Irene Belo: “Turismo trabalha com visão estratégica”

Irene Belo
Irene Belo

Jornal O Impacto: Secretária, gostaríamos que a senhora falasse sobre as competências da SEMTUR.

Irene Belo: Conforme a lei 19.135 de 17/12/2012, que dispõe sobre a organização estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal e outras providências, a Secretaria Municipal de Turismo é órgão de atividade fim com as seguintes competências:

a)     planejar, coordenar e executar a política municipal de desenvolvimento do turismo;

b)    desenvolver programas e projetos de interesse turístico, visando incrementar o afluxo de turistas ao Município e Região Oeste do Pará;

c)   estabelecer diretrizes para um trabalho coordenado entre o poder público e setores organizados da sociedade civil, com o objetivo de promover a infraestrutura adequada para o desenvolvimento do setor turístico;

d)  gerir o Fundo Municipal de Turismo;

e)    programar e executar ações com o objetivo de incentivar o turismo como vetor do desenvolvimento social e econômico;

f)     formar e manter banco de dados com informações e estatísticas do setor turístico;

g) implementar convênios com órgãos, entidades e instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais do setor turístico, com o objetivo de promover intercâmbios de interesse turístico;

h) captar recursos financeiros para o desenvolvimento do turismo;

i) realizar a divulgação do potencial turístico do Município;

j) apoiar a capacitação de recursos humanos na área do turismo;

k) realizar outras ações inerentes ao setor.

 

Jornal O Impacto: A senhora pode falar sobre a estrutura da sua Secretaria, tendo em vista as competências da SEMTUR?

Irene Belo: A SEMTUR ficou estruturada internamente com as divisões de Planejamento Turístico, Marketing Turístico e Núcleo Administrativo Financeiro.

 

Jornal O Impacto: E quais as ações desenvolvidas pela SEMTUR nesses primeiros meses de trabalho?

Irene Belo: A divisão de planejamento trabalha com a visão estratégica – conhecer a realidade do presente para planejar o futuro. Várias reuniões foram realizadas com os servidores da Semtur, comunidade e trade de Alter do Chão, representações das 16 comunidades do Eixo Forte, comunidade de Ponta de Pedras e Emater, CIT Vera Paz, TFT, grupos turistas off Road, designer gráfico, barqueiros de Alter do Chão, artesãos expositores no TFT, com o SEBRAE Santarém, com a Pro-reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão da UFOPA, visita ao 3º. BPM e também com secretarias afins como SEMC, SEMJEL, SEMMA e SEMINFRA. Em todas as reuniões procuramos conhecer os entraves ao desenvolvimento turístico e buscar as soluções conjuntamente.

  1. A pesquisa do perfil do turista realizada durante o carnaval apontou a necessidade de capacitação dos prestadores de serviços turísticos na ponta. A SEMTUR estabeleceu parceria com a SETUR, mobilizou as pessoas, recebeu inscrições para as cursos do PeqTur, que serão realizados a partir do dia 23 de abril.
  2. O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, órgão consultivo e deliberativo de grande importância para a atividade turística, já foi reestruturado com os novos conselheiros, representantes do governo municipal e tem como primeira tarefa trabalhar na confecção da proposta da Lei Municipal do Turismo – elemento norteador do setor.
  3. Logo no primeiro mês do governo, recebemos 03 missões fotográficas, às quais oferecemos apoio logístico e hospedagem: Embratur, Guia alemão, Projeto Rio das Artes. Foram colhidas imagens para divulgação do destino Santarém.
  4. Realizamos o primeiro treinamento interno com as prestadoras de informações do CIT e TFT, utilizando os recursos humanos e materiais da própria Semtur.
  5. Participamos da 1ª Assembléia geral ANSEDITUR – entidade que congrega os secretários de turismo das capitais e destinos indutores do Brasil, com assento no Conselho Nacional de Turismo e grande influência nas ações do MTur.
  6. Estreitamos relações com a PARATUR e com a SETUR, articulando a participação conjunta em eventos turísticos para 2013 e 2014. Acabamos de chegar de um Workshop em Belém, onde estiveram presentes 23 secretários de turismo de municípios paraenses, técnicos da Setur, Paratur e a secretaria de Turismo do Paraná, Estado referência em estruturação turística.
  7. Inscrevemos Santarém na Word Travel Market Latin America (evento internacional de turismo que acontece no Brasil este ano) e Encontro Comercial Braztoa (reúne as maiores operadoras turísticas brasileiras), que ocorrem simultaneamente, de 23 a 25 de abril, em São Paulo.
  8. Estamos projetando o Selo Turístico, que será uma importante ferramenta para a organização e qualificação do trade. Sobre o Selo Amigos do Turismo, daremos mais detalhes assim que esteja aprovado no COMTUR.

 

Jornal O Impacto: Para finalizar….

Irene Belo: Os desafios são muitos, mas encaramos cada um a seu tempo, na certeza de que se nos dispusermos a enxergar as oportunidades e a aprender sempre com os bons exemplos nacionais e até internacionais, podemos mudar para melhor a situação atual do turismo santareno. Obrigada!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *