Senador do MS deve presidir comissão da Usina de Belo Monte
O senador do PT de Mato Grosso do Sul, Delcidio Amaral, vai presidir a comissão temporária que será instalada no Congresso para acompanhar as obras da Usina de Belo Monte, no Pará. A subcomissão elege nesta terça-feira (12) o presidente e o vice-presidente e debaterá sobre a instalação dos trabalhos. Foi indicado para relator o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Não há indicado para a vice-presidência. A subcomissão – que é temporária – pertence à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída no Rio Xingu, no Estado do Pará. Será a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira e a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da brasileira e paraguaia Itaipu.
Desde o início, o projeto de Belo Monte encontrou forte oposição de ambientalistas brasileiros e internacionais e de algumas comunidades indígenas locais. Os ativistas contrários à obra argumentam que a construção da hidrelétrica irá provocar alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindo diversos impactos socioeconômicos.
Fonte: Portal ORM