Juruti terá primeira assembléia para orçamento participativo

Prefeito Marco Aurélio estará à frente da 1ª Assembléia do POP
Prefeito Marco Aurélio estará à frente da 1ª Assembléia do POP

O Planejamento e Orçamento Participativo (POP) é um instrumento de maior participação popular no que diz respeito à democracia nas decisões da aplicação dos recursos públicos, pois permite que o cidadão influencie e direcione para onde e o que deve ser feito na comunidade. E a Prefeitura de Juruti, na gestão de Marquinho Dolzane (PSD) e Jonas Morais (PT), vai iniciar a primeira assembléia do POP no dia 2 de março, na região do Curumucuri, onde 19 comunidades rurais terão espaço para decidir em nome delas mesmas.
No Brasil, a primeira Prefeitura a experimentar esse modelo de gestão pública foi a de Porto Alegre, em 1989. No Pará, a cidade de Belém implementou o Orçamento Participativo, no período de 1997 a 2004. E agora, o município de Juruti, com 48 mil habitantes, localizado na região Oeste do Pará, também faz a sua história no ano em que completa 130 anos de fundação. “É a primeira vez que Juruti vai experimentar uma decisão tão democrática como essa. Quando definimos o nosso slogan (Governando com o povo) estávamos pensando justamente no orçamento participativo, porque é o ápice da democracia na governabilidade municipal. Iremos em todos os distritos, dialogar com as 207 comunidades. É trabalhoso, mas eu estou preparado, junto com o vice-prefeito Jonas Morais e toda a minha equipe de Governo, especialmente a Cláudia Panosso, que é a secretária de Planejamento e Gestão, ela que está à frente desse processo. Estou muito confiante que vai dar certo, e quem ganha com isso é a população, é Juruti, é a região e é o nosso Estado”, finalizou o prefeito Marquinho.
Juruti foi dividida em oito distritos, incluindo a cidade e será realizada uma assembléia geral no dia 15 de abril. Segue abaixo a programação:
DATA    DIA DE SEMANA    HORA    REGIÃO
02/03    SÁBADO        9H    CORUMUCURI
04/03    SEGUNDA-FEIRA    9H    CASTANHAL
11/03    SEGUNDA-FEIRA    9H    TABATINGA
15/03    SEXTA-FEIRA        9H    JURUTI VELHO
21/03    QUINTA-FEIRA        9H    MAMURU RIO
22/03    SEXTA-FEIRA        9H    MAMURU PLANALTO
26/03    TERÇA-FEIRA        9H    PARANÁ DE DONA ROSA
05/04    SEXTA-FEIRA        8H    CIDADE
15/04    SEGUNDA-FEIRA    8H    ASSEMBLEIA GERAL
(CIDADE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *