Tapajós: “População está cansada do PT”
José Maria Tapajós, Vereador por seis mandatos, sendo quatro vezes presidente da Câmara Municipal de Santarém, nestas eleições lançou seu nome como candidato a Prefeito, pelo PMDB, tendo como vice o ex-prefeito Ronan Liberal. Ele recebeu nossa equipe de reportagem em seu gabinete e concedeu a seguinte entrevista:
Jornal O Impacto: O senhor quando Prefeito eleito, qual sua proposta para melhorar o comércio em Santarém?
José Maria Tapajós: No meu governo, vamos ampliar a área do comércio até a Avenida Rui Barbosa. A primeira ação será visual. Vamos retirar a rede elétrica aérea e transformá-la em subterrânea. Vamos nivelar e padronizar as calçadas para dar acessibilidade aos pedestres. Vamos fazer o melhoramento das vias com sinalização vertical e horizontal. Com essas ações vamos fortalecer o comércio, gerar emprego e dar um visual paisagístico para o centro da cidade.
Jornal O Impacto: Um dos problemas mais graves que atingem a população de Santarém, é a falta d’água. Isto é de responsabilidade do Município. Quando eleito, qual sua proposta para solucionar este problema?
José Maria Tapajós: No meu governo, vamos criar o “Conselho das Águas”, que funcionará como um órgão regulador, que vai fiscalizar a concessão feita pelo Município à Cosanpa. Vamos fazer um mapeamento em todos os bairros e através desse estudo saber quais os que não estão sendo atendidos com o abastecimento d’água. Nesses bairros, nós vamos implementar, através de parceria com entidades civis organizadas, microssistemas para suprir a necessidade da população.
Jornal O Impacto: Sabemos que o Pronto Socorro Municipal não tem mais condições de atender toda a demanda de pessoas que procuram este hospital em busca de atendimento. Quando eleito, como o senhor vai resolver esse problema?
José Maria Tapajós: No meu governo, vamos descentralizar os atendimentos de urgência e emergência. Vamos dividir a cidade em polos, e colocar ambulâncias do Samu em vários pontos estratégicos. Dependendo da gravidade da ocorrência, o paciente será levado primeiro ao Centro de Saúde, que vai ter médico 24 horas para atender essas pessoas. Vamos recuperar e adquirir novas ambulanchas, equipá-las com todos os aparelhos necessários para fazer os primeiros socorros e um enfermeiro vai acompanhar o paciente até o Centro de Saúde. Estas ambulanchas serão locadas em comunidades bases para facilitar a remoção da vítima. Vamos construir 2 UPAs-Unidades de Pronto Atendimento, uma no Maracanã, que vai beneficiar a população das regiões do Santarenzinho e Eixo Forte e outra que atenderá a grande área da Nova República e Planalto. Essas unidades vão desafogar o atendimento do Hospital Municipal.
Jornal O Impacto: A maioria dos bairros da cidade está em completo abandono, o esgoto a céu aberto prejudica a saúde da população e os buracos nas ruas comprometem a qualidade do transporte coletivo. Se o senhor for eleito, qual o seu projeto para resolver esse grave problema?
José Maria Tapajós: Em parceria com o governo Federal, vamos fazer saneamento em todas as vias de Santarém. Nnas ruas que não possuem sequer terraplanagem, nós implataremos, saneamento, terraplanagem, canaletas, calçamento e asfaltamento. A população vai ganhar com isso, qualidade de vida, eliminando agentes transmissores de doenças, acessibilidade e qualidade no transporte coletivo.
Jornal O Impacto: Nós estamos em plena festa do Sairé, e segundo os moradores da vila balneária de Alter do Chão, o atual governo não tem dado o apoio necessário para realizar este evento, que é a maior manifestação folclórica do Oeste do Pará. Já se passaram vários governos e até hoje não foi construído o tão sonhado Sairódromo. Qual o seu projeto para Alter do Chão?
José Maria Tapajós: Meu caro repórter, no meu governo nós temos como plano, a construção da Praça do Sairé, que além do Lago dos Botos vai abrigar em suas estruturas salas para Escola de Artes Plásticas e o Museu do Sairé. Temos, ainda, a construção do Espaço de Visitação do Turista, no Morro da Cruz; bem como vamos recuperar o Terminal Turístico, dotando de porto de atracação de embarcações para turistas.
Jornal O Impacto: O senhor sempre faz questão de frisar que seu secretariado será eminentemente composto por técnicos. Como ficam os acordos políticos?
José Maria Tapajós: Meu acordo principal, assim como minha coligação, é com o povo. Por isso, o meu secretariado vai ser composto por profissionais capacitados e comprometidos com o bem estar da população. Quando eu for Prefeito, a pasta da Saúde ficará a cargo de um médico que tenha experiência em gestão; na Secretaria de Cultura, um profissional gabaritado e apaixonado por essa área conduzirá e promoverá o nosso patrimônio cultural. O mesmo acontecerá com a Educação, a Infraestrutura, Agricultura e todas as demais secretarias.
Jornal O Impacto: Muita gente anda falando que o senhor poderia desistir de sua candidatura e aderir à campanha de Alexandre ou Lucineide. Isso tem fundamento?
José Maria Tapajós: Claro que não. Isso não faz o menor sentido. Quem espalha esse tipo de boato é porque está desesperado. É uma demonstração de má fé para tentar confundir e enganar a população, mas podem ficar tranquilos, porque sou sim candidato até sete de outubro e, se Deus quiser, a partir de primeiro de janeiro serei o prefeito de Santarém, porque o povo está cansado de sofrer nas mãos do atual governo e quer a verdadeira mudança.
Jornal O Impacto: A indicação de Ronan Liberal como vice deu um novo ânimo na chapa do PMDB?
José Maria Tapajós: Com toda a certeza. O Dr. Ronan Liberal é um grande companheiro de caminhada e só somou à nossa chapa. Nas duas vezes em que foi Prefeito, ele deixou sua marca na história de nossa cidade, construindo obras que mudaram a vida da população. Eu e o Dr. Ronan temos em comum o compromisso de trabalhar pelo bem estar do povo santareno e representamos a chapa mais preparada para fazer de Santarém um lugar melhor para se viver, onde todos tenham seus direitos respeitados e o acesso a serviços básicos como saúde, educação e infraestrutura seja garantido pelo governo municipal.
Jornal O Impacto: Nos seis meses que o senhor esteve à frente da Prefeitura, deu para sentir a necessidade da população?
José Maria Tapajós: Eu conheço as necessidades dos mais humildes, porque sou do povo. Nasci em uma família humilde, vim do interior ainda criança e tive que começar a trabalhar com apenas nove anos, vendendo picolé para sustentar minha família. Sei bem como é doloroso precisar de atendimento médico e o Município não oferecer um hospital decente, sei também como é triste ir à escola e não ter nem mesmo uma cadeira para sentar. Eu não precisei me tornar um homem público para conhecer o sofrimento da população. Na verdade, eu fiz o caminho inverso, quando me candidatei a Vereador, pela primeira vez, em 1988, foi para atender aos pedidos da população mais pobre do interior que precisava de um representante da Câmara Municipal de Santarém. Tenho 24 anos de vida política e 56 anos de vida como um cidadão santareno, que conhece de perto as necessidades da população da cidade, planalto e região de rios.
Jornal O Impacto: O candidato José Maria Tapajós pode ser a surpresa e vencer as eleições à prefeitura de Santarém, haja vista que o candidato do PSDB já conta vitória e a candidata do PT fala que sairá vitoriosa nessas eleições?
José Maria Tapajós: Eleição se decide nas urnas e, no dia 7 de outubro, a vontade popular prevalecerá. O povo está cansado de ser desrespeitado e quer um representante que tenha compromisso e vontade política. Nas minhas caminhadas diárias, percebo a insatisfação generalizada que toma conta da população. O cidadão santareno quer mudar a e eu represento a verdadeira mudança. Eu fiz uma coligação com o povo e com mais ninguém, por isso, minha vitória não será uma surpresa, mas a demonstração mais sincera da vontade popular que quer um legítimo representante do povo no poder.
Jornal O Impacto: Suas considerações finais.
José Maria Tapajós: Meus amigos e minhas amigas, no dia 7 de outubro, a população de Santarém terá a oportunidade de eleger um legítimo representante do povo para governar nossa cidade. Tenho 24 anos de vida pública e bastante experiência para trabalhar em prol dos meus conterrâneos, sejam eles da cidade, do planalto ou da região dos rios. Conheço os problemas e sei como resolvê-los, juntamente com o meu vice, Dr. Ronan Liberal e com a minha equipe de secretários. Conto com o apoio de cada um de vocês, para que juntos possamos transformar o sonho de uma vida melhor, com saúde, educação, infraestrutura, emprego e oportunidades, para todo cidadão santareno em realidade.
Por: Carlos Cruz
Se o povo ta cansado do PT também ta cansado de José Maria Tapajós que passou oito anos mamando na teta do PT,agora quer tirar uma de honesto,o que está faltando para declarar o apoio ao candidato do 45,todos sabem que a sua candidatura é laranja se manque seu enganador do povo seu TRAIRA do Lago Grande daquelas bem dura>
ZÉ MARIA PROCURE A BICHONA DO CLODOMILSON, QUEM SABE QUE ELE MUDA O JOGO! ELE FAZ MACUMBA COM CALDO KNOR DE GALINHA CAIPIRA, OU COM GALINHA DE PLÁSTICO QUE ELE COMPROU EM MANAUS NO CAMELÔ!
QUEM NÃO TEM RIOS DE DINHEIRO COMO ELAS CAÇA-SE COM TAPAJÓS, SÓ TEMEMOS PELAS RUAS QUE FICARAM CHEIAS DE BURACOS OU TAPADOAS COM COM BARRO OU PEDAÇOS DE TIJOLOS, MAS O ABATEDOR DE FRANGOS É AQUI DA DE COMPRAR UNS PRA DISTRIBUIR NA NOITE ANTERIOR DO DIA DA ELEIÇÃO NÉ ZÉÉÉ´´E´.
OIE ZÉ MARIA, ONDE VC ESTAVA NOS ÚLTIMOS ANOS, A FAVOR OU CONTRA O PT? O SEU PARTIDO PMDB é um, partidinho de ALUGUEL, só quer poder, ou seja, CARGO + CARGO + CARGO + PODER + PODER……….. SEM MORAL PARA FALAR DE QUALQUER PARTIDO, FICA NA TUA CARA, TEU TELHADO É DE VIDRO.
Zé vc ta sendo modesto pq o povo não ta cansado do PT, o povo ta puuuuuuto muito puto com o PT , a Professora Lucineide não ganha não por ela mas pq o povo ta puto com esse PT que so fez e continua fazendo merda com o dinheiro público, viu a praia de Alter sendo asfaltada? Foi nosso dinheiro público que foi torrado ali…crimes por asfalyar uma praia e por gastar nosso dinehiro em porcaria.
Zé, joga a toalha! Melhor p/ vc e teu filho ja ta eleito p/ ser um futuro prefeito,então joga a toalha logo!Não perca mais tempo!Política é política, tudo é muito dinâmico, muda num piscar de olhos ainda mais em tempo de eleição!
kkkkkkkk, Ei, Cara pálida,!! enquanto ele e eles distribuem, cesta,básicas,bolas,camisa,tijolos,cimento dinheiro e outras bugingangas as vésperas das eleições, aí tudo é festa!!!
Você não acha que está trocando diamantes ( votos) por espelho e apito???
trocando a qualidade de vida da sua comunidade por cesta básica as véspera das eleições.
Zé maria nos ajuda muito, todas eleições ele nos dá cestas básicas nas vésperas pra votarmos nele eta homem bom.
Que a Prefeita do PT errou nao ha duvida, a LUCINEIDE apenas sofre. Mas este PMDB e outros estão sendo covardes, pois ao longo do tempo dotinho estiveram no poder( SAUDE..)e outros, essse candidato foi eleito presidente da camara ai de STM com apoio do PT e agora no final de governo fica com esssa lambança. Vao ser covardes e falsos assim mais longe e deixem de enganar o povo de santarem.
Essa professora candidata é simples, honesta e competente.
TA VENDO ZÉ, O POVO NÃO ESQUECE NÃO! VC NÃO FEZ NADA DIZ O POVO NOS SEUS 24 ANOS!
POLÍTICOS O POVO JÁ NÃO É MAIS BOBO NÃO!
O POVO ACORDOU.
ISSO NÃO TEM NADA HAVER COM LUCINEIDE PINHEIRO VOTO 13 ELA SIM
Ficou 24 anos no poder é não tem nada que se diga isso foi o zé que fez; Não tem uma proposta concreta; Os teus contratos milionários com a prefeitura estão com os dias contados.
Sempre trabalhou em prol dos prefeitos, sempre foi a Raposa reparando o galinheiro, é arriscado ficar atras do Rubson Santana. Todos ja sabem do teu acordo com Alexandre Von, mas cuidado pq von diz não a tapajos.
Zé mané, vai ficar em último lugar pra deixar de ser sensacionalista.
Fla muito que se contradiz:
Primeiro diz que: a partir de primeiro de janeiro serei o prefeito de Santarém;
Depois: Eleição se decide nas urnas e, no dia 7 de outubro;
Acorda zé o povo ta cansado de ser mal representado por ti.
SENHOR JOSÉ MARIA ESTIVE NAS COMUNIDADES E VI O QUANTO O POVO GOSTA DO SENHOR! MAIS O SENHOR DEIXOU MUITO A DESEJAR NESTES 24 ANOS, NUNCA PEITOU NENHUM PREFEITO EXIGINDO MELHORIAS PARA SUA CIDADE! NÃO ESTOU LHE CRITICANDO NÃO,GOSTARIA MUITO QUE O SENHOR FOSSE ELEITO,MAIS O SENHOR VACILOU NESTES 24 ANOS.