Sessão tumultuada elege nova Presidente do Legislativo Curuaense

Mesa Diretora proclamada pelo presidente interino Givanildo Picanço
Mesa Diretora proclamada pelo presidente interino Givanildo Picanço

Em meio a agressões verbais, vaias, tumultos e palavras de baixo calão, por volta das 18:00 hs do dia 21 de janeiro de 2013, deu início a uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores do município de Curuá. O ato público culminou na votação que elegeu a vereadora Izolina Maciel – PTB, nova presidente do Poder Legislativo curuaense.
A sessão foi objeto de uma decisão da justiça de Óbidos, através de Mandado Judicial. O mesmo tornou nula a primeira eleição que elegeu o vereador Givanildo Picanço, ocorrido no dia 1º de janeiro de 2013. É importante frisar que antes da votação para a escolha da nova gestora, era visível o nervosismo e a apreensão pelas pessoas envolvida na disputa. Entretanto, mesmo com os ânimos acirrados, as partes cumpriram o rito registrando e protocolando as duas chapas encabeçadas de forma tempestiva.
Ressaltamos, na oportunidade, que por incrível que possa parecer, no ponto de vista democrático aconteceu uma coisa antológica, inédita, atípica e/ou esdrúxula. Ocorre que as postulantes ao cargo da presidência foram recém eleitas pela mesma sigla (Partido Trabalhista Brasileiro – PTB), e submeteram simultaneamente seus respectivos nomes nas mãos de 8 pares.
Ato contínuo, invocando o nome de Deus, através da oração “Pai nosso” o vereador Givanildo Picanço, presidente interino procedeu a votação secreta, convidando os 8 vereadores presentes e aptos para exercer o direito do voto. Conseqüentemente estaria laçada a sorte das correligionárias: Izolina Maciel e Lidia Sampaio (ambas do PTB).
No final da votação o resultado já era esperado 4 x 4. No exato momento o presidente, fundamentou-se na Lei Orgânica do município e no Regimento Interno da Casa. Isto posto, declarou seu voto para a chapa número um e empossou a nova Mesa Diretora composta pelos seguintes componentes: Izolina Marciel (presidente), 1º secretário: Junior Chupira, 2º secretário: Ziraldo Moraes.
Após a proclamação da chapa vencedora, no entendimento do vereador Givanildo, até então presidente da sessão, os vereadores da chapa derrotada protestaram com muita veemência. Neste contexto, sobre a égide de defesa não assinaram e nem legitimaram a confecção da ata. Em suma, pelo andar da carruagem, a referida votação certamente será mais um processo político que irá ser dirimido pela luz da justiça. Segundo o povão, se por ventura haver uma nova eleição, deverá ter mais reforço policial e mais oração do Pai Nosso.

2 comentários em “Sessão tumultuada elege nova Presidente do Legislativo Curuaense

  • 1 de março de 2013 em 14:05
    Permalink

    Enquanto isso, o povo que elegeu continua esperando que eles executem aquilo para o qual foram eleitos. A própria lei brasileira da amparo pra que se perca mais tempo discutindo quem manda do que qu executando o que é pra ser feito. Vereadores, respeitem o povo que lhes elegeu e ponham a mão na massa, afinal, é o povvo que paga o salário de vcs.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2013 em 19:13
    Permalink

    A eleição para chegar ao poder legislativo está prejudicando muita gente até o vereador Diego que foi preso com a intenção de matar um rapaz no mercantil da cidade, até hoje não foi solto o acusado está com três advogados mais ainda não conseguiram a soltura porque será? tem gente por traz querendo manter o vereador na sela por algum tempo, primeiro para não participar na eleição para presidente senão a oposição ficaria com um vereador a menos, já era a tempo do vereador ter saido pois, tem residencia fixa, não matou o que mais a juiza quer ele pode responder em liberdade tem tanto homicida na nossa região solto eles estão no pé do vereador Diego não deixam o acusado nem receber visita. Os familiares do vereador Diego estão com muita fé que ele vai sair não sabem quando.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *