometido irregularidades no serviço público, na época em que era diretora da Ciretran de Santarém, onde teria adulterado cadastro de veículos por meio da Movimentação de Alteração de Dados de Veículos (MADV). A denúncia de alteração feita na época teria sido realizada nos veículos de placas JTO 1719, TG 2429, RD 2367, UC 0017, AS 8982, RT 0896, SU 0629 e IT 0347.

Ocorre que o sistema SIDET verificou que as supostas operações irregulares que teriam sido praticadas no órgão público, foram feitas por meio de senha de acesso ao sistema DT 1169, pertencente à diretora da Ciretran, Raquel Vasconcelos. Diante de tamanha acusação, a então diretora do órgão público foi chamada em juízo onde declarou em sua defesa que: “Sempre agi com transparência e legalidade quando era diretora do órgão, e que inclusive trouxe muitas melhorias no atendimento ao público, tais como mudança de prédio, etc.”, declarou a ex-diretora.

Em relação às irregularidades verificadas, Raquel Santana nega ter usado a transação MADV, pois não tinha sequer conhecimento de sua existência. Raquel Santana diz, também, que tinha algumas dificuldades para lidar com algumas transações autorizadas, sendo necessário buscar apoio das funcionárias Rosalva e Cléia, além de sua secretária Elda.

Raquel Santana, em sua defesa, narra que “por diversas vezes ao abrir meu DT pela manhã, aparecia uma mensagem informando que havia uma máquina (computador)aberta com o seu DT; os funcionários Elda e Heber tinham conhecimento da minha senha pessoal, JADE, que é o nome de minha filha”, afirma a ex-diretora.

Como membro da comissão de sindicância à época, Rosenildo Ferreira Lima afirma que: “Foram observados horários divergentes entre Santarém e Belém, com diferença de uma hora, justamente no horário anterior ao funcionamento da Ciretran de Santarém, que era utilizada a senha da acusada Raquel Santana, por terceiros.

Finalmente, a Justiça, através do juiz Paulo Pereira da Silva Evangelista, em despacho datao do dia 25 de junho de 2012, pugna pela absolvição da ré ao argumento de inexistência de provas suficientes para condenação. “Ante o exposto, julgo improcedente o pedido constante da denúncia, proclamando, em consequência, a absolvição da acusada, com fulcro no art. 386, inciso III, do Código de Processo Penal P.R.I.”, setenciou o Juiz. Dessa maneira, a ex-servidora pública Raquel Santana mostra que sua administração à frente da Ciretran sempre foi revestida de seriedade e honestidade, características suas à frente da coisa pública.

Por: Carlos Cruz

10 comentários em “Justiça inocenta ex-diretora da Ciretran

  • 7 de novembro de 2016 em 17:36
    Permalink

    Parabéns Dra. Raquel Santana por ser tão competente e por saber viver com muita originalidade. Lamentável, pessoas que não faz nada pelo bem estar público, somente acusam e por isso irão sair na urina da história.

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2016 em 18:13
    Permalink

    sacanagem foi o que essa vigarista fez com os funcionarios da epoca mandando prende los pessoas que serviram de mula pra ela foram laranjas, elas coloca nome de fulano e ciclano sabiam da sua senha logico foi um meio delas jogar a culpa neles ,….vigarista ladra …odeio essa mulher no fundo no fundo ela usou todos para aparecer levou largura , teve funcionarios que chegou a morrer por conta das perseguições dela , maldita da justiça da terra ela se livrou quero ver da ustiça da terra, lembro me muito bem o q essa vigaria obrigou agente a fazer para livrar ela.
    cade apareceu os carros roubados que ela legalizou pro namoradinho dela????pena que ficaram com medo de falar afinal ela mandou os funcionarios quase todos pra cadeia por algo que ela fez essa fdp

    Resposta
  • 11 de agosto de 2012 em 05:31
    Permalink

    Quem é competente sempre vive sendo perseguido no serviço público. E vc como uma mulher guerreira, chic e poderosa faz inveja para muitos e muitas, mas levante a cabeça que você e o poder, e pessoas abaixo de seu nariz com relação a profissional que és, sem dúvida vão te atacar, mas Deus estar com você e como candidata terá muitos votos de nossa familia. Bjos!!!! Teu amigo da Plena Forma.

    Resposta
  • 10 de agosto de 2012 em 19:11
    Permalink

    Parabens RAQUEL SANTANA, sei que vc e competente e foi uma otima administradora quando esteve na frente do DETRAN, porem, infelizmente a vida tem destes \”momento\” ruins.
    Parabens tambem pelo dourado que vc esta fazendo na Argentina. Como candidata a vereadora o meu voto e seu.

    Resposta
  • 10 de agosto de 2012 em 13:00
    Permalink

    Infelizmente, queiramos ou não, creio ser difícil uma reparação de danos morais à Raquel. Nada importa se, depois de um grande lapso temporal, uma sentença a tenha absolvido. Durante o trâmite desta ação, Raquel passou (com certeza) por momentos atribulados, tendo o seu nome sofrido grande mácula.Pergunto: os acusadores serão \”condenados\” a repará-la pelos danos sofridos? Esta é a nossa justiça.
    Por outro lado, infelizmente a maneira com que os cargos de responsabilidade social são ocupados, sempre através de indicações/apadrinhamento políticos e não por mérito (meritocracia), seremos sempre órfãos de desmandos. Não me refiro a este episódio com a Raquel. Longe disso. Somos reféns de uma forma de governar que já fora abolida há muito tempo em países sérios. É também por este motivo que governantes e políticos do alto e baixo escalão se perpetuam no poder. Penso ser esta a principal indidnação do \”Paraense Indignado\” que posta seu comentário neste espaço. TODOS os cargos públicos (com a exceção daqueles que são ocupados através de voto popular) deveriam ser exercidos por aprovação em concurso. E galgar-se-ia os postos mais elevados através do conhecimento e meritocracia. Penso ser esta a solução para o caos em que o serviço público se encontra, em nível nacional.

    Resposta
  • 10 de agosto de 2012 em 09:11
    Permalink

    È sacanagem o que fizeram com a Raquel. Cricifiram ela e agora depois de muitos anos, chegam a conclusão que ela é inocente. É dificil viver nesse \”estado democratico de direito\”. Será que a sociedade vai acreditar agora depois de muitos anos. Eu sabia que a Raquel não era culpada. Parabens Raquel. Agora seus amigos do PSDB, são covardes, viraram as costa para vc. Não fizeram nada, deixaram você sem um emprego one deveriam aproveitar sua competencia e dinamismo. Esse PSDB é um partido de covardes abandona seus filiados.

    Resposta
    • 1 de fevereiro de 2016 em 18:09
      Permalink

      sacanagem foi o que essa vigarista fez com os funcionarios da epoca mandando prende los pessoas que serviram de mula pra ela foram laranjas, elas coloca nome de fulano e ciclano sabiam da sua senha logico foi um meio delas jogar a culpa neles ,….vigarista ladra …odeio essa mulher no fundo no fundo ela usou todos para aparecer levou largura , teve funcionarios que chegou a morrer por conta das perseguições dela , maldita da justiça da terra ela se livrou quero ver da ustiça da terra, lembro me muito bem o q essa vigaria obrigou agente a fazer para livrar ela.

      Resposta
  • 10 de agosto de 2012 em 07:48
    Permalink

    Essa é a justiça do Pará, a mesma que condenou Maria do carmo por querer ajudar a população pobre. O caso Raquel todos nós sabemos ,Radamés você tem razão vamos rir muito dessa decisão.

    Resposta
    • 1 de fevereiro de 2016 em 18:10
      Permalink

      veradde essa vigaria merecia ta na cadeia

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *