Canoísta santareno busca seu 12º título nacional em Canoagem Oceânica

Hiel Gesã
Hiel Gesã

O canoísta paraense, Hiel Gesã, de 43 anos, vem se destacando no cenário nacional, obtendo grandes resultados na modalidade canoagem oceânica. Sempre ao lado do seu parceiro de esporte, o paulista Humberto Santana, conseguiu resultados surpreendentes na canoagem nacional.

O atleta de Santarém começou por acaso no esporte, em 1987. Mesmo sem saber remar, comprou um caiaque simples, apenas por curiosidade. Algumas semanas depois, decidiu participar de uma competição no município de Santarém. A curiosidade de Gesã em praticar o esporte e participar do torneio lhe rendeu um bom resultado. ‘Estava nervoso, mas consegui um bom resultado. Fiquei entre os três primeiros na categoria iniciante e isso me ajudou muito a continuar na canoagem’, afirma.

Hiel Gesã coleciona títulos ao longo de sua carreira: etapas de Copas nacionais, maratonas e até mesmo a Prova Internacional de Portugal, em 2008. Em 2012, ele conquistou pela 11ª vez o Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica. Gesã treina nos rios Amazonas e Tapajós e optou pela categoria oceânica por fazer várias expedições nos rios do Pará, já que remava vários quilômetros e a categoria oceânica consiste em provas longas.

O ano de 2012 foi especial para Gesã, que conquistou a marca de oito títulos em oito competições disputadas, entre maratonas, etapas e campeonato brasileiro. O paraense, que tem apoio da SEEL (Secretaria de Estado Esporte e Lazer), através do programa Bolsa Talento, há oito anos estabeleceu duas metas e pensa em alcançá-las já em 2013. ‘Quero conquistar pela 12ª vez o Brasileiro de canoagem e comprar um barco de fibra de carbono. Esse barco é como fosse a Ferrari da canoagem’, explica.

Hiel Gesã vive do esporte. Além do prazer em praticar a canoagem, ele sustenta sua família com a renda dos alugueis de caiaque, em Santarém. ‘Eu tinha uma oficina mecânica e larguei a profissão, pois não conseguia entregar os carros a tempo, sempre pensava em treinar e acabava deixando de lado a oficina’.

O atleta também é vice-presidente da FECAEPA (Federação Paraense de Canoagem), presidida por Evaldo Malato, que vem brigando por melhorias no esporte. Segundo Malato, a federação tem poucos meses de atividade e, por isso, está buscando apoio para os atletas de competição. ‘A FECAEPA tem apenas quatro meses e estamos na luta pela canoagem do Pará. Hoje não temos condições de ‘bancar’ ninguém, por isso, as parcerias são fundamentais’, disse Malato.

Além de Gesã, o Pará também conta com várias promessas, como Wanderson Patrick, que é de Santarém e já competiu com Hiel Gesã, e a equipe de São Domingos do Capim, formada por David, Flávio, Adilson, Ulisses, Jéssica e Ádria. Malato, que também faz parte do NEL (Núcleo de Esporte e Lazer do Governo do Estado), está projetando a implantação da disciplina Canoagem no currículo das escolas ribeirinhas do Pará. ‘Nosso Estado é cheio de rios e igarapés e nas comunidades ribeirinhas a canoa é o principal meio de transporte’, lembrou.

Malato vê no atleta Hiel Gesã um exemplo de amor à canoagem. ‘O Hiel é um cara que lutou pelo que quis, brigou pela canoagem do Pará. Um verdadeiro exemplo no esporte da região’, concluiu.

 

Fonte: Portal ORM

 

Um comentário em “Canoísta santareno busca seu 12º título nacional em Canoagem Oceânica

  • 9 de junho de 2013 em 20:16
    Permalink

    O Atleta santareno representando o nosso Pará, vence mais uma vez

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *