Semma apreende pescado proibido pela lei do defeso

O Ministério da Justiça divulgou uma triste e estarrecedora notícia relacionada com a violência doméstica no estado do Pará. Os estudos apontam que no Brasil uma mulher é agredida a cada dez segundos. Normalmente as vítimas se escondem atrás das roupas, maquiagens e desculpas esfarrapadas. Ou seja, ocultam seus respectivos sofrimentos e lesões com medo e vergonha que as pessoas descubram que estão sendo vítimas de agressão pelo próprio companheiro.

É patético informar que apesar da lei da Maria da Penha ser rigorosa, a violência contra a mulher no estado do Pará vem sendo um problema crônico e generalizado. Com uma premissa, o crime vem ocorrendo em todas as camadas sociais, sem que, na maioria das vezes os agressores ou as agressões ficam impunes.

A impunidade acontece por puro preconceito ou até mesmo como forma de garantia de vida para seus filhos e para as mesmas. Detalhe, os abusos contra a mulher se caracterizam por: Violência física e psicológica. Muito dos casos sucessivos, geralmente desencadeiam óbitos, sem que as vítimas tenham chance de defesa pelo agressor.

A dura realidade é que, mesmo com o Código Penal existente, e a norma rígida, no estado do Pará ainda não possui eficácia. Isto é, no ponto de vista de estrutura, não possui dez Delegacias da Mulher. Isso cerceia o direito sagrado de amparo: A vida, a liberdade, a igualdade. Tais preceitos estão elencados na Constituição Federal – CF.

Em suma, a ausência do Estado para com a segurança pública na região Oeste, principalmente no que tange o direito da mulher, contribui de certa forma para o alarmante índice de violência. Principalmente, no que diz respeito à falta de delegadas, viaturas, serviços psicológicos e assistenciais etc.

 

Curuá

Polícia e Semma realizam doação de peixes a famílias carentes
Polícia e Semma realizam doação de peixes a famílias carentes

SEMMA APREENDE PESCADO PROIBIDO PELA LEI DO DEFESO

No dia 03 de março de 2013 (domingo), uma força tarefa envolvendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e a Polícia Militar, culminou na apreensão de grandes quantidades de pescado proibido pela Lei do Defeso. Os produtos apreendidos foram: acarí, pacú e pirarucú.

O secretário de meio ambiente Junior Bentes (Junhão), e o sargento de plantão Nogueira Campos, informaram à nossa redação que a parceria da sociedade com as instituições está resultando em coibir o ato abusivo da pesca predatória durante o período do defeso. Ou seja, a sociedade vem tomando a iniciativa de denunciar de forma anônima os criminosos ambientais que estão infringindo a lei.

Informa o titular da SEMMA que ficou sabendo do ato ilícito através de um telefonema, de que estariam em um barco que faz a linha Curuá/Santarém/Curuá, isopores com as espécies supram mencionadas, as quais seriam comercializadas no município de Santarém.

Ato contínuo, o Secretário fez o seguinte esclarecimento: “Ao tomarmos ciência do episódio, imediatamente levamos ao conhecimento da autoridade policial. Uma vez comprovada a materialidade do ilícito, tomamos as providências cabíveis. Conforme determina a lei, procedemos juntamente com a Polícia Militar a doação do pescado para famílias carentes e creches”, concluiu o Secretário.

 

Vereador Ziraldo cobra conclusão de escola tomada pelo mato
Vereador Ziraldo cobra conclusão de escola tomada pelo mato

VEREADOR DENUNCIA ESCOLA DO ESTADO TOMADA PELO MATO

Na primeira sessão ordinária realizada no Palácio Legislativo curuaense, o vereador Ziraldo dos Santos Moraes (PMDB) usou a tribuna para fazer duras críticas ao governador Simão Jatene, pelo descaso para com a educação no município de Curuá.

Na oportunidade, o parlamentar solicitou do presidente da Câmara de Vereadores, Jucelino Piloto (PSDB), para que este questione junto aos deputados Nilson Pinto, José Megalle e o governador Simão Jatene, todos militantes do PSDB, o por quê de uma escola da rede estadual encontrar-se há bastante tempo inacabada e tomada pelo mato.

Justifica o Vereador que o desperdício do dinheiro público é uma afronta aos princípios pautados nas atribuições dos políticos envolvidos na questão. Disse também que, a única ferramenta que melhora a condição de vida do cidadão é a educação e uma escola de boa qualidade.

Ao encerrar sua fala, fez questão de frisar que o referido estabelecimento educacional iniciou no governo do Simão Jatene, passaram quatro anos do governo do PT, voltou para o Governo do Simão Jatene e simplesmente no terceiro ano de sua gestão, o educandário continua depredado e sem funcionabilidade. Servindo, portanto, apenas para ação de malfeitores. Enquanto isso, os alunos do ensino médio continuam espremidos nas salas super lotadas. Afirma o Vereador.

 

ANIVERSÁRIO: A encantadora Eloyze Karollyne de Sousa Rodrigues, filha do casal Jarlison Duarte Rodrigues e Elayne Cristina Chaves de Sousa, com muita felicidade virou mais uma folinha de sua preciosa existência. No dia 28 passado a princesinha completou 5 risonhas primaveras. Ao lado de seus pais, familiares e amigos festejaram a data. Nossa página deseja toda sorte do mundo a aniversariante e seus pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *