Semma de Santarém repassa licenciamentos de empreendimentos à Sema do Estado

José Alberto Colares (Sema) e Podalyro Neto (Semma)O anúncio foi feito no sábado, 26, em uma entrevista coletiva, após reunião entre técnicos das Secretarias Municipal (SEMMA) e Estadual de Meio Ambiente (SEMA). Dos 13 empreendimentos, entre loteamentos e conjuntos habitacionais, avaliados nove continuarão sob a competência do Município. Como são empreendimentos com área acima de dois hectares, a SEMMA vai solicitar a visita de uma delegação à Secretaria Estadual para estabelecer um termo de referência de correção para proceder de forma correta a regularização dos  empreendimentos.

Os outros quatro empreendimentos, devido a complexidade e impacto, serão retomados pela SEMA. O conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida, empreendimento social que deve atender a 3.185 famílias e está em obras, não será paralisado. Mas a Secretaria Estadual de Meio Ambiente deve fazer correções. A obra é próxima a uma antiga área de lixão e não tem estação para tratamento de esgoto.

O empreendimento Caruatatuba, de 60 hectares, será suspenso e interditado para fazer junto a SEMA correções de regularidade e execução. O loteamento Gondin, de 97 hectares, também será suspenso e interditado. Os técnicos da SEMA detectaram, entre outros problemas, a supressão indevida de área de floresta.

Em relação ao loteamento Buriti, o titular da pasta estadual de Meio Ambiente, José Alberto Colares, admitiu que o empreendimento está  irregular em vários aspectos e por isso, também, será suspenso e interditado. Segundo o secretário, os 487 hectares da obra não poderiam ter sido fragmentados em cinco licenças. Além disso, os técnicos não encontraram projetos e o EIA-RIMA (Estudo de Impacto e Relatório de Impacto Ambiental). O loteamento Buriti já havia sido suspenso na sexta-feira, 25, pela Prefeitura, entre outros aspectos porque a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não tem autonomia para licenciar empreendimentos com mais de dois hectares.

De acordo com o secretário a suspensão dos projetos garante que seja cumprida a legislação ambiental e que as empresas façam as correções dos projetos. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, o a Prefeitura tem o dever em dar segurança jurídica ao empreendedor e ao cliente, no caso de loteamentos e conjuntos habitacionais.

 IPTU 2013: COMEÇA ENTREGA DE CARTA CONSULTA AO CONTRIBUINTE

O documento servirá de base para o cálculo do IPTU. A carta, endereçada a 60 mil contribuintes, apresenta um resumo de dados do imóvel cadastrados no banco de dados do Município. O documento será entregue em toda zona urbana de Santarém. Participam desta ação estudantes dos cursos de Edificações e Saneamento do Instituto Federal do Pará (IFPA-Campus de Santarém). Eles serão identificados com uniforme da instituição e crachá da Prefeitura.

O contribuinte que não concordar com o valor tem entre os dias 1º a 28 de fevereiro para comparecer a Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC -Av. Silva Jardim, em frente à Prefeitura) e fazer a contestação. Para este procedimento e necessário apresentar identificação pessoal (RG e CPF) e documentação do imóvel. A Central de Atendimento ao Contribuinte funciona de 8h às 16h na Av. Silva Jardim, em frente à Prefeitura. De acordo com a secretária de Finanças, Regina Sousa, o IPTU 2013 será lançado em abril.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Um comentário em “Semma de Santarém repassa licenciamentos de empreendimentos à Sema do Estado

  • 30 de janeiro de 2013 em 07:41
    Permalink

    Cadê a punição para os gestores desses orgãos ambientais ?. Somente os empresários que gastam seu dinheiro têm que pagar essa conta estupida?. Infelizmente em nosso País as leis andam sempre na contra mão. Se fossemos serios, com autoridades que fizessem cumprir as Leis, não veriamos tantas injustiças cometidas em detrimento de alguns, e, a inpunidade triunfando em prol de maus gestores.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *