Mega operação prende 20 PMs envolvidos com tráfico de drogas

 

PM sendo preso
PM sendo preso

Uma operação da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança (SSINTE), da Polícia Civil, da Corregedoria de Polícia Militar e da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar resultou na prisão de 20 PMs acusados de envolvimento com o tráfico de drogas no Centro do Rio. Além dos policiais, 28 criminosos também foram presos e três menores apreendidos na manhã desta sexta-feira.

Cerca de 300 homens de diversas delegacias especializadas e distritais estão nas ruas desde a madrugada desta sexta para cumprir 72 mandados de prisão, 21 deles contra policiais militares do 5° Batalhão (Praça da Harmonia). Além disso, a ação visa a cumprir 69 mandados de busca e apreensão e três mandados de apreensão de menores. Os mandados foram pedidos a partir de duas investigações, uma da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e outra da SSINTE.

O envolvimento de PMs com o tráfico de drogas no Centro do Rio foi descoberto com base em indícios surgidos durante as investigações da DPCA e da SSINTE, que contou ainda com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO-IE) e da Coordenadoria de Inteligência da PM.

Ação para caçar envolvidos com crack

De acordo com as investigações, os policiais recebiam propina para não reprimir o tráfico de drogas na região, que vai do Morro da Providência, no Santo Cristo, até a Praça Mauá, na Zona Portuária.

A operação, batizada de Fortaleza, conta com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Corregedoria da PM. A Ação é coordenada pela Delegacia de Proteção a Criança e Adolecente (DPCA).

 

Operação da polícia no Morro da Providência busca cumprir 72 mandados de prisão | Foto: Osvaldo Prado / Agência O Dia

Os policiais concentram as ações em endereços no Morro da Providência e nos arredores da comunidade. Um dos presos é Alexander de Oliveira Valério, de 36 anos, conhecido Leng. Ele foi detido por policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) quando dormia em casa, em um beco do morro, ao lado da garagem da Viação São Silvestre, próximo à Central do Brasil.

Entre os presos está também Andréa Vieira de Oliveira, que seria testa de ferro do traficante Evanilson Marcos da Silva, o Dão, apontado como chefe do tráfico no Morro da Providência .

Outra equipe da Core esteve em uma oficina mecânica próxima ao 5º BPM (Praça da Harmonia). O suspeito, que já teria trabalhado no local, não foi encontrado.

De acordo com as investigações da DPCA, casarões do morro invadidos por famílias carentes eram utilizados por traficantes de drogas. Os moradores só podiam deixar estes locais com a autorização dos criminosos, que instalaram portões de ferro, em locais estratégicos, para controlar a circulação de pessoas.

Fonte: O Dia

Um comentário em “Mega operação prende 20 PMs envolvidos com tráfico de drogas

  • 8 de março de 2013 em 18:51
    Permalink

    QUANTOS DESSES 300 POLICIAIS ENVOLVIDO NESSA OPERAÇÃO, NÃO SÃO BANDIDOS?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *